18/05/2008

DERROTA PARA O PALMEIRAS

Por Alexandre Corrêa (texto) e Alexandre Lops (fotos)
Enviados especiais/São Paulo

O Internacional foi derrotado por 2 a 1 pelo Palmeiras na noite deste domingo, no Parque Antarctica, em jogo válido pela segunda rodada do Brasileirão. Denilson e Alex Mineiro, de pênalti, marcaram os gols do time adversário. Índio descontou para o Inter. O time colorado atuou com um jogador a menos desde os 18min da primeira etapa, quando Edinho foi expulso. O Inter ocupa a 11ª colocação, e no próximo sábado (24/5) encara o Flamengo no Maracanã.


Índio marcou o gol do Inter no Parque Antarctica

Para a partida no Parque Antarctica, o técnico Abel Braga contava com alguns retornos importantes na equipe principal como o zagueiro Sorondo e o goleiro Renan, que se recuperaram de lesão e da hepatite, respectivamente.

O confronto diante do Palmeiras tinha uma curiosidade. Pela primeira vez, Danny Morais iria enfrentar o seu avô, o auxiliar técnico Valdir de Moraes, que integra a comissão técnica de Wanderley Luxemburgo. ?Acredito que minha família vai torcer por mim. Meu avô já ganhou muita coisa?, brincou Danny.

Outra expectativa para a partida era em relação ao confronto entre Alex, do Inter, e Valdivia, do Palmeiras, dois dos jogadores que mais brilham no futebol brasileiro neste início de temporada. Recentemente, o Jornal da Globo fez uma pesquisa nacional sobre quem seria o craque destes primeiros meses no país. Alex ganhou a eleição, ficando o chileno em segundo lugar. 

No ano passado, o Inter empatou em 1 a 1 com o Palmeiras no Parque Antarctica, e os gols da partida foram justamente de Valdivia e Alex.

Nas duas últimas partidas no estádio palmeirense, o time colorado teve bons resultados. Em 2006, goleou por 4 a 1 na estréia de Alexandre Pato. E em 2007, empate em 1 a 1.

A torcida colorada estava presente, localizada à direita das cabines de imprensa. Aos poucos os lugares para a maior torcida do Rio Grande foram sendo ocupados.

O anúncio da equipe saiu por volta das 17h30min e com três retornos: Sorondo, Renan e Edinho. Com isso o técnico Abel Braga escalou a equipe com Renan; Índio, Sorondo e Marcão; Jonas, Edinho, Danny Morais, Alex e Guiñazu; Nilmar e Fernandão.


Foi o 15º gol de Índio pelo Inter

Já o Palmeiras foi definido pelo técnico Wanderley Luxemburgo com Marcos; Granja, David, Henrique e Leandro; Pierre, Martinez, Léo Lima e Valdivia; Alex Mineiro e Denílson.

O time colorado subiu para realizar o aquecimento por volta das 17h40min. Como não pôde usar o gramado principal, teve que realizar os exercícios atrás de um dos gols, mais próximo da torcida palmeirense, que vaiou.

Com os refletores desligados e a noite caindo sob São Paulo, os jogadores fizeram o aquecimento às escuras. Nas arquibancadas, as cores mais vivas eram dos torcedores com a camisa número 2 do time da casa que eram verde-limão.

O decepcionante da partida antes do começo era o público. O estádio não estava nem com metade da capacidade. Alguns torcedores protestaram com faixas contra o aumento do preço dos ingressos.

O Palmeiras entrou no campo bem cedo. Por volta das 17h53min, o campeão paulista foi ao campo para enfrentar o campeão gaúcho. Duelo de campeões.

O Inter foi ao gramado com o uniforme todo vermelho: camisas, calções e meias. Festa de cerca de 500 colorados presentes no Parque Antarctica. Os dois times se perfilaram para a execução do Hino Nacional Brasileiro.

O jogo

O time colorado começou atacando. Aos 15 segundos, Guiñazu recebeu na área, mas a zaga conseguiu fazer a cobertura. Aos 2min10seg, Nilmar deu grande passe para Alex, que entrou na área e chutou forte para boa defesa de Marcos. No rebote, a bola quase sobrou para Fernandão.

O Palmeiras respondeu aos 3min25seg quando Granja deu ótimo lançamento para Denílson. O atacante avançou na área e concluiu por cima.

O jogo começou em alta velocidade com os dois times buscando abrir o placar. Nos primeiros minutos, uma boa chance para cada equipe. O chileno Valdivia, principal jogador do Palmeiras, era vigiado de perto por Danny Morais.

Aos 13min, Alex Mineiro recebeu grande passe de Denílson na área. O atacante matou no peito e tentou encobrir Renan, mas concluiu para fora. Um minuto depois foi a vez de Leandro avançar pela intermediária e chutar por cima com perigo.

Problemas para o meio-campo colorado: com 15 minutos Edinho e Guiñazu já tinham levado cartão amarelo.

O time paulista tentava pressionar, enquanto o Inter tentava fechar os espaços e buscava as jogadas de contra-ataque. Aos 18min, Edinho fez falta na entrada da área e foi expulso pelo severo árbitro Marcelo de Lima Henrique. Aos 20min, Léo Lima cobrou falta e Renan defendeu sem problemas.

Com a expulsão de Edinho, Fernandão e Alex recuaram mais para ajudar a marcação do meio-campo, deixando apenas Nilmar na frente para o contra-ataque.

Aos 22min, Pierre arriscou de longe com força e rasteiro e Renan fez defesa tranqüila. Um minuto depois, Alex arriscou forte de fora da área e Marcos defendeu no susto. Aos 26min30seg, Denílson entrou a dribles na área e concluiu para defesa de Renan no cantinho.

Aos 29min, Nilmar fez boa jogada pela esquerda e cruzou até Marcão chutar de voleio e Marcos defender. No contra-ataque, porém, Denílson entrou na área e chutou no cantinho, sem chances para Renan. Palmeiras 1 a 0.

Aos 31min30seg, o Inter quase empatou. Depois de um bate-rebate na entrada da área a bola sobrou para Fernandão concluir de primeira por cima. Aos 36min10seg, Pierre tabelou e recebeu na área, mas Renan salvou com grande saída de gol com os pés. Dois minutos depois, Martinez cobrou falta por cima, sem perigo.

Aos 40min30seg, Valdivia avançou até a entrada da área, limpou o lance e concluiu por cima. Aos 41min, Sorondo deixou o gramado lesionado, deixando o time com nove atletas. Depois do atendimento médico, o uruguaio teve que ser substituído por Orozco aos 44min.

Aos 47min o Inter chegou ao empate heroicamente. Alex cobrou falta para Índio acertar uma cabeçada sensacional: 1 a 1. Foi o primeiro gol do zagueiro no Brasileirão e o 15º com a camisa colorada. O empate colorado foi o último lance da primeira etapa.


Jogadores comemoram o empate no final do primeiro tempo

Palmeiras e Inter voltaram sem alterações para o segundo tempo. O Inter, com um jogador a menos, tentava segurar o ímpeto do time da casa. O time colorado se mantinha bem postado na defesa buscando as jogadas de contra-ataque com Nilmar.

O juiz Marcelo de Lima Henrique marcava faltas duvidosas à frente da área a todo momento. Em uma delas, aos 11min, Henrique chutou forte ee Renan fez defesa espetacular para escanteio.

Aos 12min50seg, Denílson foi à linha de fundo e cruzou, a bola foi cabeceada por Deivid e saiu com perigo ao lado do gol. Aos 13min50seg, Valdivia recebeu na área e caiu enroscado com Orosco. O juiz marcou pênalti. Aos 15min, Alex Mineiro cobrou e marcou o segundo gol palmeirense.

Aos 20min, Denílson recebeu pela direita e cruzou rasteiro, mas a zaga colorada salvou na pequena área. Aos 22min40seg, Alex cobrou falta da intermediária para boa defesa de Marcos no canto. Aos 28min, duas mudanças, uma em cada time. No Palmeiras saiu Léo Lima para a entrada de Lenny. No Inter, Fernandão deixou o gramado para dar vaga a Adriano.

Aos 31min, Alex cobrou escanteio, Marcos saiu mal e Índio cabeceou para o gol, mas um zagueiro salvou em cima da linha. Quase gol do Inter. Aos 31min30seg, saiu Granja e entrou Wendell no Palmeiras. Aos 32min, Valdivia cruzou da direita e Alex Mineiro cabeceou ao lado do gol.


Fernandão salta para cabecear: time não conseguiu evitar a derrota

Aos 35min, o Palmeiras fez nova modificação: saiu Denílson para a entrada de Sandro Silva. Aos 36min30seg, o juiz expulsou Guiñazu depois de falta próximo à área. Com isso, o Inter ficou com dois jogadores a menos. Aos 39min, Ricardo Lopes entrou no Inter na vaga de Nilmar. 

Aos 45min, quase o empate do Inter. Alex cobrou falta, Marcos tirou de soco e Índio, no rebote, concluiu por cima. Foi o último lance de perigo da partida. Fim de jogo, derrota por 2 a 1.

No próximo sábado (24/5), o Inter buscará a reabilitação diante do Flamengo, no Maracanã. Atualmente, a equipe colorada ocupa a 11ª colocação.

?O time buscou o resultado a todo momento, mas infelizmente não deu nada certo. O campeonato está iniciando e vamos ver os erros que cometemos hoje pra não cometer mais?, disse Índio.

"Jogar aqui já é difícil, com dois jogadores a menos fica tudo ainda mais complicado", lamentou Fernandão.

"Agora temos que corrigir os problemas que o time apresentou. Teremos uma semana inteira para nos preparmos para o próximo jogo contra o Flamengo, que também será muito difícil", projetou Nilmar.

"Jogar com um jogador a menos durante 72min é fatal. O Palmeiras tem um grande time e cresceu muito em campo com a vantagem numérica. Ficou difícil para medirmos forças. A semana vai ser importante para prepararmos a equipe. Com certeza iremos melhores para a partida contra o Flamengo. Temos plenas condições de voltarmos a brigar pelas primeiras posições no Brasileirão", avaliou o técnico Abel Braga.

"Apesar de jogarmos com um a menos durante quase toda a partida, o Palmeiras teve que trabalhar muito para chegar à vitória. Os primeiros cartões amarelos que originaram as expulsões do Edinho e Guiñazu foram mal aplicados. A arbitragem foi muito fraca e também  nos atrapalhou ", ressaltou o presidente Vitorio Piffero.

Palmeiras (2): Marcos; Granja (Wendell), David, Henrique e Leandro; Pierre, Martinez, Léo Lima (Lenny) e Valdivia; Alex Mineiro e Denílson (Sandro Silva). Técnico: Wanderley Luxemburgo.

Internacional (1): Renan; Índio, Sorondo (Orozco, 44min1ºt) e Marcão; Jonas, Edinho, Danny Morais, Alex e Guiñazu; Nilmar (Ricardo Lopes, 39min2ºt) e Fernandão (Adriano, 28min2ºt). Técnico: Abel Braga.

Gols: Denílson (P), aos 29min40seg do primeiro tempo, Índio (I), aos 47min do primeiro tempo, Alex Mineiro (P), aos 15min do segundo tempo. Cartões amarelos: Guiñazu, Edinho, Fernandão, Orozco, Índio (I), Denílson, Henrique, Pierre (P). Expulsões: Edinho e Guiñazu (I).

Público: 10.116.  Renda: R$ 377.412,00. Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (RJ/Fifa), auxiliado por Milton Santos (RN/Fifa) e Marrubson Freitas (DF). Local: Estádio Parque Antarctica, em São Paulo.

>> Jogos do Inter no Brasileirão 2008


Outras notícias
Loja Virtual