16/08/2012

Primeiro título da Libertadores completa seis anos

Quando Inter e Corinthians estiverem se enfrentando na noite desta quinta-feira, dia 16 de agosto, no Pacaembu, uma final memorável contra outro adversário paulista completará exatos seis anos. Nesta mesma data, em 2006, o Colorado superou o São Paulo, no Beira-Rio, e sagrou-se campeão pela primeira vez da Libertadores da América.
 
A conquista segue muito viva no imaginário dos torcedores e protagonistas da decisão, entre eles o atual técnico Fernandão, que na oportunidade vestiu a camisa 9 e marcou o primeiro gol de uma noite memorável. "Não tem como esquecer este dia. Foi algo muito marcante na vida de todos os colorados e de quem fez parte desta campanha. Éramos uma família", recorda o ex-atacante, que hoje estará à beira do gramado comandando o time no jogo válido pela 17ª rodada do Brasileirão.


Fernandão ergue a taça da Libertadores da América de 2006

Emoção até o final

Para erguer pela primeira vez a taça mais cobiçada do continente sul-americano, o Inter teve que ser valente no Beira-Rio. Aos 29min do primeiro tempo, Rogério Ceni não conseguiu segurar uma cobrança de falta de Jorge Wagner e a bola se ofereceu para Fernandão, que só empurrou a bola para o gol vazio. 1 a 0. Até pareceu que seria fácil, mas o jogo ficou complicado quando, aos 5min da etapa final, Fabão igualou o placar.

Mas Fernandão estava inspirado. Aos 20min, ele desviou de cabeça o cruzamento de Ceará e Ceni fez grande defesa. Mas o rebote foi inevitável. O próprio Fernandão tocou na medida para Tinga, que de dentro da pequena área, cabeceou para fazer 2 a 1. A alegria e a emoção transbordavam das arquibancadas do Gigante! O título estava mais próximo do que nunca nos 97 anos de história do Clube!


Inter empatou em 2 a 2 com o São Paulo na finalíssima no Beira-Rio

Lenilson ainda empatou para o São Paulo, aos 39min. O time treinado por Muricy Ramalho lançou-se ao ataque em busca do gol que poderia estragar a festa colorada, mas Clemer fez defesas sensacionais e garantiu que o dia 16 de agosto entrasse para sempre na galeria dos maiores feitos do Campeão de Tudo. Em 2010, no dia 18 de agosto, o Inter alcançou novamente o título, na campanha do bicampeonato.

> Leia mais sobre a conquista da América em 2006


Outras notícias
Loja Virtual