Zangão

Zangão

Antônio Guites

Zangão, um atleta laureado pelo Inter

Antônio Guites, mais conhecido como Zangão, iniciou no Inter em 1952, ainda na categoria juvenil. Natural de Porto Alegre, quando alçado aos profissionais era um centromédio. Porém, Teté, técnico colorado na época, viu nele os atributos de um lateral-direito e o deslocou para a posição. Ali, destacou-se, chegou à Seleção Brasileira e fez sua carreira. Aliás, carreira esta inteiramente dedicada ao Internacional. Tanto que, em 1965, após 10 anos no time colorado, foi laureado pela direção por seus serviços prestados ao Clube.

Em uma época na qual o rival ficava com a maioria dos títulos regionais, Zangão foi o capitão do time colorado que conquistou um importantíssimo campeonato: o Gauchão de 1961. Graças à conquista, o Inter impediu o Grêmio de igualar seu recorde e vencer o sexto Estadual na sequência. Além do ex-lateral, também faziam parte daquela equipe nomes como Kim, Alfeu, Flávio e Sapiranga. Em 59 foi aclamado pela crítica esportiva como o melhor lateral direito em ação no Estado.

Zangão era um lateral vigoroso. Dono de grande explosão, o ex-jogador se destacava como um marcador implacável. Daqueles à moda antiga mesmo. Porém, fora de campo se mostrava um romântico. Era perdidamente apaixonado por uma moça chamada Leila, a ponto de pedir dispensa da Seleção Brasileira para poder casar com a jovem. O amor segue intacto e o casal segue junto até hoje, 52 anos depois, residindo no bairro Jardim Botânico, em Porto Alegre.

Títulos:
Campeonato Citadino: 1955
Campeonato Gaúcho: 1955 e 1961

* Matéria publicada na edição 86 da Revista do Inter



Voltar
Loja Virtual