Oreco

Oreco

Valdemar Rodrigues Martins

 (1950 - 1957)

Um craque polivalente e que marcou época como um dos maiores canhotos fabricados no Rio Grande do Sul. Valdemar Rodrigues Martins, mais conhecido como Oreco, foi lateral esquerdo do Inter durante a década de 1950, quando o Rolinho encantava e dava sequência na dinastia colorada em terras gaúchas. Pela Seleção Brasileira, participou de momentos importantes, incluindo a conquista da Copa do Mundo de 1958.

Oreco começou sua carreira em outro Internacional, o de Santa Maria, sua cidade natal. Nascido em 13 de junho de 1932, chegou ao Colorado com 18 anos, em 1950. Em Porto Alegre, não demorou para tomar conta do flanco esquerdo do Rolinho, time que herdou do Rolo Compressor o reinado do futebol gaúcho na época. Foram cinco títulos citadinos e estaduais conscutivos: 1950, 1951, 1952, 1953 e 1955.



Amistoso com Inter-SM sacramentou transferência para Porto Alegre

Com a sequência de títulos conquistados, ganhou projeção nacional e passou a ser convocado pela Seleção Brasileira. Em 1956, a primeira taça. Sob o comando de Teté, o Marechal das Vitórias, e ao lado de outros ídolos colorados, como Larry, Florindo e Bodinho, Oreco venceu o Pan-Americano de 1956, no México. Um ano depois, veio o título da Copa Rocca, em confronto com a Argentina que marcou a estreia de Pelé na Seleção. A maior consagração viria no ano posterior, integrando o grupo campeão da Copa do Mundo na Suécia.


Oreco conquistou títulos também pela Seleção Brasileira

Depois de atuar por oito anos no Corinthians, ainda se aventurou mundo afora em times como Millonarios-COL, Toluca-MEX e Dallas Tornados-EUA. Oreco faleceu no dia 3 de abril de 1985 na cidade paulista de Ituverava, aos 52 anos, quando jogava uma partida de veteranos.



Voltar
Loja Virtual