04/10/2008

Brasileirão: Inter perde para o Coritiba

Por Alexandre Corrêa (texto)
Alexandre Lops (fotos)
Enviados especiais/ Curitiba
Edição: Aleco Mendes


Milhares de colorados marcaram presença no estádio Couto Pereira

O Internacional foi derrotado por 4 a 2 pelo Coritiba na noite deste sábado, no Estádio Couto Pereira, em jogo válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time colorado saiu na frente com um gol contra de Maurício, mas ainda no primeiro tempo, Índio acabou marcando contra e o Coritiba empatou. Na etapa final, Keirrison (2) e Sandro (C, contra) deram a vantagem ao time da casa: 4 a 2. Nilmar descontou para o Inter. Na próxima rodada, o time colorado encara o Goiás, em Goiânia.

Debaixo de muita chuva que castigou a capital paranaense desde a madrugada, Internacional e Coritiba se enfrentam a partir das 18h20min no Estádio Couto Pereira. O gramado estava encharcado e pesado, o que provavelmente iria dificultar o toque de bola para as duas equipes. O Inter buscaria a quinta vitória consecutiva no Brasileirão. O time colorado vinha de vitórias sobre Portuguesa, Botafogo, Vitória e Grêmio.

O Inter foi definido com Clemer; Ricardo Lopes, Índio, Bolívar e Gustavo Nery; Sandro, Magrão, Taison e D´Alessandro; Alex e Nilmar. Sem poder contar com Edinho, que cumpriu suspensão automática, e Guiñazu, lesionado, o técnico Tite escalou dois garotos formados nas categorias de base: o volante Sandro e o meia Taison. Sandro é uma das revelações da equipe de juniores que conquistou o campeonato gaúcho da categoria nesta temporada. O volante já havia atuado durante o Gauchão de profissionais em partida diante do Inter-SM.


Inter, de Taison, jogou num campo encharcado e sob forte chuva

Faltando 40 minutos para o começo da partida, o público não era grande no Estádio Couto Pereira graças ao tempo chuvoso. A torcida do Inter, porém, se fez presente em bom número e se localizava atrás de um dos gols com muitas faixas, bandeiras e camisas vermelhas. A história do confronto entre as duas equipes mostrava uma vantagem colorada. Sem contar o jogo deste sábado, em 35 partidas, o Inter venceu 15, empatou 10 e perdeu 10. O clube gaúcho marcou 42 gols e sofreu 29. Curiosamente, o Coritiba também celebrará o seu centenário no ano que vem, assim como o Inter.

Era uma partida de confronto direto entre dois postulantes a se aproximarem da zona de classificação para a Copa Libertadores, o famoso G4. O Inter estava com 42 pontos, enquanto o time paranaense tinha um ponto a menos. No primeiro turno o Inter venceu no Beira-Rio por 3 a 0 em uma tarde sensacional de Alex, que marcou os três gols. Alex, por sinal, é o goleador do Inter na temporada com 25 gols. No Brasileirão, porém, o goleador da equipe é Nilmar com 12 gols. Juntos, Alex e Nilmar já marcaram 40 gols em 2008, o que representa quase 40% do total de gols da equipe.


Garoto Sandro, recém promovido dos juniores, atuou entre os titulares

No aquecimento dos goleiros do Coritiba já se percebia que a bola teria dificuldades de rolar próximo à área. Então, os refletores do Estádio Couto Pereira foram acionados. A torcida colorada cantava alto no Couto Pereira em grande número quando Inter foi à campo!!! O Inter jogou com a camisa vermelha, calção branco e meias vermelhas. O Coritiba foi escalado com Vanderlei; Marcos Tamandaré, Maurício, Felipe e Ricardinho; Rodrigo Mancha, Alê, Leandro Donizete e Carlinhos Paraíba; Ariel e Keirrison. O público não era o esperado, mas se aproximou dos 20 mil torcedores. Cerca de 3 mil colorados estavam no Couto Pereira.

O Inter deu a saída de bola. Os primeiros movimentos do jogo já mostravam a dificuldade de se tocar a bola. Seria um jogo bastante físico com muitos chutões. Os dois times tentavam se aproximar das áreas com passes altos, sem que a bola rolasse muito no gramado, para não parar nas concentrações de água.

Enquanto os jogadores tentavam se adaptar às condições do gramado era um festival de passes errados. O Inter buscava lançamentos para a velocidade de Nilmar. Aos 9min, na primeira chegada mais forte do Inter, goooooool!!! O time avançou pela direita até que Alex deu bom passe para Ricardo Lopes que foi à linha de fundo e cruzou forte. A bola bateu no zagueiro Maurício e entrou!!!!! Inter 1 a 0!!!

Aos 12min, Taison cruzou da esquerda para Ricardo Lopes, que tocou de cabeça para Nilmar. A zaga cortou mal e, na sobra, quase Magrão conseguiu a conclusão de dentro da área. Um minuto depois, a chuva aumentava! Aos 14min, o Coritiba chegou pela direita, na área do Inter, e Clemer salvou, depois de cruzamento para a pequena área. Aos 15min, Ricardinho cruzou da esquerda, Clemer defendeu parcialmente, e a bola tocou em Índio e entrou. 1 a 1. Aos 18min, depois de escanteio, Felipe cabeceou e Clemer defendeu.

O Inter jogava melhor, mas sofreu o gol de empate em uma fatalidade. Taison, na função de Guiñazu, estava bem na marcação e na saída para o ataque pelo lado esquerdo. O garoto Sandro também mostrava personalidade na marcação e na saída para o jogo pelo meio. Aos 22min, Alex deu grande passe para Nilmar, que ganhou da zaga e foi derrubado na meia-lua. Falta clarríssima que o juiz não marcou! Um absurdo!!!

Aos 29min, Alex fez jogada sensacional, entrou na área, driblou o zagueiro duas vezes e chutou cruzado. No rebote, na pequena área, Taison chutou forte na rede pelo lado de fora. Quase o segundo gol colorado. O Inter levava perigo com a habilidade e velocidade de Nilmar e Alex, que estavam vencendo os duelos diante da marcação da equipe paranaense. Aos 37min, Carlinhos Paraíba arriscou de fora da área um chute rasteiro para defesa de Clemer.

Aos 38min, Nilmar arrancou pela direita e cruzou para Gustavo Nery, que mergulhou para cabecear e por pouco não alcançou na área. Aos 40min, o Inter trocou passes na intermediária até que D´Alessandro achou Gustavo Nery avançado pela esquerda. O lateral chutou ao lado do gol para fora. Passado um minuto, Rodrigo Mancha recebeu na direita e cruzou rasteiro para defesa de Clemer.

Aos 42min, Magrão ganhou dividida com o marcador e a bola sobrou para Alex, na entrada da área, chutar forte. A bola passou muito perto da trave. Quase o gol colorado. Aos 44min, Nilmar ganhou mais uma em velocidade de Maurício, que o derrubou e levou o cartão amarelo. Aos 45min, Ricardo Lopes recebeu na intermediária e chutou forte para boa defesa de Vanderelei. Final de primeiro tempo. Empate em 1 a 1.

"A gente teve mais oportunidades de contra-ataque. É duro jogar com este campo. É jogo difícil, tem que continuar atento", disse Alex.

"Começamos atacando bem, agora vamos ver no segundo tempo", afirmou Sandro.

"Eu ía pegar a bola em dois tempos, mas o Índio escorregou, e a bola acabou batendo nele e entrou", contou Clemer, referindo-se ao gol sofrido.

O Inter foi melhor no primeiro tempo. Além do gol marcado, teve mais duas ótimas chances com Taison e Alex. Sofreu um gol em uma fatalidade, mas pareceu estar mais adaptado ao gramado pesado com a técnica de D´Alessandro e a habilidade e velocidade de Nilmar e Alex, que estão superando a marcação paranaense.

O Inter voltou com a mesma formação para o segundo tempo. Aos 25seg, Carlinhos Paraíba recebeu na área e girou por cima do gol. A 1min, o jogo ficou parado por mais de um minuto para atendimento a Carlinhos Paraíba. Aos 5min, Ricardinho recebeu na esquerda e cruzou para Clemer salvar com boa saída de gol, dando um tapa na bola. Aos 7min, Keirrison recebeu bom passe na área e chutou na saída de Clemer. Coritiba 2 a 1.

Aos 10min, Nilmar recebeu na área, passou pela marcação, mas chutou prensado com o zagueiro para escanteio. Aos 16min, Ariel recebeu na área e chutou para boa defesa de Clemer. Aos 17min, Alex ganhou jogada na área e chutou forte no corpo de um zagueiro para escanteio. Aos 19min, Carlinhos Paraíba cobrou escanteio e Sandro marcou gol contra: 3 a 1. Aos 23min, bola cruzada na área e Keirrison concluiu duas vezes para fazer 4 a 1.

Aos 24min, depois de escanteio, a bola foi no travessão. No rebote, Nilmar descontou para o Inter. Foi o 13º gol de Nilmar no Brasileirão. O Inter buscava pressionar em busca de mais um gol, mas a defesa paranense estava bem postada. Aos 36min, Keirrison cruzou com perigo e Clemer salvou com boa defesa para escanteio. Aos 37min, depois de escanteio, Felipe chutou e a bola tocou no travessão e não entra. O lance já estava anulado por impedimento.

Aos 41min, Keirrison avançou livre, driblou Clemer e chutou, mas Ricardo Lopes salvou na pequena área. Final de jogo. A derrota por 4 a 2 interrompeu a série de quatro vitórias consecutivas no Brasileirão.

"O Coritiba soube jogar melhor com as condições do gramado", disse Clemer.

"Sabíamos que era difícil. Tomamos alguns gols que nao costumamos tomar, a gente fica triste, mas temos que seguir", avaliou o zagueiro Índio.

"Tivemos o domínio no primeiro tempo, poderíamos ter feito gols, mas no segundo tempo eles foram mais efetivos. Temos que corrigir os erros para retomar o caminho das vitórias", explicou o técnico Tite.

"Começamos mal o segundo tempo, o Coritiba fez os gols e acabou merecendo o resultado. Não podemos errar e agora vamos pensar no próximo jogo", afirmou o assessor de futebol, Fernando Carvalho.

"O Inter lutou, buscou o resultado, foi bem no primeiro tempo. Já o segundo tempo foi mais difícil. Vamos olhar pra frente e trabalhar durante a semana para buscar uma vitória contra o Goiás", declarou o vice-presidente de futebol, Giovanni Luigi.

Coritiba (4): Vanderlei; Marcos Tamandaré (Alex Silva), Maurício, Felipe e Ricardinho (Marlos); Rodrigo Mancha, Alê, Leandro Donizete e Carlinhos Paraíba; Ariel e Keirrison (Tiago Bernardi). Técnico: Dorival Júnior.

Internacional (2): Clemer; Ricardo Lopes, Índio, Bolívar e Gustavo Nery (Marcão); Sandro, Magrão, Taison (Adriano) e D´Alessandro (Daniel Carvalho); Alex e Nilmar. Técnico: Tite.

Gols: Maurício (I, contra), aos  9min do primeiro tempo, Índio (C, contra), aos 15min do primeiro tempo, Keirrison (C), aos 7min do segundo tempo, Sandro (C, contra), aos 19min do segundo tempo, Keirrison (C), aos 23min do segundo tempo, Nilmar (I), aos 24min do segundo tempo. Cartões amarelos: Alex, D´Alessandro, Gustavo Nery, Sandro (I), Rodrigo Mancha, Maurício, Marcos Tamandaré, Alex Silva (C). Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro, auxiliado por Helberth Andrade e Jair Felix (trio mineiro). Público: 18.236 (15.546 pagantes). Renda: R$ 222.425. Local: Couto Pereira, Curitiba-PR.


Outras notícias
Loja Virtual