27/01/2008

GAUCHÃO: GOLEADA COM SHOW DE ALEX NO PASSO D'AREIA

Por Felipe Silveira (texto e edição final)
Alexandre Lops (fotos e edição de vídeo)


 > Primeiro gol marcado por Alex e entrevistas exclusivas

 Internacional goleou o São José-POA por 4 a 1 na tarde deste domingo no Estádio Passo d'Areia, em jogo válido pela terceira rodada do Gauchão. Alex (2), Marcão e Iarley marcaram os gols da equipe colorada. Com o resultado, o Inter assumiu a liderança do Grupo C com sete pontos.


Alex marcou dois golaços de falta e foi o grande destaque da vitória por 4 a 1 sobre o São José

O Inter cruzou a cidade e foi até a zona norte da capital enfrentar o São José-POA, no Passo d'Areia. Apesar de não ser o mandante da partida, o time colorado contou com o apoio maciço da maior torcida do Rio Grande. Isso porque as acomodações do estádio foram destinadas em quase toda a sua totalidade para a torcida colorada. Milhares de torcedores apoiaram o time do técnico Abel Braga em busca da segunda vitória consecutiva no Gauchão.


Colorados compareceram em grande número ao Passo d'Areia 

No plano tático, o Inter teve duas alterações em relação à equipe que havia vencido o Veranópolis na última rodada. Orozco, suspenso, foi substituído por Índio. No meio-campo, o volante Edinho retornou ao time no lugar de Maycon após quase um mês de afastamento dos gramados em virtude de uma lesão. O meia-atacante Fernandão, com fadiga muscular, foi novamente poupado.

O time colorado iniciou com a seguinte formação: Renan; Índio, Sidnei e Marcão; Wellington Monteiro, Edinho, Magrão, Alex e Ramon; Iarley e Nilmar.


Índio garantiu segurança à zaga colorada

O São José tinha como uma das suas principais armas um ex-jogador do Inter: o atacante Fabiano, campeão gaúcho em 1997 e eternizado como o grande protagonista do Gre-Nal do mesmo ano pelo Brasileirão, quando marcou dois gols na goleada de 5 a 2 em pleno Estádio Olímpico. Antes do jogo iniciar, os torcedores colorados saudaram o atacante com o tradicional grito 'Uh, Fabiano!, que ecoou pelas arquibancadas do Beira-Rio na década de 90.

O técnico Andre Luís - que também atuou no Inter na década de 80, sendo tetracampeão gaúcho (81-82-83-84), além de ter treinado os times de base do clube na década seguinte - escalou a seguinte equipe: Ney; Felipe, Bruno, Samuel e Kiko; Daril, Jonas; Júnior Paulista e Dênio; Alan e Fabiano.

O Inter entrou no gramado do Passo d'Areia com seu uniforme número um: camisa vermelha, calção branco e meia branca. O São José vestia camisa, calções e meias azuis.

Quando a bola rolou, os dois times apresentaram muita disposição. Apesar da intensa movimentação, poucas chances de gol foram criadas nos cinco minutos iniciais. Aos 6min, Alan cruzou rasteiro da linha de fundo e Renan espalmou providencialmente a bola.

A marcação adversária era dura. Aos 10min30seg, Samuel fez falta violenta sobre Nilmar, mas o árbitro Anderson Daronco não aplicou o cartão amarelo. Dois minutos depois, Nilmar foi agarrado por Jonas, agora advertido com o cartão amarelo.

Na cobrança da falta, aos 14min, Wellington Monteiro rolou a bola para Alex: apesar da longa distância, o meia-atacante arriscou um forte chute, no canto esquerdo, marcando um golaço. 1 a 0. Na comemoração, Alex correu até o alambrado e vibrou intensamente junto aos torcedores.


Alex (camisa 9) comemora o primeiro gol com a torcida

O Inter dominava a partida, marcando forte e saindo com velocidade para o ataque. O time colorado explorava, principalmente, o lado esquerdo do campo com as jogadas de Ramon e Alex.

Aos 24min, Jonas chutou de fora da área para a defesa tranqüila de Renan. Aos 27min, Marcão avançou com a bola dominada, driblou dois marcadores, e chutou forte para a boa defesa de Ney. Aos 34min, Júnior Paulista tocou para Fabiano no interior da área, mas Alex apareceu para afastar a bola, evitando a conclusão adversária.


Nilmar deu trabalho à marcação adversária antes de deixar o jogo lesionado

O Inter apostava nos lançamentos para Nilmar. Aos 36min30seg, Iarley fez boa jogada pelo meio e tocou para o atacante na entrada da área. Apesar do esforço de Nilmar, o goleiro Ney chegou antes e interceptou a bola. Aos 41min, Nilmar invadiu a área e foi prensado pela zaga do São José antes de tentar a finalização. O árbitro interpretou como lance normal.

Aos 44min, Dênio cobrou uma falta da intermediária e Renan defendeu com segurança. Aos 45min30seg, Dênio cobrou nova falta, desta vez pela direita, e Júnior Paulista cabeceou para empatar: 1 a 1.

Mas o placar não durou por muito tempo. Aos 46min50seg, Alex cobrou falta da direita e Marcão desviou a bola, colocando o Inter novamente em vantagem: 2 a 1. Foi o primeiro gol do zagueiro com a camisa colorada. Aos 47min, o árbitro encerrou o primeiro tempo.


Marcão vibra no Passo d'Areia: zagueiro marcou seu primeiro gol pelo Inter

Os dois times voltaram sem alterações para a segunda etapa.

Logo aos 3min20seg, Alex cruzou da direita e Iarley desviou com o corpo para ampliar: 3 a 1. Foi o terceiro gol do atacante nas últimas três partidas. Iarley também assumiu a artilharia do Gauchão com três gols.


Iarley marcou mais uma vez no Gauchão

Aos 9min30seg, Rafael Xavier e Jéferson entraram nos lugares de Alan e Dênio, respectivamente. Aos 10min30seg, Fabiano escorou para Daril finalizar com força no canto direito: Renan espalmou para escanteio. Aos 14min, Júnior Paulista cobrou falta com perigo. A bola passou próxima à trave esquerda. Aos 15min, Iarley avançou pela esquerda e tocou para Nilmar: o atacante tentou concluir 'de letra', mas não conseguiu alcançar a bola. Alex ainda tentou desviar e a zaga afastou quase em cima da linha do gol.

Aos 19min, Magrão recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Aos 21min, Nilmar sentiu uma lesão muscular e foi substituído por Jonas.


Alex (E) salta durante comemoração obeservado por Edinho

Mesmo com um jogador a menos em campo, o Inter não recuou. Aos 24min50seg, Alex marcou mais um golaço de bola parada, no ângulo direito do goleiro Ney. Goleada: 4 a 1.

Aos 26min, Abel promoveu a estréia no meia Andrezinho. O jogador entrou no lugar de Ramon. Iarley também deixou o campo para a entrada de Adriano. A partir de então, o ritmo do jogo diminuiu bastante. O Inter tocava a bola, administrando a larga vantagem no placar.


Andrezinho entrou no segundo tempo 

Aos 39min, Edinho, de boa atuação, percebeu o adiantamento de Ney e tentou marcar um gol por cobertura. O goleiro se esticou todo para espalmar para escanteio. No minuto seguinte, Wellington Monteiro chutou com força de fora da área para mais uma defesa de Ney.


Edinho teve boa atuação no seu retorno à equipe

Aos 46min, Alex sentiu uma lesão no tornozelo e teve que deixar a partida. A esta altura, o Inter estava com apenas nove jogadores em campo. Quando Alex encaminhava-se novamente para o gramado, o árbitro encerrou a partida, aos 48min. 

Foi a segunda vitória consecutiva do Inter no Gauchão. O time colorado lidera o Grupo 7 de forma isolada com sete pontos e tem o saldo mais positivo da competição, com oito gols marcados. Para encerrar a rodada na liderança, o Inter torce por um tropeço do São Luiz (segundo colocado, com seis pontos) diante do Veranópolis. O jogo será realizado na noite desta segunda-feira, em Ijuí.

O próximo compromisso do Inter no Gauchão será contra o Juventude, na próxima sexta-feira (1º/2), às 19h30min, no Beira-Rio.  

"Trabalhei forte durante a semana e vim bem preparado para este jogo", afirmou Iarley, artilheiro do Gauchão com três gols.

"Não via a hora de iniciar esta partida e mostrar um bom futebol. Eu não havia feito um bom jogo contra o Veranópolis e estava com muita vontade de dar uma resposta em campo. Estou muito feliz que tudo tenha dado certo", revelou Alex, autor de dois gols na partida.

"Me senti muito bem durante o jogo. Estou muito feliz por ter atuado durante os 90 minutos", comemorou o volante Edinho, totalmente recuperado da lesão que o afastou dos gramados por quase dois meses.

"Cada jogo estamos apresentando uma pequena melhora. Nossa pré-temporada terminou hoje, e a partir de agora a tendência é que o time apresente a evolução que planejamos", analisou o técnico Abel Braga.

"O Inter teve uma atuação compacta. Mantivemos a posse de bola e dominamos o jogo. Foi uma vitória justa com um placar elástico", elogiou o presidente Vitorio Piffero.

"Vitória fora de casa sempre é muito importante neste tipo de competição. Agora temos que fazer o nosso dever de casa contra o Juventude, no Beira-Rio. Para tanto, contamos com o apoio da torcida neste clássico, que será fundamental", convocou o vice-presidente de futebol Giovanni Luigi.

São José-POA (1):  Ney; Felipe, Bruno, Samuel e Kiko; Daril (Toledo), Jonas, Júnior Paulista e Dênio (Jéferson); Alan (Rafael Xavier) e Fabiano. Técnico: André Luís.

Inter (4): Renan; Índio, Sidnei e Marcão; Wellington Monteiro, Edinho, Magrão, Alex e Ramon (Andrezinho, 26min 2ºt); Iarley (Adriano, 26min 2ºt) e Nilmar (Jonas, aos 21min 2ºt). Técnico: Abel Braga.

Gols: Alex (I), aos 14min do primeiro tempo, Júnior Paulista (S), aos 44min do primeiro tempo, e Marcão (I), aos 46min50seg do primeiro tempo, Iarley (I), aos 3min20seg do segundo tempo, e Alex (I), aos 24min50seg do segundo tempo. Cartões amarelos: Jonas, Felipe e Júnior Paulista (S); Alex e Magrão (I). Expulsão: Magrão (I).

Arbitragem: Anderson Daronco, auxiliado por Sérgio Cordeiro Filho e José Eduardo Calza. Local: Estádio Passo d'Areia, em Porto Alegre.


Veja mais:

>> Galeria de fotos

>> Alex: o destaque entre os destaques

>> Tabela do Gauchão 2008


Outras notícias
Loja Virtual