10/08/2008

Inter empata com o Figueirense

O Inter empatou em 1 a 1 com o Figueirense, na noite deste domingo (10/08), no Beira-Rio. A partida foi válida pela 19ª rodada do Brasileirão. Agora o Inter começa a preparação para o Gre-Nal de estréia na Copa Sul-Americana, na próxima quarta-feira (13/08), no estádio Beira-Rio.

O fim de tarde era agradável no estádio Beira-Rio. A torcida colorada compareceu em bom número para ajudar a equipe vermelha a retomar o caminho da vitória. O confronto entre Inter e Figueirense marcou o encerramento do primeiro turno do Brasileirão para o time de Tite. Cleber Wellington Abade apitou o jogo entre gaúchos e catarinenses. Será auxiliado por Marcelino Tomas de Brito e Marcelo Carvalho Van Gasse. A partida de hoje era fundamental para as pretensões do Internacional no Campeonato Brasileiro.


Nilmar marcou mais uma vez e está só um gol atrás do artilheiro do Brasileirão

A posição na tabela obrigava o Internacional a uma busca incessante por resultados positivos a partir deste jogo. No returno o Inter apostará no fator casa para crescer na classificação. Jogará mais partidas no Beira-Rio do que fora. Este domingo era um dia especial, não apenas por ser a data em que marca a celebração para os pais, mas também porque retornavam dois ídolos colorados: Bolívar e Daniel Carvalho. Os refletores foram acesos. O horário da partida se avizinhava. A popular já começava a mostrar o seu repertório motivador de músicas. As duas equipes foram para o gramado. O colorado foi saudado jogador a jogador pela sua torcida fanática. Ritual que marca cada início de partida no estádio Beira-Rio.

O jogo começou com a saída de bola para o Figueira. Logo no primeiro minuto, o primeiro ataque do Internacional no jogo. Guiñazu chutou pelo alto. Aos 4min, falta para o Inter na ponta da área. Nilmar disparava em alta velocidade e foi calçado. Aos 5min, feita cobrança. Asprilla afastou para escanteio. Passado um minuto, cobrança realizada por Daniel Carvalho, mas nas mãos do goleiro Wilson. Aos 7min, a torcida ficava ouriçada cada vez que Daniel Carvalho e Bolviar tocavam na bola. Aos 8min, cruzamento feito por Wellington Monteiro. O goleiro Wilson não foi na bola e Taison não conseguiu alcançar. Aos 9min, o Figueirense trabalhava a bola no meio campo. Pareceu sentir falta de Cleiton Xavier, impedido de jogar por um acordo de cavalheiros. Aos 10min, após falta cobrada por Daniel Carvalho, confusão na área e o juiz marcou falta de ataque.


Daniel Carvalho (D) reestreou com a camisa colorada e teve boa movimentação

Aos 12min, o Inter não deixava o Figueirense jogar. Até o momento não havia nenhum lance de perigo em favor do time de Santa Catarina. Aos 13min, Bolívar recua para Clemer, Rafael Coelho pegou a bola e tentou encobrir, mas o goleiro colorado agarrou a bola. Guiñazu como sempre se destava pela movimentação. Aos 16min, o primeiro chute a gol do Figueirense veio através de Marquinho pelo esquerda, sem força para o goleiro Clemer. Aos 18min, o Inter ainda tentava se achar dentro de campo. Daniel Carvalho parecia inspirado. As maiores tentativas eram pelo seu lado.

Aos 19min, lançamento buscou Nilmar. O atacante foi desequilibrado pelo zagueiro, mas o juiz não entendeu assim. Aos 20min, o Inter tinha a iniciativa, mas não conseguia traduzir isso em jogadas construtivas. Aos 21min, a primeira chegada mais forte do Inter. Daniel Carvalho pela esquerda cruzou para Nilmar, mas Asprilla se antecipou. Aos 21min, Bolívar demonstrava muita tranquilidade na zaga colorada. Ele que hoje substituiu Sorondo, preservado para a próxima partida. Aos 23min, falta para o Figueirense na intermediária. Diogo foi derrubado por Guiñazu. Falta cobrada e Diogo cabeceou no canto superior de Clemer. Figueirense 1x0 no Inter.

Aos 28min, o Inter tentava reagir. Aos 29min, jogada pela esquerda e quase o Internacional marcou. Nilmar de cabeça pegou o cruzamento e Wilson fez defesa espetacular. Aos 32min, goll!Gol do Internaacional. Nilmar marcou para o Inter após cobrança de falta. Aos 34min, o Inter trouxe a torcida para o seu lado. Reagiu na partida e a história do jogo mudou. Foi o 10º gol de Nilmar no Campeonato Brasileiro. Aos 38min, Edinho sofreu falta forte e saiu na maca sentindo muito a perna direita. Aos 40min, o guerreiro colorado voltou ao gramado sem problemas. Aos 44min, o árbitro Cléber Abade pediu mais dois minutos de jogo. Aos 46min, jogada pela direita. Daniel Carvalho cruzou e Nilmar cabeceou a bola para a fácil defesa de Wilson. Aos 47min, terminou o primeiro tempo entre Inter e Figueirense.

Wellington Monteiro fala no intervalo: "Precisamos reagir na partida. Temos a imposição, agora nos falta a virada."

Primeiro tempo cheio de dificuldades para o Inter. O Figueirense demorou para entrar no jogo e começou a imprimir forte marcação sobre os jogadores colorados. Ainda assim, o Inter se manteve com mais posse de bola e explorou o lado esquerdo de ataque com Daniel Carvalho.


Argentino Guiñazu mais uma vez teve atuação destacada com muita garra

O Internacional retornou com uma modificação. Gustavo Nery entrou no lugar de Marcão. A segunda etapa começou e o Inter precisava vencer para sonhar com a Libertadores. No primeiro minuto, Taison arriscou da entrada da área. A bola passou perto da meta de Wilson. Aos 2min, Gustavo Nery em sua primeira chegada na linha de fundo, cruzou e a bola passou por toda extensão da área. Um minuto depois, a torcida sentiu o entusiasmo do time e o Beira-Rio começou a pulsar. Aos 4min, a bola sobrou de um cruzamento de Wellignton Monteiro e Taison emendou de primeira para fora. Aos 6min, o Inter era todo pressão. Daniel Carvalho comandava as ações da Academia do Povo. Aos 7min, Bolívar recebeu cartão amarelo após entrada forte em Leandro Carvalho.

Aos 8min, mais uma chegada pela esquerda. Gustavo Nery cruzou e Edinho cabeceou para a linha de fundo. Aos 9min, Daniel Carvalho aplicou um lençol em Léo Matos. Foi deslocado e caiu na área. O juiz só marcou escanteio. Aos 11min, escanteio cobrado para cabeçada de Nilmar e Wilson tirou na ponta dos dedos. Quase gol do Inter. Inter era pressão total. Aos 17min, Diogo entrou perigosamente na área colorada e chutou. Clemer colocou a bola para escanteio. Foi a primeira vez que o Figueira chegou à zaga colorada. Aos 20min,  no Inter saiu Rosinei e entrou Adriano. Tite avançou o colorado em busca do segundo gol.

Aos 22min, o Inter não deixava o Figueirense respirar. Então o técnico Paulo César Gusmão mudou a equipe catarinense. Aos 30min, Tite mexeu na equipe colorada. Saiu Daniel Carvalho, aplaudido, e entrou o estreante Luiz Carlos. Aos 33min, o Inter chegou perigosamente com Taison. Buscou Gustavo Nery pelo meio, mas o zagueiro do Figueirense afastou. Aos 35min, Adriano recebeu a bola de Taison e de primeira colocou no canto. Wilson fez defesa espetacular para o Figueira. Aos 37min, escanteio para o Inter, Gustavo Nery cabeceou para a segunda trave e Nilmar chegou atrasado. O Inter chegou perto mais uma vez.

Aos 40min, falha na cobrança de falta do Figueirense. Nilmar desarmou o jogador catarinense e Adriano pegou a bola. Carregou pelo meio e serviu Taison que perdeu um gol incrível. Aos 43min, Índio cruzou da esquerda e Luiz Carlos cabeceou desviado. Tiro de meta para o Figueira. Aos 47min, o Internacional pressionava. Bolívar recebeu a bola dentro da área, mas chutou desviado. Aos 48min, terminou o jogo. O Inter empatou em 1x1 com o Figueirense, no estádio Beira-Rio.

"Lutamos até o final, mas não deu mesmo", disse Taison.

"Jogamos pressionando o adversário, mas faltou sorte para nós", avaliou Guiñazu.

"Sair perdendo foi complicado para nós, mas acho que hoje não faltou empenho para o nosso time", concluiu Nilmar.

"O resultado e o desempenho me preocupam. No primeiro tempo não fomos muito felizes, fomos muito apressados. Na segunda etapa reagimos e fomos para o abafa. O torcedor em todo o momento nos apoiou e não foi por ele que não conseguimos o resultado, nós é que entrar no ritmo do grande clube, que tem pressão por resultados", declarou o técnico Tite.

"Terminamos em décimo lugar (o primeiro turno do Brasileirão) e não é um lugar que nos agrade, até pelas nossas contratações. A nossa dificuldade o tempo de chegada desses reforços", disse Vitorio Piffero.

Internacional (1): Clemer; Wellington Monteiro, Índio, Bolívar e Marcão (Gustavo Nery); Edinho, Guiñazu, Rosinei (Adriano) e Taison; Daniel Carvalho (Luiz Carlos) e Nilmar. Técnico: Tite.

Figueirense (1): Wilson; Léo Matos, Bruno Aguiar, Asprilla e William Matheus; Jackson, Diogo, Marquinho (Rodrigo Fabri)  e Leandro Carvalho; Ricardinho e Rafael Coelho. Técnico: Paulo César Gusmão.

Gols: Diogo (F), aos 24min do primeiro tempo, e Nilmar (I), aos 32min do primeiro tempo. Cartões Amarelos: Bolívar (I), Rodrigo Fabri (F) e Tadeu (F). Arbitragem: Cléber Wellington Abade/SP, auxiliado por Marcelino Tomaz de Brito Neto/SP e Marcelo Carvalho Van Gasse/SP. Público: 25.679 (22.048). Renda: R$ 322.543,00. Local: Beira-Rio, Porto Alegre.

Fotos: Alexandre Lops


Outras notícias
Loja Virtual