20/07/2008

Inter empata com o Náutico no Recife


Nilmar marcou o gol de empate no Estádio dos Aflitos



>> Veja  a galeria de fotos do jogo

Por Alexandre Corrêa (textos) e
Alexandre Lops (fotos)
Enviados especiais/Recife

O Internacional empatou em 1 a 1 contra o Náutico, na tarde deste domingo, no Recife, em jogo válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time pernambucano abriu o placar, de pênalti, convertido por Radamés aos 15min da etapa final. Nilmar empatou para o time colorado aos 41min. O Inter completou o sexto jogo invicto na competição e subiu para a sétima posição com 19 pontos.

O Inter viajou com desfalques para o Recife. Sem poder contar com Alex, Edinho e Ricardo Lopes, todos suspensos pelo terceiro acrtão amarelo, o técnico Tite teve que fazer modificações na equipe. O treinador escalou a seguinte formação: Renan; Jonas, Índio, Danny Morais e Marcão; Maycon, Magrão, Guiñazu e Taison; Nilmar e Walter.

A equipe pernambucana foi a campo com Eduardo; Negretti, Wagner Silva e Everaldo; Radamés, Ticão, Alceu, Paulo Santos e Piauí; Gilmar e Felipe.

A torcida colorada marcou presença nos Aflitos. Bandeiras do Rio Grande do Sul e de torcidas organizadas do clube coloriram de vermelho e branco as arquibancadas do estádio pernambucano.

O atacante Walter, 19 anos, fez sua primeira partida como titular do Internacional. O garoto é uma das esperanças de gols da equipe e se destacou nas categorias de base. Foi o goleador do último Gauchão de Juniores e do Inter na última Copa São Paulo de Juniores. Walter é natural do Recife e conhecia bem o campo do Náutico.

A equipe pernambucana vive uma semana de comemorações. Nesta segunda-feira, a equipe comemora os 40 anos do maior título conquistado: o hexacampeonato pernambucano de 1968. Esta é a maior seqüência de títulos estaduais no estado. Feito semelhante ao octacampeonato gaúcho conquistado pelo Internacional em 1976, também a maior seqüência de títulos regionais, porém no Rio Grande do Sul.

O jogo

A partida começou em ritmo cadenciado. A primeira ação mais forte ocorreu aos 2min, quando Piauí cobrou falta para a área e Renan defendendo com segurança.

O Inter estava posicionado com uma linha de quatro zagueiros, uma segunda linha com três volantes, deixando Taison, Nilmar e Walter como os jogadores mais avançados.

Aos 6min, Marcão entrou na área e foi derrubado!!! O juiz não marcou o pênalti e ainda deu o cartão amarelo para o jogador colorado por simulação. Aos 12min, Gilmar entrou na área pelo lado esquerda e chutou forte para grande defesa de Renan para escanteio.

Um minuto depois, o Inter respondeu com força! Walter deu lançamento sensacional para Nilmar, que entrou na área, tentou passar pelo goleiro, mas a bola saiu ao lado do gol. Foi um grande lance de Walter: ele matou a bola no meio-campo, protegeu do zagueiro, girou e lançou com grande qualidade para Nilmar.
 
O jogo aumentou de velocidade depois dos 10 minutos. O Inter passou a levar mais perigo nos contra-ataques puxados por Walter e Nilmar. O juiz deixava o jogo rolar e não marcava a maioria das faltas pedidas pelos jogadores dos dois times.

Aos 21min, Taison recebeu de Walter, avançou até a meia-lua e chutou rasteiro para boa defesa de Eduardo para escanteio. No minuto seguinte,  depois de escanteio, Taison cruzou para a área, Magrão desviou até Nilmar na pequena área. O atacante desviou para defesa salvadora de Eduardo para escanteio. Quase o gol colorado.

O Inter estava melhor na partida. Marcava bem e saía com perigo para os contra-ataques. Criou três boas chances de marcar até os 25 minutos.

Aos 27min, Índio recuperou a bola na raça, tocou para Magrão que achou Walter para tocar de calcanhar até Taison, que por pouco não alcançou. Aos 28min, Piauí acertou um chute fortíssimo da intermediária e a bola acerta o travessão. Um susto!

O trio de zagueiros do Náutico tinha dificuldades para segurar a velocidade de Nilmar, Taison e Walter. Walter, por sinal, fazia boa estréia, se movimentando, prendendo a bola no ataque e criando jogadas.
 
Aos 32min, Taison arrancou pelo meio e deu grande passe para Nilmar, na entrada da área. O atacante colorado chutou, mas se desequilibrou e acabou concluindo fraco para o goleiro Eduardo defender.
 
Aos 36min, Ticão deu bom passe para Felipe, na área. O atacante girou e chutou ao lado do gol. Aos 37min, Maycon fez preciso passe para Nilmar na área. O jogador caiu, levantou-se e chutou ao lado do gol com grande perigo. Mais uma vez o Inter chegou forte.

Aos 39min, o Náutico faz a primeira mudança: saiu Felipe e entrou Anderson. Aos 43min, Taison e Nilmar tabelaram e Nilmar arrancou em direção à meia-lua até ser derrubado por Piauí, que recebeu cartão amarelo. Na cobrança da falta, Magrão chutou com força para a defesa parcial de Eduardo. No rebote, Danny Morais cabeceou para fora! Foi o último lance da primeira etapa.

> Melhores momentos e entrevistas

O primeiro tempo foi dominado pelo Inter. A equipe fez boa marcação, impedindo as penetrações do Náutico. Além disso, teve velocidade no contra-ataque e criou pelo menos quatro grandes chances de abrir o placar. Os garotos criados nas categorias de base Taison, Walter e Nilmar levam perigo a todo instante ao sistema defensivo pernambucano.
 
Para a etapa final, os times mudam de uniforme. O Náutico voltou de branco, enquanto o Inter veio de vermelho. Os primeiros minutos foram mais lentos na etapa final. Os dois times tocavam a bola, mas não conseguiam superar a marcação. Aos 5min, Radamés recebeu na área e chutou ao lado do gol com perigo.

O time da casa voltou procurando avançar mais a marcação e pressionando o Inter. Aos 12min, Piauí recebeu na lateral-esquerda e chutou forte e rasteiro ao lado do gol, com perigo. Aos 13min, o Náutico aproveitou o fato de que Maycon estava caído no meio-campo lesionado e cruzou para Ticão na área. O volantes se atirarpu na área e o juiz absurdamente marcou o pênalti inexistente. Mais uma vez a arbitragem aplica no Inter!

Aos 15min, Radamés cobrou e fez o gol do Náutico, em pênalti inexistente marcado pelo paulista Rodrigo Cintra.

Aos 19min, entrou Ângelo no lugar de Jonas para buscar a jogada pela direita no ataque. Ângelo fez assim a sua estréia pelo Inter. Aos 22min, Andrezinho entrou no lugar de Taison no Inter. Aos 23min, Guiñazu fez boa jogada pela esquerda, ganhou o lance na raça e tocou para Andrezinho, que encontrou Magrão entrando pelo meio. O volante chutou para fora, da meia-lua.

Aos 27min, Ângelo tocou para Magrão, na área. O volante tentou concluir, mas a zaga conseguiu bloquear e a bola saiu fraca para a defesa de Eduardo. Aos 33min, entrou o centroavante Guto no lugar do volante Maycon no Inter na busca pelo empate. Aos 34min, Marcão recebeu na lateral-esquerda e cruzou para Guto cabecear ao lado do gol. Boa chegada do Inter.

Com as mudanças, o Inter avançou o seu time, atuando com Nilmar pela direita, Guto pelo meio e Walter pela esquerda. Andrezinho está fazendo a ligação com Guiñazu e Magrão como volantes.

Aos 36min, Walter recebeu na área pelo lado esquerdo, mas chutou prensado com a defesa para fora. O Náutico repondeu aos 37min: Paulo Santos avançou pela área e chutou por cima.

O Inter pressionava em busca do gol de empate, enquanto o Náutico se defendia. Aos 41min, o time colorado chegou ao gol de empate. Guto chutou e encobriu o goleiro: a bola acertou o travessão, e no rebote, Nilmar empurrou para o gol e empatou!!! 1 a 1 nos Aflitos. Foi o quinto gol de Nilmar no Brasileirão, goleador do time na competição.

Aos 45min, Wagner Silva cruzou da esquerda e Gilmar cabeceou ao lado do gol. Aos 46min, Índio deu um chutão para o ataque, Guto cabeceou para Nilmar. O atacante dominou a bola na entrada da área e chutou por cima com perigo. Quase o gol da virada.

Foi o último lance do jogo. O Inter empatou em 1 a 1 com o Náutico no Recife e completou o sexto jogo invicto na competição. Com o resultado, o time colorado ocupa agora a sétima posição do campeonato.

"O time jogou muito bem no primeiro tempo, mas temos ter mais tranqüilidade para finalizar, eu principalmente. Estou acostumado ao gramado do Beira-Rio que dá pra chutar de primeira, aqui, neste gramado, tenho que dar dois tempos", disse Nilmar, o autor do gol do empate.

"Mais um pênalti que não foi. Mas o time conseguiu reagir", disse o zagueiro Danny Morais.

"O time jogou muito bem no primeiro tempo, mas temos ter mais tranqüilidade para finalizar, eu principalmente. Estou acostumado ao gramado do Beira-Rio que dá pra chutar de primeira, aqui, neste gramado, tenho que dar dois tempos", disse Nilmar, o autor do gol do empate.

"A arbitragem está nos prejudicando muito. Não foi marcado um pênalti claro sobre o Marcão no primeiro tempo e ele ainda recebeu o cartão amarelo que o deixou de fora da próxima partida. Além disso, estão sendo marcados muitos pênaltis contra o Inter nos últimos jogos (quatro até agora no Brasileirão). Tudo isso está nos atrapalhando muito. De qualquer maneira, o Inter jogou bem, reagiu após o gol de pênalti e foi em busca do empate. Por pouco não viramos o placar", analisou o presidente Vitorio Piffero.

"A arbitragem teve erros que deterninaram o resultado da partida, seja no pênalti não marcado sobre o Marcão e o inexistente assinalado contra o Inter. Mas o positivo é queo time mostrou maturidade ao buscar o resultado adverso fora de casa. Poderíamos ter vencido, especialmente pelo rendimento na primeira etapa", declarou o vice-presidente de futebol Giovanni Luigi.

"Apesar do resultado, o time mostrou ter muita capacidade de continuar jogando bem apesar dos desfalques. Os jovens jogadores entraram muito bem. Senti muito orgulho de ver como eles aproveitaram a chance. Infelizmente não conseguimos a primeira vitória fora, mas a equipe mostrou a repetição de um padrão de jogo. Vamos seguir trabalhando passo a passo", avaliou o técnico Tite.

Náutico (1): Eduardo; Negretti, Wagner Silva e Everaldo; Radamés, Ticão, Alceu, Paulo Santos e Piauí (Luizão); Gilmar e Felipe (Anderson). Técnico: Pintado.

Internacional (1): Renan; Jonas (Ângelo), Índio, Danny Morais e Marcão; Maycon (Guto), Magrão, Guiñazu e Taison (Andrezinho); Nilmar e Walter. Técnico: Tite.

Gols: Radamés (N), aos 15min do segundo tempo, Nilmar (I), aos 41min do segundo tempo. Cartões amarelos: Marcão, Magrão, Guto (I), Piauí, Vagner Silva (N). Renda: R$ 168.254,00. Público: 15.431.

Arbitragem: Rodrigo Martins Cintra (SP), auxiliado por Alessandro de Matos (BA) e Renison Freire (SE). Local: Aflitos, Recife-PE.


Outras notícias
Loja Virtual