25/06/2009

Inter larga em desvantagem na decisão da Recopa

O Internacional foi surpreendido no Beira-Rio e perdeu por 1 a 0 para a LDU Quito, na noite desta quinta-feira, no primeiro jogo da decisão da Recopa Sul-Americana. Agora, o time colorado terá que vencer por dois gols de diferença na partida de volta, no dia 9 de julho, no Equador, para ficar com o título.


Guiñazu luta contra a marcação da LDU Quito: só vitória interessa no jogo de volta

O Internacional começou a decidir o título da Recopa Sul-Americana com novidades na equipe. Danny Morais ganhou uma chance na zaga no lugar de Álvaro. Bolívar, D'Alessandro e Taison retornaram ao time. Os desfalques foram Nilmar e Kléber, que seguem a serviço da Seleção Brasileira na Copa das Confederações, na África do Sul. Magrão, com uma lesão muscular, também ficou de fora.

A decisão marcou o encontro entre os campeões dos dois títulos sul-americanos mais importantes de 2008. O Inter venceu a Copa Sul-Americana, enquanto a LDU levantou a taça da Copa Libertadores. Os dois times já haviam se enfrentado em 2006, durante a campanha do título do Inter na Libertadores. Na ocasião, o time colorado eliminou os equatorianos nas quartas-de-final. Em Quito, 2 a 1 para a LDU. No jogo da volta, no Beira-Rio, vitória do Inter por 2 a 0, gols de Sobis e Rentería.

O jogo

A 1min, Bieler foi à linha de fundo, pela direita, e cruzou rasteiro para Lauro fazer defesa segura. O Inter tentava pressionar nos minutos iniciais com uma série de bolas cruzadas para a área, mas a defesa equatoriana conseguia se defendeer bem. A LDU buscava responder com jogadas pela direita com o avanço de Reasco.

Aos 6min, Taison avançou da direita para o meio e passou por uma série de adversários, mas no último a ser batido, a bola não passou. Aos 9min,  Andrezinho cobrou falta para a área, a zaga afastou, a bola chegou em Taison, que de fora da área, acertou um chute cruzado com muito perigo.

O Inter conseguia chegar na intermediária e na entrada da área, mas encontrava dificuldades em concluir. O bloqueio equatoriano era com muitos jogadores. Já a LDU pouco ameaçava, e quando chegava à frente, era com pouca qualidade. Aos 19min, Vera tentou o chute de fora da área e a bola sobiu até alcançar as arquibancadas. Um chute horroroso.

Apesar do jogo estar truncado e com muitas faltas, o Inter começava a levar perigo no ataque. Aos 23min, D´Alessandro deu bom lançamento para Alecsandro, mas Araújo se antecipou, cabeceou para trás e o goleiro Dominguez defendeu. Aos 26min, Taison recebeu na entrada da área e chutou rasteiro para grande defesa do goleiro Dominguez. No rebote, Marcelo Cordeiro quase chegou antes do goleiro. Aos 28min, D´Alessandro cobrou falta para a área, a zaga não afastou e a bola sobrou para Andrezinho que concluiu sobre o bloqueio equatoriano.


D'Alessandro tenta a jogada sobre o adversário equatoriano: Inter foi surpreendido no Gigante

A fraca arbitragem do venezuelano Juan Soto era o destaque negativo da partida. O juiz deixava de marcar várias faltas para o Inter. Também não timha o controle do jogo e permitia a catimba da LDU. Aos 39min, Lara roubou a bola de Andrezinho na intermediária e chutou forte para defesa de Lauro no cantinho.

O Inter teve muitas dificuldades no primeiro tempo. A LDU se fechou bem atrás, procurou ganhar tempo em todas as oportunidades que teve e não deu espaços para o Inter. Já o time colorado não conseguiu criar e só chegou com perigo em um lance com chute de Taison, que Dominguez defendeu.

Os dois times voltaram sem modificações para a etapa final. O panorama da partida não mudou nos primeiros minutos do segundo tempo. O Inter seguia com dificuldades para criar. As duas linhas de quatro jogadores montada pela LDU não dava espaço para o time colorado.

Aos 8min,  Taison recebeu pela esquerda, entrou na área, passou pelo marcador e cruzou para a pequena área, mas o goleiro Dominguez defendeu. Aos 10min, Taison partiu a dribles para a área, mas a zaga cortou. No rebote, D´Alessandro foi à linha de fundo pela esquerda e cruzou, mas a defesa cortou de cabeça.


Zagueiro Danny Morais foi a novidade do time

Aos 11min, um duro golpe no Inter: Lara fez boa jogada pela esquerda e cruzou. A bola sobrou para Bieler que chutou para boa defesa de Lauro, no rebote, porém, o mesmo Bieler chutou de novo para fazer 1 a 0 para a LDU.

Logo depois do gol, Tite promoveu a entrada de Giuliano no lugar de Andrezinho. O Inter tinha pressa, buscava atacar, mas errava muitos passes. Vendo as dificuldades do time em campo, a torcida do Inter tratou de cantar e empurrar o time pra frente. Aos 22min, D´Alessandro cobrou falta de fora da área e a bola passou muito perto.

Aos 23min, mais uma substituição: Leandrão entrou no lugar de Alecsandro. Aos 24min, Leandrão ganhou jogada de corpo e tocou para Marcelo Cordeiro, que entrou na área e cruzou para Giuliano. O garoto tentou, mas não alcançou a bola, e o Inter perdeu boa chance.

Aos 26min, Bolívar acertou com o braço Vera e foi expulso. Aos 36min, D´Alessandro cobrou falta para a área e Dominguez defendeu. Um minuto depois, Danilo entrou no lugar de Sandro.

O Inter tentava o empate. Aos 38min, D´Alessandro cruzou para a área, Lara tentou matar e a bola tocou no seu braço, mas o juiz não marcou o pênalti. Aos 39min, Giuliano cruzou da direita, a bola passou por vários jogadores, chegou em Taison que chutou por cima, desperdiçando grande chance. Aos 41min, o Inter fez boa troca de passes até Marcelo Cordeiro cruzar da esquerda e o goleiro Dominguez defender.


Taison tenta superar a marcação de Enrique Vera: Inter terá que vencer em Quito para ficar com o título

A LDU chegou forte aos 43min: Larrea avançou pela direita e chutou cruzado com perigo. Foi o último lance importante da partida. Final de jogo. O Inter perdeu a invencibilidade na temporada no Beira-Rio depois de seis meses. Agora o time vai precisar vencer em Quito para buscar a conquista da Recopa.
 
"Não podemos desanimar. Perdemos, mas temos que ir lá e reverter. Temos que fazer o que esse clube sempre fez: trabalhar e buscar reverter", disse o zagueiro Índio.

"O momento é difícil mas agora é trabalhar para melhorar", disse D´Alessandro.

"O time está repetindo algumas situações. O jogo foi complicado. Não estamos tendo mais o volume de jogo, a retenção de bola, que tínhamos um mês atrás. O torcedor não nos ajudou hoje, principalmente das cadeiras. Isso serve de alerta para semana que vem. Vamos precisar da ajuda de todos", disse o vice-presidente de futebol, Fernando Carvalho.

"Temos que trabalhar mais e buscar reverter esse momento já no domingo com uma vitória sobre o Coritiba", disse o técnico Tite.

Internacional (0): Lauro; Bolívar, Índio, Danny Morais e Marcelo Cordeiro; Sandro (Danilo), Andrezinho (Giuliano), Guiñazu e D´Alessandro; Taison e Alecsandro (Leandrão). Técnico: Tite.

LDU Quito (1): Dominguez; Araujo, Campos e Calle (Espínola); Reasco, De la Cruz, Vera, Urrutia, Lara (Claudio Graf) e Ambrossi; Bieler (Larrea). Técnico: Jorge Fossati.

Gol: Bieler (LDU), aos 11min do segundo tempo.

Cartões amarelos: De la Cruz, Campos, Calle, Ambrossi, Reasco (L), Andrezinho, Índio, De la Cruz (I).  Expulsão: Bolívar (I).

Público: 30.284 / Renda: R$ 644.630,00

Arbitragem: Juan Soto, auxiliado por Rafael Yánez e Gerardo Quintero (trio da Venezuela).

Local: Beira-Rio, Porto Alegre.


Outras notícias
Loja Virtual