Pré-venda da nova camisa do Inter! Compre agora
Sport Club InternacionalSport Club Internacional
Sport Club InternacionalSport Club Internacional
Seja sócio
Acesse sua contaAcesse sua conta
Sessão Ordinária do Conselho Deliberativo trata das finanças de 2025 e do planejamento estratégico do Clube
9 de junho de 2025

Os conselheiros e conselheiras do Sport Club Internacional estiveram reunidos nesta segunda-feira (09/06), no Salão Nobre do Conselho Deliberativo, para a realização de Sessão Ordinária que tratou do resultado contábil do primeiro quadrimestre de 2025 e da apresentação do planejamento estratégico anual do Clube. Ainda, a reunião, que contou com 155 presenças, aprovou, por unanimidade, a ata da Sessão do último dia 28 de abril, quando o legislativo colorado votou pela aprovação das finanças do exercício de 2024.

Conduzida pelo presidente do Conselho Deliberativo, Gustavo Juchem, a Sessão Ordinária desta noite foi inaugurada com a leitura, por parte de Gabriel Velho Vieira, 3º secretário da Mesa Diretora, da convocação enviada para os conselheiros e conselheiras do Clube. Logo depois, o público presente no Salão Nobre aprovou de forma unânime a ata da reunião passada, cujo debate pode ser relembrado clicando aqui. Na sequência, o Conselho de Gestão do Sport Club Internacional, representado por Aldoir Pinzkoski Filho, Diretor Executivo de Finanças, apresentou, por meio do resultado contábil do primeiro quadrimestre de 2025, a situação administrativa e financeira do Colorado.

Após comentar, na abertura de sua fala, a evolução da taxa SELIC desde o final de 2024, e também as variações na cotação de euro e dólar neste período, Aldoir Pinzkoski Filho detalhou os porquês de cada desvio entre o que fora originalmente orçado e os valores de fato realizados pelo Clube. O diretor não apenas tratou do Departamento de Futebol, mas também apresentou o panorama das outras vice-presidências que compõem o Internacional.

"Estamos atendendo o quadro de receitas praticamente na plenitude. O orçamento está dentro do esperado, mas desvios sazonais acontecem. Agora, no mês de maio, já estamos atendendo e voltando para os trilhos traçados para o ano de 2025. Nossa expectativa é de que o orçamento seja cumprido na sua plenitude, e que qualquer desvio seja compensado nos próximos meses." - Aldoir Pinzkoski Filho

Concluída a apresentação do Diretor Executivo do Clube do Povo, os conselheiros Giovani Dagostim, Josué Krug e Henrique Alves Ossig Júnior assumiram o púlpito e contribuíram com as suas impressões acerca do tema. Inscritos junto à Mesa Diretora do Conselho Deliberativo, os três defenderam a valorização do Celeiro de Ases como um caminho para fortalecer as finanças coloradas, comentaram a variação cambial entre o fim do ano passado e os primeiros meses de 2025 e questionaram o impacto desta oscilação no balanço do quadrimestre, respectivamente. Os apontamentos foram respondidos por Aldoir Pinzkoski Filho.

Esclarecidas as dúvidas, o presidente Gustavo Juchem passou a palavra para Dalton Schimitt Junior, vice-presidente do Conselho de Gestão do Internacional. Valorizando a participação dos conselheiros inscritos, Dalton finalizou o debate a respeito do balancete contábil do primeiro quadrimestre colorado prometendo que a direção do Clube seguirá empenhada para cumprir as metas previstas no orçamento de 2025.

"As ponderações feitas pelos conselheiros são todas pertinentes e realistas. O ponto de preocupação dos conselheiros também é ponto de preocupação da Gestão.(...) A nossa meta orçamentária é de 18 milhões de superávit, o Internacional é a nona ou décima folha do Brasil e, por outro lado, temos a ambição e a responsabilidade de disputar títulos. No primeiro quadrimestre, a nossa dívida reduziu, e a gente está tendo que ser muito eficiente. Vamos continuar lutando, como gestão, para manter a reponsabilidade e manter nossas metas orçamentárias." - Dalton Schimitt Junior

Cumprido o terceiro item da Ordem do Dia, o vice-presidente de Planejamento do Internacional, Guilherme dos Reis Mallet, procedeu com a apresentação do planejamento estratégico anual traçado pelo Clube. O dirigente analisou as recentes mudanças no modelo de governança colorado, sublinhando os avanços atingidos ao longo das recentes reformas estatutárias, e destrinchou os trabalhos realizados por sua pasta ao longo dos últimos meses.

"Em relação à estratégia do Clube, a gente fez uma análise de todo o ambiente, e chegamos a 55 tópicos, que nos indicam nossas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Entre as forças, estão a nossa torcida, de cerca de sete milhões, com 150 mil sócios e sócias; o histórico vencedor e a identidade de engajamento social." - Guilherme dos Reis Mallet

Guilherme Mallet elencou três valores como fundamentais para o Clube desempenhar sua missão de "gerar orgulho na vida das pessoas". Foram eles: a responsabilidade social e ambiental, o alto desempenho em campo e a gestão de excelência. Neste contexto, o vice-presidente de Planejamento ainda considerou que futebol; negócios; e gestão e governança são eixos estratégicos para o Internacional. Além disso, os projetos para o curto, médio e longo prazo do Colorado também foram abordados durante a apresentação.

Os conselheiros Raphael Pereira de Abreu e Lino Kieling e a conselheira Luciana Paulo Gomes se inscreveram para suceder a fala de Guilherme Mallet e encaminhar questionamentos ao vice-presidente, que os respondeu imediatamente. Ato contínuo, Gustavo Juchem reforçou que o prazo para o envio de propostas à Reforma Estatutária permanece aberto. Logo depois, o presidente do Conselho Deliberativo encerrou a Sessão Ordinária.