05/04/2009

Rotina: Inter vence clássico, elimina o Grêmio e avança na Taça Fábio Koff

O Internacional venceu o Grêmio, de virada, por 2 a 1, na noite deste domingo, no Beira-Rio. O time colorado bateu o arqui-rival pela quarta vez consecutiva e avançou às semifinais da Taça Fábio Koff. Tcheco abriu o placar para o Grêmio, mas Andrezinho e Índio viraram para o Inter e garantiram a vitória no clássico no dia seguinte à comemoração do Centenário. O adversário na próxima fase será a Ulbra, que eliminou o Inter-SM.


Taison (E) e Andrezinho comemoram para desespero dos jogadores do Grêmio

O primeiro Gre-Nal da história centenária do Internacional recebeu um público de quase 45 mil torcedores no Beira-Rio. Uma das novidades do clássico foi o telão que ocupa o lugar do placar eletrônico. Antes da partida, foram exibidas imagens das conquistas das Libertadores e Munidal Fifa pelo placar. A massa colorada podia rememorar os momentos marcantes enquanto aguardavam pelo começo do jogo.

Em campo, o técnico Tite escalou força máxima: Lauro; Bolívar, Índio, Álvaro e Kléber; Sandro, Magrão, Guiñazu e Andrezinho; Taison e Nilmar. Recuperado de lesão, o argentino D'Alessandro começou o jogo no banco de reservas.

Momentos antes dos times entrarem em campo, a torcida cantou o parabéns a você em homenagem aos 100 anos do Inter completados no último sábado, 4 de abril.

O jogo

O clássico 376 começou eletrizante. Cada lance era disputado com muito vigor. A 1min, Fábio Santos pegou rebote de fora da área e chutou muito alto, sem perigo. Aos 3min, Andrezinho cobrou falta para a área e Álvaro cabeceou ao lado, na primeira chegada forte do Inter. Aos 5min,  Magrão entrou na área, pela esquerda, e cruzou, mas a bola atravessou toda a área sem que ninguém conseguisse alcançar. Aos 9min, Taison recebeu pela direita, avançou até o lado da área e cruzou, mas a bola atravessou a área e ninguém tocou.

Ao 10min, após bola cruzada para a área do Inter, Léo cai pedindo pênalti, mas o juiz mandou seguir o lance. Aos 11min, Souza arriscou de fora da área no cantinho e Lauro faz grande defesa para escanteio. Aos 18min, Tcheco tropeçou no pé de Kléber e o árbitro Leonardo Gaciba marcou pênalti. O próprio Tcheco cobrou e abriu o placar.
 
Depois do gol sofrido, o Inter se lançou mais efetivamente ao ataque em busca do empate. Aos 25min, o time colorado tramou boa jogada pela direita com Magrão, Bolívar e Andrezinho até que a bola chegou a Guiñazu que chutou colocado de fora da área e quase marcou um golaço. A bola saiu ao lado. Aos 28min, Taison recebeu pela esquerda, entrou na área e tentou cruzar para Nilmar, mas a zaga afastou para escanteio.

A pressão colorada era grande. O gol iminente. Aos 31min, Índio lançou para Nilmar, que entrou na área e foi derrubado por Thiego. Pênalti para o Inter! Andrezinho cobrou no cantinho e deixou tudo igual no clássico: 1 a 1. 


Andrezinho está marcando o gol de empate no Gre-Nal 376

Aos 35min, Nilmar sofreu obstrução na entrada da área. Na cobrança, Andrezinho chutou por cima, com perigo. Aos 40min, a zaga gremista se atrapalhou e cabeceou para trás. Nilmar pegou a bola, entrou na área, foi à linha de fundo e cruou para Victor salvar, quando a bola chegava a Taison. O Inter tentou pressionar com jogadas aéreas no final do primeiro tempo, mas não surtiram efeito. Final de etapa. 1 a 1.

Foi um primeiro tempo de muita movimentação. O Inter dominou boa parte da etapa, pressionando as jogadas com Taison, Andrezinho e Nilmar. O Grêmio largou na frente com um gol de pênalti de Tcheco. Depois do gol, o Inter retomou o controle da partida e chegou ao empate também em um gol de pênalti sofrido por Nilmar e convertido por Andrezinho.

Os times voltaram sem alterações para o segundo tempo. A 1min, Léo roubou a bola de Taison na intermediária, avançou e chutou rasteiro ao lado do gol, com perigo. O Inter tentou responder com duas faltas cobradas por Andrezinho para a área, mas a defesa conseguiu afastar ambas. Ao 5min, Sandro roubou a bola no campo do Inter, arrancou em grande velocidade, chegou próximo à área e chutou no corpo do zagueiro. A torcida aplaudiu a jogada do volante.


Magrão mostra raça no Gre-Nal que valeu uma vaga na semifinal da Taça Fábio Koff

Aos 9min, Nilmar ganhou de Thiego na velocidade, entrou livre, mas chutou rasteiro para defesa salvadora de Victor. Aos 12min, Souza cobrou falta da intermediária e acertou um chutaço no travessão. Um grande susto para o Inter. Aos 15min, Tite chamou D´Alessandro do banco de reservas. A torcida vibrou. O Inter tinha maior posse e buscava mais jogadas com a bola dominada. O Grêmio investia nos contra-ataques.

No intervalo, o placar mostrou imagens de gols históricos do Inter. A cada gol, a torcida vibrava. No gol de Gabiru, houve uma grande explosão da torcida colorada. Os times voltaram sem mudanças do vestiário.

Na etapa final, logo a um minuto, Léo roubou a bola de Taison na intermediária, avançou e chutou rasteiro ao lado do gol, com perigo. Aos 5min, Sandro roubou a bola no campo do Inter, arrancou em grande velocidade, chegou próximo à área e chutou no corpo do zagueiro. A torcida aplaudiu a jogada do volante.

Aos 8min, Guiñazu driblou Souza, o jogador do Grêmio se irritou e chutou Guiñazu, levando o amarelo. Aos 9min, Nilmar ganhou de Thiego na velocidade, entrou livre, mas chutou rasteiro para defesa salvadora de Victor. Aos 12min, Souza cobrou falta da intermediária e acertou um chutaço no travessão. Um grande susto para o Inter.

Aos 15min, Tite chama D´Alessandro do banco de reservas. Torcida vibra. O Inter tinha maior posse e buscava mais jogadas com a bola dominada. O Grêmio investia nos contra-ataques. Aos 16min, Sandro foi derrubado por Rever, que levou o amarelo. O volante colorado atuou muito bem neste domingo. Aos 17min, após bola cruzada para a área, Victor soltou e Magrão chutou dividindo com o goleiro para escanteio.

Aos 19min, saiu Andrezinho muito aplaudido para a entrada de D´Alessandro. Aos 20min, grande passe de Taison para Nilmar, que avançou em velocidade, mas Victor salvou com os pés. Aos 22min, saíram Adilson e Herrera e entram Reinaldo e Makelele. Aos 23min, Tcheco cobrou falta área e Jonas cabeceou na trave. Outro grande susto para o Inter. Aos 24min, depois de escanteio, Rever cabeceou e Guiñazu salvou em cima da linha. Lance providencial do argentino. 

Aos 26min, D´Alessandro se desentendeu com jogadores do Grêmio e foi armada a confusão. Os jogadores se empurram e Leonardo Gaciba expulsou Taison e Rafael Marques. A torcida gritou o nome de Taison. Depois da confusão, aos 28min, Kleber cobrou falta para a área e Índio cabeceou por cima.

Aos 30min, Jonas arriscou de fora da área, ao lado do gol. Um minuto depois, Jonas acertou D´Alessandro, fora da bola, e recebeu o amarelo. Aos 32min, Índio recebeu grande lançamento de D´Alessandro e tocou na saída de Victor, com grande categoria e marcou mais um. Inter, de virada, chega ao 2 a 1!


D'Alessandro prepara o passe observado por Índio (camisa 3)


O zagueiro conclui com precisão para o delírio dos mais de 40 mil colorados presentes no Beira-Rio

Índio chegou ao seu quinto gol em clássicos, no dia do seu 200º  jogo com a camisa colorada. É o centésimo clássico no Gre-Nal e o centésimo gol marcado pelo Inter no clássico em casa.

A torcida cantava ?Fica, Celso Roth?. A torcida do Grêmio mais uma vez ficou em estado de choque, impávida, sem reação. E pelo sétimo clássico seguido, a animação da torcida gremista antes do jogo se transformou em silêncio depois do jogo. Enquanto isso, os 40 mil colorados cantavam e faziam grande festa.

Aos 36min, em contra-ataque com D´Alessandro e Nilmar, o Inter chega com perigo, mas Léo salva. Aos 37min, entrou Maxi Lopez para a saída de Jonas. Enquanto isso, o Gigante cantava: ?Inteeeeeer, estaremos contigo....?

Aos 39min, o Grêmio teve uma falta perigosa próxima à área. Tcheco foi cobrar e mandou quase na coréia. Um minuto depois, o Inter respondeu com D´Alessandro cruzando para cabeçada de Magrão por cima. Aos 41min saiu Nilmar para a entrada de Alecsandro. Aos 41min ainda, Souza chutou forte de fora da área para defesa segura de Lauro.

Aos 43min, Tcheco cobra falta para a área, a bola passou por todo mundo e chegou a Fábio Santos, livre, com o gol aberto, chutar para fora, desperdiçando grande chance.


Jogadores comemoram o gol da vitória: Inter segue invicto no Gauchão

Nos últimos minutos, o Grêmio tentou pressionar, mas o Inter estava bem postado em campo e segurou o resultado. Aos 47min, saiu Magrão, muito aplaudido, para a entrada de Marcelo Cordeiro. Aos 47min, Guiñazu recebeu cartão amarelo. Aos 47min30seg, Marcelo Cordeiro avançou pela esquerda, tentou cruzar, mas a bola foi por cima.

Final de Gre-Nal. E mais uma vitória do Inter, que avançou às semifinais da Taça Fábio Koff, o Segundo Turno do Gauchão. O time colorado venceu o Primeiro Turno do Gauchão e já tem vaga garantida para a final. Além disso, já garantiu que a decisão do campeonato será no Beira-Rio. Mas se vencer também o Segundo Turno (Taça Fábio Koff), já será declarado bicampeão gaúcho sem a necessidade da realização das finais.

?Um, dois, três, o Grêmio é freguês? e ?Adeeeeeeus, Grêmio?, cantou o torcedor, enquanto os jogadores colorados agradeciam o apoio e a torcida do Grêmio, em silêncio, assistia à festa, lamentando a eliminação do Gauchão em plenas quartas-de-final do Segundo Turno.

?Foi um grande jogo. Tivemos oportunidades e volume de jogo. O Grêmio teve chances nas bolas paradas e marcou forte, o que equilibrou o clássico em alguns momentos. O Inter virou o Gre-Nal no equilíbrio emocional, na qualidade dos seus jogadores e na manutenção do time?, avaliou o técnico Tite.

?Vencemos porque focamos em todas as competições. Agora temos que pensar no Guarani, em Campinas, e ir pra lá com muita responsabilidade para poder vencer?, afirmou o vice-presidente de futebol, Fernando Carvalho.

?Nosso time acreditou e está de parabéns. Foi o gol do Centenário. Taí um grande resultado?, festejou Índio, autor do gol da vitória.

?Foi uma vitória que para nós é muito importante?, disse D´Alessandro.

?Vencemos pela qualidade do nosso grupo?, afirmou o vice-presidente de futebol, Fernando Carvalho.

?Mantida a escrita. Este é o presente dos jogadores ao Centenário do Internacional?, disse o presidente Vitorio Piffero.

Internacional (2): Lauro; Bolívar, Índio, Álvaro e Kléber; Sandro, Magrão (Marcelo Cordeiro), Guiñazu e Andrezinho (D'Alessandro); Taison e Nilmar (Alecsandro). Técnico: Tite.

Grêmio (1): Victor; Thiego, Léo e Rafael Marques; Souza, Réver, Adilson (Makelele), Tcheco e Fábio Santos; Jonas (Maxi López) e Herrera (Reinaldo). Técnico: Celso Roth.

Gols: Tcheco (G), de pênalti, aos 19min do primeiro tempo, Andrezinho (I), aos 33min do primeiro tempo, Índio (I), aos 32min do segundo tempo.

Cartões amarelos: Álvaro, Kléber (I); Thiego, Souza, Jonas e Réver (G). Expulsões: Taison (I) e Rafael Marques (G).

Público: 44.540 / Renda: R$ 535.850,00

Arbitragem: Leonardo Gaciba, auxiliado Altemir Hausmann e Julio César dos Santos. 

Local: Beira-Rio, Porto Alegre.



>> Galeria de fotos do Gre-Nal


Outras notícias
Loja Virtual