02/08/2010

Genoma Colorado chega à marca de 63 mil participantes

Um número significativo para oito anos de trabalho. Atualmente são 63 mil, entre crianças e jovens, os inscritos no Genoma Colorado. O diretor geral do programa, Antonio Adil Oliveira Souto, comemora os resultados: “Nestes anos de trabalho, formamos cidadãos campeões no futebol, e principalmente para a vida”, disse.

O ano era 1974. O então diretor do departamento de futebol, Antonio Adil Oliveira Souto, teve a ideia de criar o projeto “Coração Colorado”. Um planejamento que visava a descoberta de futuros atletas para o futebol desde a infância, com trabalhos pedagógicos, junto da valorização constante da imagem de ser colorado. Passaram-se os anos e os planos não saíram do papel. Mas o sonho de Souto permaneceu intacto. No início da gestão de Fernando Carvalho, ele resolveu, enfim, colocar em prática o que se tornaria o Genoma Colorado.


Genoma Colorado une a prática esportiva com o exercício da cidadania

Com sede oficial próximo ao portão 2 do ginásio Gigantinho, o Genoma continua com o mesmo objetivo, mas com as fronteiras abertas para o mundo. São 280 núcleos espalhados pelo Rio Grande do Sul, Brasil e exterior.  Um dos casos que mais orgulha o diretor geral do programa ocorreu no município de Três Barras, em Santa Catarina. “Tiramos meninos de rua que passaram a frequentar o Genoma do município. No mesmo período, eles entraram na escola, ou seja, encontraram um novo rumo”, comemora Souto.

Durante o ano, torneios são realizados entre os núcleos. As competições são divididas em categorias pré-mirim, pré-mirim sub-9, mirim, juvenil e infantil. E além da integração e exposição dos talentos, os participantes recebem a oportunidade de serem avaliados pelo avaliador técnico oficial do clube colorado.


Competições entre os núcleos são realizadas de forma sistemática durante todo o ano

Atualmente, além dos meninos, as meninas também garantem espaço no programa. Afora a tradicional escolha da Garota Genoma Colorado, agora elas competem também no esporte com a Taça Berenice Souto. E as atividades não param por ai. Neste mês de agosto, será disputada a Taça Distrito Federal. Mais uma amostra que as glórias do Sport Club Internacional se expandem ao juntar futebol e cidadania.


Outras notícias
Loja Virtual