09/10/2015

Inter participa de evento mundial sobre formação de atletas

Ademir Calovi e Wilson Souza participam de workshop 

Referência em categorias de base no Brasil, o Internacional participou do Global Summit Football Performance & Science, em Berlim, na Alemanha, pelo segundo ano consecutivo. O evento, que ocorreu entre os dias 5 e 6 de outubro, teve como foco o debate de metodologias na formação de atletas. O colorado foi representado pelo coordenador metodológico Ademir Calovi e pelo professor da equipe do projeto Aprimorar Wilson Souza. A participação neste seminário é uma maneira do Inter valorizar os seus profissionais, possibilitando a sua atualização e capacitação. A Aspire Academy, do Qatar, foi a responsável pela organização do seminário.

“Através dos debates e conversas que tivemos no evento, percebemos que estamos na mesma linha de pensamento do futebol atual. As metodologias de trabalho que utilizamos para formar nossos futebolistas, são muito parecidas com as utilizadas pelos grandes clubes da Europa e do resto do mundo”, destacou o coordenador metodológico Ademir Calovi.

Já o professor do Projeto Aprimorar, Wilson Souza, ressaltou o intercâmbio cultural e o reconhecimento do Inter como um clube formador. “Foi uma grande troca cultural. Poder participar desse seleto grupo é muito gratificante, pois mostra que o resto do mundo enxerga o Inter como uma equipe formadora de grandes talentos”, enfatizou.

Ademir e Wilson com Sandro Orlandelli, representante da CBF

O seminário possui um formato diferente das convenções tradicionais. O evento gira em torno de mesas-redondas e workshops, que estimulam o amplo debate entre os convidados, facilitam o networking e proporcionam o compartilhamento de diferentes metodologias usadas por integrantes da Aspire Fellows para o desenvolvimento de jogadores de elite.

Os representantes colorados participaram de um workshop que discutia estratégias de treinamento para o desenvolvimento de jovens jogadores. Na mesma mesa do Internacional estavam profissionais do Ajax (Holanda), Roma (Itália), Manchester United (Inglaterra), PSG (França) e da Federação Italiana de Futebol. No debate, o Internacional apresentou algumas das suas metodologias do treinamento de base e despertou o interesse dos demais convidados.

Ademir e Wilson junto com representantes do Ajax, Manchester United, PSG e da Major League Soccer (MLS)

“Nós falamos dos métodos do projeto Aprimorar, tais como o uso de fundamentos do futsal e, recentemente, do futebol de rua. Destacamos que nosso objetivo é formar futebolistas que saibam pensar o jogo. Nossas técnicas chamaram muito a atenção dos demais convidados”, afirmou Souza.

Ao longo de dois dias, o fórum reuniu mais de 150 participantes de federações de futebol e clubes do mundo inteiro. Do Brasil, somente Inter e Cruzeiro foram convidados a participar. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), assim como as Federações de Futebol do Chile, da França, da Holanda, da Itália e do México, também estavam presentes. Ainda marcaram presença clubes como Barcelona e Real Madrid (Espanha); Juventus, Inter de Milão e Milan (Itália); Porto, Sporting e Benfica (Portugal); Estudiantes e River Plate (Argentina).

Outras presenças de peso no evento foram os ex-jogadores Johan Cryuff, Frank Rijkaard e Clarence Seedorf (Holanda); Lothar Matthäus e Steffan Effenberg (Alemanha); Juan Sebastián Verón (Argentina); e o ex-treinador Bora Milutinovic (Sérvia), que foi a cinco Copas do Mundo com cinco seleções diferentes.

Wilson ao lado de Johan Cryuff


Outras notícias
Loja Virtual