23/05/2009

Brasileirão: Inter vence Goiás no Serra Dourada e é líder isolado

O Internacional venceu o Goiás por 1 a 0, na noite deste sábado, no Serra Dourada. Taison marcou o gol aos 32min do segundo tempo. O time colorado está com 100% de aproveitamento no Brasileirão. São três vitórias em três jogos. Lidera a tabela de forma isolada com nove pontos, na melhor arrancada de campeonato em 24 anos. O Inter volta a jogar pelo Brasileirão no dia 31 de maio, contra o Avaí, no Beira-Rio.

 

O Inter viajou para Goiânia sem alguns titulares. Nilmar, Álvaro, D´Alessandro e Kléber ficaram em Porto Alegre se preparando para o duelo com o Coritiba, na próxima quarta-feira, pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil. Dessa maneira, o técnico Tite escalou um time misto para o jogo no Serra Dourada, com Lauro; Bolívar, Sorondo, Danny, Marcelo Cordeiro; Glaydson, Magrão, Guiñazu e Andrezinho; Giuliano e Alecsandro.  A grande novidade foi o retorno do zagueiro Sorondo, que voltou a jogar uma partida oficial após longo afastamento por lesão.

O jogo

Os primeiros minutos da partida foram de intensa pressão do Goiás. Logo aos 45seg, Felipe Menezes fez bom passe para seu xará, Felipe, que chutou cruzado no interior da área para defesa de Lauro. O goleiro colorado espalmou para escanteio. Aos 5min, Iarley desviou de cabeça no interior da área e a bola sobrou para Júlio César no  lado esquerdo da área. O lateral cruzou rasteiro para a área e a zaga desviou para escanteio. Aos 10min, O Goiás fez rápida tabela no meio-campo e Felipe chutou da entrada da área para fora.

O Inter tentava prender a bola no meio-campo, mas o Goiás aplicava uma forte marcação e quase sempre conseguia desarmar as investidas coloradas. Aos 13min, Andrezinho cobrou falta da intermediária direto nas mãos do goleiro Harlei. Aos 14min, Felipe recebeu passe de Iarley na meia-lua e chutou ao lado do gol. Aos 27min, Giuliano fez boa tabela com Andrezinho, invadiu a área e chutou prensado sobre o gol.

Após os 30min, o Inter passou a ter mais posse de bola. Com isso, conseguiu a administrar melhor as jogadas no meio-campo e passou a chegar de forma mais organizada no ataque. Mas as chances reais de gol foram escassas. Aos 36min, Giuliano recebeu a bola na frente da área e chutou colocado buscando o canto esquerdo de Harlei. A bola saiu pela linha de fundo.

Já no final do primeiro tempo, o Goiás intensificou a pressão. Aos 45min, Felipe Menezes foi lançado na frente e invadiu a área, mas Lauro se antecipou e ficou com a bola. Aos 47min, Iarley concluiu quase de costas para o gol após cobrança de escanteio e Lauro defendeu com tranquilidade.

Foi um primeiro tempo difícil para o Inter. O Goiás partiu para cima e e pressionou muio em busca do gol. O time colorado se segurou atrás e conseguiu equilibrar a partida somente a partir dos 30min, quando passou a ter mais posse de bola. Mas foram poucas as jogadas que levaram perigo ao gol de Harlei: Giuliano criou duas boas chances e Andrezinho tentou o sucesso em duas cobranças de falta que a zaga afastou.
 
Os dois times voltaram iguais para o segundo tempo. Aos 3min, Felipe recebeu lançamento na área e chutou cruzado da esquerda. A bola passou em frente ao gol colorado. Aos 5min, Felipe Menezes cobrou a falta e Lauro defendeu com segurança. Aos 9min, o Inter tentou encaixar um contra-ataque: Alecsandro recebeu a bola na frente e ficaria cara a cara com o goleiro. No entanto, o auxiliar Erich Bandeira sinalizou um equivocado impedimento.

Aos 11min, Taison entrou no lugar de Giuliano. O time colorado seguia com dificuldades em penetrar na defesa do Goiás. A marcação do time da casa era muito consistente em frente à área. Aos 17min, Taison avançou com a bola dominada pelo meio e fez bom passe para Alecsandro. A zaga do Goiás chegou antes e interceptou a boa tentativa colorada. Aos 19min, Sandro entrou no lugar de Magrão.

O Inter tomou um susto aos 20min. O volante Sandro desviou contra o gol colorado uma bola cruzada da direita e Lauro defendeu espetacularmente, evitando o gol contra. Dois minutos depois, o time colorado respondeu: Taison avançou em velocidade pela esquerda, tabelou com Alecsandro e chutou para o gol. Harlei ficou batido e a bola ía entrando devagarzinho no gol, até que na última hora a zaga apareceu para salvar em cima da linha.

Aos 31min, Tite fez a última substituição, colocando Leandrão no lugar de Alecsandro.

E foi em uma jogada de puro talento de Taison que o Inter alcançou o gol da vitória. Aos 32min, o artilheiro colorado conduziu a bola pelo meio e tocou para Marcelo Cordeiro na esquerda. O lateral cruzou na medida para o próprio Taison na área, que cabeceou com precisão para fazer 1 a 0.


Inter 100%: Taison (C) comemora o gol que garantiu a terceira vitória consecutiva

O Goiás foi para o tudo ou nada em busca do empate. Aos 36min, Joel, que havia entrado no lugar de João Paulo, cabeceou livre de marcação sobre o gol de Lauro. O Inter aproveitava os contra-ataques. Aos 38min, Taison fez grande lançamento para Leandrão. O atacante tentou encobrir o goleiro, mas a bola subiu demais.

Aos 44min, Joel cobrou falta em cima da defesa colorada. Aos 46min, Iarley cruzou da direita e Lauro saltou alto para ficar com a bola. A última chance do Goiás foi aos 47min, em uma cobrança de falta frontar que Jael chutou longe do gol do Inter.

O time do técnico Tite segue com 100% de aproveitamento no Brasileirão. É o líder isolado com nove pontos. Na próxima rodada, no domingo (31/5), encara o Avaí, no Gigante. Agora, tudo é Copa do Brasil. O Inter enfrenta o Coritiba na próxima quarta-feira, no Beira-Rio, no jogo de ida das semifinais.

"Mais uma vitória importante que garantimos fora de casa. Estamos no caminho certo", disse Lauro.

"Tudo é fruto do trabalho. O grupo vem trabalhando muito forte para dar o seu melhor nos jogos. Agora vamos com tudo para o jogo contra o Coritiba", afirmou Taison.

"Vencer no Serra Dourada é muito difícil. Por isso todo mundo está de parabéns", elogiou Sandro.

"É bom ganhar esta gordura no começo do campeonato. Vamos seguir trabalhando sério", projetou Danny Morais.

"Estamos fazendo uma estratégia que está dando certo. Estamos nos dividindo muito bem entre duas competições. Vencemos três partidas difíceis que nos dão uma boa vantagem. Agora temos que manter os pés no chão, pois temos nova decisão na quarta, contra o Coritiba. O Beira-Rio vai lotar novamente", declarou o presidente Vitorio Piffero.

"Não temos um time titular. Temos um grupo de jogadores. O Brasileirão exige que se jogue com a mesma intensidade dentro e fora de casa. O Inter segue este padrão de desempenho", observou o técnico Tite.

"Temos que manter os pés no chão, sem euforia demasiada. Demos mais uma demosntração que temos grupo, com uma boa atuação defensiva, principalmente. Vamos seguir concentrados nos nossos objetivos", disse o vice-presidente de futebol Fernando Carvalho.

Goiás (0): Harlei; João Paulo (Jael), Rafael Tolói e Ernando; Fábio Bahia, Ramalho, Amaral, Felipe Menezes (Eduardo Ramos) e Júlio César; Iarley e Felipe (Bruno Meneguel). Técnico: Hélio dos Anjos.

Internacional (1): Lauro; Bolívar, Sorondo, Danny, Marcelo Cordeiro; Glaydson, Magrão (Sandro), Guiñazu e Andrezinho; Giuliano (Taison) e Alecsandro (Leandrão). Técnico: Tite.

Gol: Taison (I), aos 32min do segundo tempo.

Cartões amarelos: Ramalho (G); Magrão, Guiñazu, Alecsandro (I).

Público: 6.918 pagantes / Renda: R$ 155.530,00

Arbitragem: Claudio Luciano Mercante (PE), auxiliado por Erich Bandeira (PE) e Guilherme Dias Camilo (MG).

Local: Serra Dourada, Goiânia.


Outras notícias
Loja Virtual