15/07/2009

Inter vence Fluminense e lidera

O Internacional venceu o Fluminense por 4 a 2 na noite desta quarta-feira, no Beira-Rio, pela 11ª rodada do Brasileirão. Sorondo, Andrezinho e Taison (2) marcaram os gols do time colorado. Com o resultado, o Inter chegou aos 23 pontos e assumiu a liderança provisória do campeonato. A equipe colorada torce por um insucesso do Atlético-MG (21 pontos) - que joga nesta quinta, no Mineirão - para seguir no topo da tabela. Na próxima rodada, o adversário é o Grêmio, no Olímpico.

O Inter foi a campo com uma formação diferente. O técnico Tite escalou a equipe com três zagueiros, no esquema 3-5-2: Lauro; Índio, Sorondo e Álvaro; Danilo, Magrão, Guiñazu, Andrezinho e Marcelo Cordeiro; Nilmar e Alecsandro.


Alecsandro iniciou o jogo ao lado de Nilmar no ataque

O Fluminense foi definido com Ricardo Berna; Mariano, Cássio, Luiz Alberto e João Paulo; Wellington Monteiro, Diguinho, Ruy e Conca; Leandro Amaral e Fred. Destaque para a presença de Wellington Monteiro, campeão da Libertadores e do Mundial Fifa pelo Inter em 2006.

O Inter começou a partida tocando a bola, virando as jogadas para as laterais em busca do ataque. Aos 3min, a equipe colorada entrou na área tabelando até que Guiñazu caiu, pressionado pela marcação, e a zaga afastou da área. A resposta carioca veio no minuto seguinte, com um chute da intermediária de Conca ao lado do gol, sem perigo.

O Fluminense não ficava atrás e tentava as jogadas pela direita com Ruy, Mariano e Conca sobre a marcação de Marcelo Cordeiro, Álvaro e Guiñazu. Aos 7min, Andrezinho lançou Nilmar, que por pouco não conseguiu o domínio para avançar livre diante do goleiro. Aos 9min, após uma cobrança de falta, a zaga colorada afastou, e no rebote, Sorondo tirou nova bola aérea para escanteio. No minuto seguinte, depois de escanteio, Luiz Alberto conseguiu cabecear ao lado do gol com perigo. Um susto.


Danilo foi participativo na lateral-direita

Como o gramado estava escorregadio em virtude da chuva fina, os chutes de longa distância se tornaram uma boa alternativa. Aos 13min, Ruy chutou de fora da área, sem direção, ao lado do gol.

Aos 15min, Andrezinho cobrou falta para a área, Magrão desviou de cabeça para Sorondo, também de cabeça, abrir o placar. O zagueiro uruguaio marcou o seu primeiro gol no Inter desde 2007 (contra o São Paulo, pelo returno do Brasileirão), já que ficou parado por longo período recuperando-se de uma lesão no joelho. Foi o segundo gol de Sorondo com a camisa colorada em 22 partidas.


Sorondo abriu o caminho da vitória colorada

Aos 17min, Diguinho recebeu na área perigosamente, mas Álvaro salvou em desarme perfeito. Na sequencia, a bola foi cruzada para a área e Ruy cabeceou por cima, sem perigo. Aos 19min, Ruy entrou na área com a bola e quando ía chutar, Sorondo salvou com carrinho perfeito. O zagueiro estava soberano na partida.

O Fluminense tentava reagir e começava a dar espaços para os contra-ataques do Inter. Aos 23min, o time colorado envolveu a defesa carioca. Nilmar tocou em Andrezinho, que, de primeira, achou Marcelo Cordeiro livre pela esquerda. O lateral cruzou para Alecsandro, que tocou de cabeça para Nilmar, mas o goleiro Ricardo Berna chegou antes e defendeu. Aos 25min, Alecsandro recebeu na entrada da área, achou espaço e chutou rasteiro para defesa do goleiro carioca.

Aos 28min, Magrão e Fred se desentenderam no meio-campo e o juiz aplicou o vermelho nos dois. Com isso,o volante colorado é desfalque para o Gre-Nal da próxima rodada.

Aos 31min, Andrezinho marcou um golaço. Nilmar arrancou pela esquerda em diagonal e tocou rasteiro em Andrezinho. O meia, com uma categoria sensacional, chutou colocado de fora da área, no ângulo, e marcou um gol maravilhoso. Foi o 15º gol de Andrezinho em 90 jogos pelo Inter. Foi também o 11º na temporada. Inter 2 a 0!


Andrezinho teve atuação destacada contra o Fluminense

Aos 35min, Danilo arrancou pela direita, Alecsandro tocou em Nilmar que chutou para grande defesa de Ricardo Berna. No rebote, Nilmar cruzou para Alecsandro chutar forte no corpo da zaga.

O Fluminense tentou pressionar no final da etapa. Aos 36min, Diguinho arriscou de fora da área, a bola passou perto do ângulo. Aos 41min, Diguinho, novamente, recebeu pela direita e concluiu forte, mas torto. A bola cruzou a área e saiu na lateral. Aos 42min, o ataque carioca chegou à linha de fundo, pela esquerda, e cruzou para Álvaro afastar para escanteio. Aos 44min, Andrezinho deu bom passe para Marcelo Cordeiro, que lançou para a velocidade de Nilmar. O goleiro Ricardo Berna, porém, chegou antes e defendeu. Aos 46min,  após bola cruzada para a área, Luiz Alberto cabeceou para boa defesa de Lauro no último lance da etapa inicial.

O primeiro tempo teve boa participação do Inter. Sorondo foi muito bem na defesa, enquanto Guiñazu marcou com eficiência e raça no meio-campo. Já Andrezinho, além de fazer um golaço, criou boas jogadas e foi um dos destaques dos primeiros 45 minutos.

No intervalo, Glaydson entrou no lugar de Álvaro. A 1min do segundo tempo, Leandro Amaral cruzou da direita e Lauro salvou com um tapinha para escanteio. O Inter ameaçava forte nos contra-ataques. O Fluminense precisava se lançar à frente e acabava se abrindo atrás. Aos 5min, Guiñazu cruzou da esquerda para Marcelo Cordeiro cabecear para grande defesa de Ricardo Berna, evitando o terceiro gol colorado. Um minuto depois, Andrezinho cobrou falta para Índio, mas Ruy salvou para escanteio.

O Fluminense chegou com força aos 9min, quando Conca cobrou falta para a área e João Paulo cabeceou ao lado do gol. Aos 14min, Conca cobrou falta rasteiro com força e Lauro defendeu com segurança. Aos 15min, Nilmar deu lindo toque de calcanhar para Marcelo Cordeiro, que chutou forte, mas a bola atravessou a área.


Nilmar tenta driblar o goleiro Ricardo Berna

O Fluminense avançava mais, enquanto o Inter marcava forte e buscava a oportunidade do contra-ataque para matar o jogo. Aos 25min, Alecsandro deixou o campo para a entrada de Taison.

Aos 27min, Ruy pegou o rebote na entrada da área e chutou no alto, marcando um belo gol, descontando para o Fluminense. Inter 2 a 1. Aos 29min, Conca aproveitou cruzamento da esquerda e cabeceou para fazer 2 a 2. O Inter sentiu um pouco o gol de empate e levou alguns minutos para se reencontrar dentro da partida.

Mas aos 34min, Andrezinho puxou contra-ataque e lançou para Taison, na intermediária. O garoto enquadrou o corpo e chutou rasteiro, de fora da área, no canto. Um lindo gol: 3 a 2.


Taison entrou no segundo tempo e marcou dois gols

Aos 36min, saiu Andrezinho para a entrada de Danny Morais. Aos 38min, Glaydson fez falta e foi expulso. No minuto seguinte, foi a vez de Diguinho levar o vermelho, depois de entrada violentíssima em Nilmar. Os dois times ficaram com nove jogadores em campo. Aos 41min, Kiesa cabeceou para defesa de Lauro. Aos 42min, Guiñazu deu grande passe para Nilmar, que tentou driblar o goleiro, mas não conseguiu a conclusão. No lance seguinte, Taison deu grande passe para Marcelo Cordeiro, na área. O lateral chutou para defesa salvadora de Ricardo Berna. Os últimos minutos eram eletrizantes no Beira-Rio.

Aos 46min, Nilmar deu passe sensacional para Marcelo Cordeiro, que entrou na área e só rolou para Taison fazer o quarto gol. O Inter liquidava a partida. Foi o 25º gol do goleador colorado na temporada, o terceiro no Brasileirão.

O Inter venceu por 4 a 2 e retomou a liderança do Brasileirão com 23 pontos. Para seguir no topo da tabela ao final da rodada, o Atlético-MG não pode vencer o São Paulo, nesta quinta-feira, no Mineirão.

"Vou sempre ajudar o grupo, seja jogando, seja no banco", disse Taison.

"O nosso grupo é isso aí. O Taison entrou e decidiu o jogo", afirmou Marcelo Cordeiro.

"Sofremos dois gols que não podiam acontecer. O mais importante foi a vitória", disse Andrezinho.

"Ganhar para esquecer os últimos jogos. Agora é manter o planejamento que, com certeza, vamos longe", afirmou Danny Morais.

"O desempenho do time foi oscilante, mas foi efetivo. O fator psicológico da partida pesou um pouco durante o jogo, quando sofremos o empate. Mas o time soube reagir e o placar poderia ter sido até mais dilatado no final", analisou o técnico Tite.

Internacional (4): Lauro; Índio, Sorondo e Álvaro (Glaydson); Danilo, Magrão, Guiñazu, Andrezinho (Danny Morais) e Marcelo Cordeiro; Nilmar e Alecsandro (Taison). Técnico: Tite.

Fluminense (2): Ricardo Berna; Mariano (Marquinho), Cássio, Luiz Alberto e João Paulo; Wellington Monteiro (Maicon), Diguinho, Ruy e Conca; Leandro Amaral (Kieza) e Fred. Técnico: Vinícius Eutrópio.

Gols: Sorondo (I), aos 15min do primeiro tempo, Andrezinho (I), aos 31min do primeiro tempo, Ruy (F), aos 27min do segundo tempo, Conca (F), aos 29min do segundo tempo, Taison (2, I), aos 34min do segundo tempo e aos 46min do segundo tempo. 

Cartões amarelos: Álvaro, Glaydson , Índio (I), Leandro Amaral (F). Expulsões: Magrão, Glaydson (I), Fred, Diguinho (F).

Público: 7.297 (6.346 pagantes) / Renda: R$ 99.130,00.

Arbitragem: Evandro Rogério Roman (PR), auxiliado por Roberto Braatz (PR) e Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP).

Local: Beira-Rio, Porto Alegre. 

Fotos: Alexandre Lops


Outras notícias
Loja Virtual