18/07/2008

Inter planeja cobertura do Beira-Rio

Equipe de dirigentes colorados visitou nesta segunda-feira (14/07) o Laboratório Aerodinâmico das Construções na UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, onde está instalado o Túnel de Vento ? referência na America Latina para ensaios dos efeitos produzidos pelo vento sobre as edificações.  O Inter contratou o Laboratório Aerodinâmico das Construções (LAC), com o objetivo final de ensaiar a nova cobertura do estádio Beira-Rio. Utilizando moderna tecnologia, um modelo (miniatura) do estádio com a cobertura será ensaiada medindo-se os efeitos do vento sobre a estrutura.


Arquitetos e engenheiros do Inter visitaram Túnel de Vento (à direita)

Nos ensaios o modelo da obra é colocado dentro de um túnel, onde ventiladores de grande potência simulam o vento natural incidindo sobre a edificação. Sensores computacionais determinam os efeitos sobre o prédio. Estas informações subsidiam, posteriormente, o trabalho de projeto estrutural e arquitetônico do conjunto. "A estrutura e forma arquitetônica são extremamente complexas e requerem o uso do Túnel de Vento", explicou o vice-presidente de patrimônio do Inter, Emídio Ferreira.

O laboratório é referência na área de Engenharia Civil, sendo dirigido pelo Prof. Acir Souza, especialista com doutorado na área, que vêm acompanhando o projeto da nova cobertura, junto com o Prof. Marcelo Rocha, ambos vinculados à UFRGS. No LAC são realizados testes avaliando os efeitos produzidos pelo vento sobre estruturas como as que serão utilizadas no Beira-Rio. Ali já foram testadas estruturas de outros estádios do continente, outros prédios e construções civis de diversas formas e tamanhos.


Prof. Acir Souza (E) mostra o modelo do estádio Castelão, de Fortaleza-CE, ensaiado no LAC

O LAC testa as seguintes áreas:
 
? efeitos estáticos e dinâmicos do vento em edificações;
? efeitos do vento em estruturas especiais - pontes, torres, chaminés, linhas de transmissão, estruturas flexíveis;
? impactos sobre o meio ambiente e estudos climáticos - poluição atmosférica, climatização e ventilação, agricultura, energia eólica, dispersão de poluentes, influência de topografia de larga escala nas características dos ventos, efeitos de diferentes tipos de ventos (tormentas elétricas, tornados etc.).
 
O efeito das cargas de vento em edificações é um dos ensaios mais significativos aplicados pelo LAC. Ele permite a realização de:
 
? prognósticos de pressões, tensões, deformações, deslocamentos e características das vibrações;
? avaliação de requisitos estruturais para a otimização de projetos na resistência às forças do vento;
? influência do vento em ventilação e climatização de edificações;
? monitoramento da resposta do vento em estruturas reais.


Prédios de diversas formas e tamanhos são testados no laboratório


Ginásio poliesportivo está entre as obras já ensaiadas

"O clube está tomando cuidado em ensaiar a obra, isso mostra a responsabilidade com que tem se tratado todo o processo de transformação do patrimônio que é de todos os colorados", afirmou o diretor de patrimônio colorado Felipe Viegas. O estádio Beira-Rio receberá uma nova e moderna cobertura, construída em estrutura metálica, cobrindo todos os lugares do estádio, inclusive as rampas e os acessos aos portões. A nova estrutura, projetada em módulos, permitirá uma construção rápida e em etapas. Com isso, não haverá  necessidade de interdição do estádio.

Além de membros da diretoria, liderados pelo 1º vice-presidente Pedro Affatato, acompanharam a visita vários arquitetos e engenheiros civis envolvidos nos trabalhos de detalhamento do projeto da nova cobertura que avança a passos rápidos para viabilizar as futuras obras.
 
Clique aqui e leia mais sobre o projeto de modernização do Beira-Rio 'Gigante Para Sempre'!


Outras notícias
Loja Virtual