14/06/2008

Rua leva o nome do ex-presidente Amoretty

O ex-presidente colorado Paulo Rogério Amoretty Souza, falecido em 2007, foi homenageado na manhã deste sábado (14/06) com uma rua da zona sul de Porto Alegre levando seu nome. A iniciativa foi da vereadora da capital gaúcha Neuza Canabarro. Muitos aplausos e emoção marcaram o evento de justa homenagem para Amoretty. "Talento, persistência e coragem fizeram parte de sua vida. Foi um exemplar cidadão", disse Canabarro.


Homenagem: Familiares, vereadora Neuza Canabarro e o 2º vice-presidente do Inter Mário Sério Martins descerram placa

O cenário do local da homenagem favorecia a lembrança da participação de Paulo Rogério Amoretty na história do Inter. "Aqui (no Loteamento) vi uma máquina e lembrei do episódio em que o Amoretty defendeu com o próprio corpo o patrimônio do Internacional. Foi um grande e incansável dirigente colorado", afirmou Carvalho Leite, referindo-se ao momento em que ex-presidente do clube parou em frente de uma máquina para impedir que a prefeitura retomasse um terreno de posse do Inter no Parque Gigante. Hoje, o terreno, bem como toda área do Complexo Beira-Rio, encontra-se regularizado junto à prefeitura de Porto Alegre.


Conselheiro colorado Carvalho Leite lembra dos feitos do ex-presidente

Ao final dos discursos foi descerrada a placa colocada num poste da via, localizada no Loteamento Residencial Lagos de Nova Ipanema, que dizia "Rua Paulo Rogério Amoretty Souza - 'Desportista Emérito'". A cerimônia de descerramento da placa da rua contou com presenças de dirigentes colorados, vice-presidentes, os ex-presidentes Arthur Dallegrave e Pedro Paulo Zácchia, conselheiros, o ex-presidente do Conselho Deliberativo do Inter Luís Carlos Carvalho Leite, o ex-jogador Bráulio, os deputados Vieira da Cunha e Luis Fernando Zácchia, o ex-governador Alceu Collares, o presidente da Corsan, Mário Freitas, amigos e familiares de Amoretty.


Familiares e amigos posam em frente à placa da rua com nome de Paulo Rogério Amoretty Souza

Amoretty nasceu em  Porto Alegre dia 19 de dezembro de 1946 e faleceu em 17 de julho de 2007, no acidente do vôo 3054 da TAM, que caiu no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Advogado de renome, foi vice-presidente, vice-presidente jurídico e presidente do Sport Club Internacional, em 1998 e 1999. Integrava a  Câmara de Resolução da Fifa, era presidente do Instituto Gaúcho de Direito Desportivo e diretor jurídico do Sindicato Nacional do Futebol.


Outras notícias
Loja Virtual