09/07/2008

Inter vence Goiás e sobe na tabela

O Internacional venceu o Goiás por 1 a 0 na noite desta quarta-feira no Beira-Rio, em jogo válido pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Adriano marcou o gol da segunda vitória consecutiva do time colorado aos 3min da etapa final. Com o resultado, o Inter chegou aos 14 pontos e subiu para a sétima colocação, mas poderá perder posições ao final da rodada que se encerra nesta quinta. No próximo domingo (13/7), o adversário é o Atlético-PR, em Curitiba.

O jogo era especial por muitos motivos. O primeiro deles, a busca da vitória para ingressar no grupo dos 10 melhores do campeonato. Esta foi uma meta inicial que o técnico Tite traçou. A equipe também queria a segunda vitória consecutiva na competição, depois do 3 a 0 aplicado sobre o Coritiba no Beira-Rio, domingo passado. 


Adriano comemora o gol marcado aos 3min da etapa final


>> Veja mais fotos da partida!

 >> Assista ao vídeo!

Em campo, muitas atrações nos dois times. O time colorado apresentou o garoto Taison mais uma vez. O meia-atacante de grande atuação diante do Coritiba está virando rapidamente um dos ídolos da torcida colorada. O volante Magrão também retornou ao time depois de não poder atuar no último jogo. Já o goleiro Renan cumpriu o segundo e último jogo de suspensão imposto pelo STJD devido à expulsão no Gre-Nal. Clemer foi o titular.

Outra atração do jogo se encontrava no Goiás. Foi o primeiro jogo oficial de Iarley contra o Inter desde que deixou o Beira-Rio. Iarley tem lugar cativo no coração de todos os colorados. Foi ele que começou a jogada do gol de Adriano Gabiru diante do Barcelona na inesquecível conquista do Mundial Fifa em 2006. Por falar em Gabiru, ele iniciou a partida no banco de reservas do Goiás.

O Inter foi escalado com Clemer; Ricardo Lopes, Índio, Sorondo e Marcão; Edinho, Magrão, Guiñazu e Alex; Taison e Nilmar.

O Goiás foi definido com Harley; Vitor, Henrique, Ernando e Júlio César; Paulo Henrique, Fernando, Ramalho, Paulo Bayer e Romerito; Iarley.

Quando o sistema de som anunciou o time do Inter e o time do Goiás, a torcida aplaudiu bastante os titulares de Tite e também Iarley, do Goiás, em uma bonita homenagem.

O jogo

O Goiás começou atacando pela esquerda com Júlio César e Iarley. Aos 2min, Nilmar arrancou em velocidade pela direita e foi derrubado por Júlio César. O jogo começou bastante disputado e em alta velocidade.

O Goiás atuava em um esquema 3-6-1, povoando o meio-campo e diminuindo os espaços para a equipe colorada. Aos  7min, Alex cobrou falta para a área e Sorondo cabeceou com categoria tentando encobrir Harley, mas a bola saiu ao lado do gol. Aos 9min,  Julio César pegou rebote na área e chutou na rede pelo lado de fora. Aos 10min, Taison arrancou em velocidade pra cima da zaga, que conseguiu afastar para escanteio.

Para furar o bloqueio goiano, a ordem era avançar Taison, Nilmar e Alex para cima dos três zagueiros. Além disso, a pressão na saída de bola era fundamental, bem como o apoio dos laterais e dos volantes, principalmente Magrão e Guiñazu.

Aos 18min, Taison cobrou lateral rápido para Magrão, dentro da área. O volante foi à linha de fundo e cruzou para boa saída de Harley.

Se não conseguia criar muito nos primeiros minutos, o Inter também não deixava o Goiás ameaçar. A marcação era forte e não deixava os goianos tocarem a bola. Aos 23min, Alex entrou na área com velocidade e habilidade, tentou cruzar, mas o goleiro Harley defendeu. Um minuto depois, Taison fez jogada de ponteiro-direito, passando pelo marcador até a linha de fundo e cruzando pra Nilmar, mas o zagueiro conseguiu cortar.

Aos 32min, Iarley avançou pela intermediária e chutou rasteiro ao lado do gol. O jogo seguia de muita disputa e raros espaços. O Inter atacava mais, mas o bloqueio goiano era forte. Aos 38min, Paulo Baier entrou na área pelo lado esquerdo e chutou cruzado para boa defesa de Clemer. Foi o último lance importante do primeiro tempo.

A primeira etapa foi muito complicada. A marcação do Goiás concentrou nove jogadores em seu próprio campo, não deixando espaços para os ataques do Inter.

No intervalo, o técnico Hélio dos Anjos retirou o zagueiro Paulo Henrique e colocou outro zagueiro: Rafael Marques. No Inter, o técnico Tite avançou a equipe com a substituição. Retirou Guiñazu e colocou Adriano. "Estou precisando de um jogador de mais imposição física na frente", disse Tite. Com a mudança, o técnico Tite posicionou Alex na armação no meio-campo e avançou Adriano e Nilmar.

Já aos 3min, Nilmar roubou a bola do zagueiro em velocidade na ponta-direita, entrou na área e cruzou para Adriano chutar de primeira e fazer o primeiro gol colorado. Furado o bloqueio goiano!!!!

Como curiosidade, no ano passado, o Inter venceu o Goiás por 1 a 0 justamente com um gol de Adriano. Foi o segundo gol de Adriano no Brasileirão e o sétimo na temporada. Aos 5min, Iarley recebeu livre na área e chutou para o gol, mas o lance já estava parado por impedimento.

Com o gol sofrido, o Goiás precisou se abrir. E pela primeira vez na partida, começaram a surgir espaços para os contra-ataques colorados. Aos 9min, Adriano recebeu pela esquerda, entrou na área e chutou ao lado. A bola ainda tocou na zaga e foi para escanteio. Aos 11min,  Paulo Baier cobrou falta para a área até Rafael Marques, que matou a bola e chutou por cima. O lance, porém, estava parado por impedimento.

Aos 14min, Paulo Baier cobrou falta para Ernando que cabeceou, dividindo com Clemer. A bola saiu por cima, para escanteio, com perigo. Aos 16min, Taison chutou forte de fora da área, Harlei soltou e, no rebote, Adriano concluiu para grande defesa de Harlei para escanteio. No minuto seguinte, Taison deu um chapeú no adversário, avançou pelo meio e tocou pra Nilmar, driblar o zagueiro e concluir para defesa de Harlei.

Aos 18min, Adriano recebeu pela esquerda e chutou de fora da área para defesa sensacional de Harlei para escanteio. O Inter já merecia o segundo gol. Um minuto depois, Alex fez um lançamento sensacional para Nilmar. O atacante matou a bola, entrou em velocidade na área, mas chutou para fora. Quase o segundo gol colorado.

Aos 22min, saiu Paulo Baier e entrou Adriano Gabiru, autor do gol do título mundial do Inter em 2006, no Goiás. Aos 24min, Ricardo Lopes cobrou falta com grande violência, mas a bola saiu ao lado do gol. Aos 25min, Nilmar fez grande jogada na área, driblou o zagueiro e cruzou até Magrão cabecear para trás, mas a zaga afastou.

Aos 27min, depois de escanteio, Rafael Marques cabeceou até a pequena área, mas Clemer salvou em boa saída de gol. Aos 28min, Alex entrou a dribles e tocou para Magrão chutar no corpo do goleiro Harlei. Um minuto depois, saiu Taison, bastante aplaudido, para a entrada de Maycon.

Se o primeiro tempo o jogo não teve muitas oportunidades, a etapa final melhorou bastante. O Inter cresceu com a entrada de Adriano e criou várias chances, além do gol marcado pelo próprio atacante. Já o time goiano precisou se abrir por estar em desvantagem e procurou pressionar também.

Aos 38min, Ricardo Lopes foi à linha de fundo e cruzou para Nilmar. Henrique foi tentar cortar e quase marcou gol contra. A bola saiu ao lado do gol. O Goiás procurava pressionar, enquanto o Inter ficava mais postado na defesa, fechando os espaços e buscando os contra-ataques com Nilmar e Adriano.

Aos 41min, Fernando cobrou falta, a bola foi desviada, subiu e caiu quase dentro do gol. Clemer foi lá e tocou a bola para escanteio. Aos 43min, Tite faz a sua última mexida. Saiu Nilmar, bastante aplaudido, para a entrada de Andrezinho.

Fim de jogo. Vitória colorada por 1 a 0. Com o resultado, o time subiu para a sétima colocação com 14 pontos, mas poderá perder posições ao final da rodada.

"Sou um jogador com confiança. Consegui marcar o gol da vitória pra todo o grupo", disse Adriano, o autor do gol da vitória.

"Conseguimos vencer e entrar no grupo dos 10 primeiros. Agora vamos buscar subir mais", disse Índio, um dos grandes destaques colorados.

"O Inter tem que estar sempre na frente. Agora é continuar com esta pegada", avaliou o goleiro Clemer.

Internacional (1): Clemer; Ricardo Lopes, Índio, Sorondo e Marcão; Edinho, Magrão, Guiñazu (Adriano) e Alex; Taison (Maycon) e Nilmar (Andrezinho). Técnico: Tite.
 
Goiás (0): Harley; Henrique, Ernando e Paulo Henrique (Rafael Marques); Vítor, Fernando, Ramalho, Paulo Baier (Adriano Gabiru), Romerito e Júlio César (Schwenk); Iarley. Técnico: Hélio dos Anjos.

Gols: Adriano (I), aos 3min do segundo tempo. Cartões amarelos: Paulo Henrique, Vítor, Henrique (G). Alex, Guiñazu, Edinho(I). Público: 26.535 (23.742 pagantes). Renda: R$ 317.070,00

Arbitragem: Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ), auilxiado por Gilson Bento Coutinho (PR) e Alcides Zawaski Pazetto (SC). Local: Beira-Rio, Porto Alegre.


Outras notícias
Loja Virtual