05/01/2008

DUBAI CUP: VITÓRIA SOBRE O STUTTGART E VAGA NA FINAL

Por Aleco Mendes e Felipe Silveira
Fotos: Alexandre Lops (Enviado Especial/Dubai)

O Internacional venceu o Stuttgart da Alemanha por 1 a 0 na tarde deste sábado (horário de Brasília) e está na final da Dubai Cup. Alex marcou o gol da vitória aos 29min25seg do primeiro tempo. O time colorado decidirá o título contra a Inter de Milão, na próxima segunda-feira (7/1), às 15h, em Dubai.


Jogadores comemoram gol marcado por Alex (camisa 10) que garantiu classificação à final

Após pouco mais de uma semana de preparação após as férias, e há apenas três dias treinando em Dubai, o Inter encarou o primeiro teste da pré-temporada 2008. E não foi um jogo qualquer. O time do técnico Abel Braga mediu forças com o Stuttgart, atual campeão alemão, no Stadium Dubai Sports City. A vitória valia uma vaga na decisão do título da Dubai Cup.

Sem poder contar com Edinho, que sofreu uma lesão no último treino realizado em Porto Alegre, Abel escalou Maycon no meio-campo. O restante do time foi o mesmo que havia treinado na capital gaúcha e no coletivo realizado em Dubai: Renan; Wellington Monteiro, Índio, Orozco e Marcão; Maycon, Magrão, Guiñazu e Alex; Fernandão e Nilmar. 


Maycon ganhou uma chance no meio-campo

O Inter entrou em campo todo de vermelho. O Stuttgart vestia seu uniforme 1, todo branco. O time treinado por Armin Veh iniciou com a seguinte formação: Schäfer; Delpierre, Fernando Meira, Osorio e Tasci; Hilbert, Hitzlsperquer, Khedira e Bastürk, Ewerthon e Ciprian Marica.

O primeiro lance de perigo da partida foi do Stuttgart. Aos 4min20seg, Marica invadiu a área pela direita e chutou para boa defesa do goleiro Renan, que espalmou para escanteio. Um minuto depois, o atacante brasileiro Ewerthon arriscou de fora da área. A bola saiu pela linha de fundo.

O Inter respondeu aos 8min15seg. Fernandão roubou a bola no meio-campo e fez ótimo lançamento para Nilmar: o atacante avançou em velocidade e chutou cruzado da entrada da área. A bola passou rente à trave esquerda. Quase gol! Aos 13min25seg, Ewerthon chutou com perigo para fora.


Nilmar deu trabalho à defesa do time alemão com suas jogadas velozes

Aos 16min25seg, Guinãzu avançou no meio-campo com a bola dominada e arriscou de fora da área. A bola passou muito próxima à trave direita. O Inter seguia tentando chegar ao gol em chutes de longa distância. Aos 26min, foi a vez de Fernandão chutar por cima, mas sem perigo. O time alemão explorava, principalmente, as jogadas de habilidade com Ewerthon e Marica.

Aos 29min25seg, o Inter abriu o placar em uma bela triangulação: Guiñazu lançou para Magrão no interior da área, que escorou para o lado, onde Alex apareceu para marcar o gol: 1 a 0, o primeiro do futebol brasileiro em 2008.


Alex marcou o gol sobre o Stuttgart

O Inter seguiu pressionando. Aos 33min50seg, na tentativa de evitar uma finalização de Nilmar, o zagueiro alemão chutou contra o goleiro Schäfer, que defendeu no puro reflexo para escanteio. Aos 34min40, Marcão desviou de cabeça um cruzamento de Alex e a bola acertou travessão.

O Stuttgart quase empatou em um lance de bola parada, aos 38min: Hitzlsperger chutou rasteiro, rente à trave esquerda. Aos 43min50, Renan, de grande atuação, fez excelente defesa após uma cabeçada de Osorio. 

Apesar de ainda ressentir a falta de ritmo de jogo, já que não atuava desde o início de dezembro, o time colorado apresentou boa movimentação no primeiro tempo. No intervalo, Sidnei entrou no lugar de Índio na zaga. No Stuttgart, saíram Ewerthon, Hitzlsperquer e  Bastürk para as entradas de Haddu, Pardo e Da Silva.

O ritmo do jogo caiu um pouco na etapa final. Aos 4min20seg, Marica chutou por cima do gol. Aos 13min, o Stuttgart trocou passes de cabeça dentro da área do Inter, mas antes que os atacantes finalizassem, Renan saltou para agarrar a bola. Aos 17min25, Khedira tentou de fora da área, mas a bola saiu pela linha de fundo. Logo em seguida, o sueco Farnerud entrou no seu lugar.


Guiñazu mostrou muita disposição no primeiro jogo do ano

O Inter também mexeu aos 26min: Iarley e Gil entraram nos lugares de Alex e Nilmar. Aos 28min30seg, foi a vez de Roger entrar no lugar de Fernandão. O Stuttgart levava perigo na bola parada. Aos 29min, Da Silva cobrou uma falta da entrada da área sobre o gol. Aos 30min40seg, Pardo acertou a trave esquerda em nova cobrança.

Abel seguia renovando a equipe, já que foram permitidas seis substituições ao longo da partida. Aos 36min, Jonas entrou no lugar de Wellington Monteiro. Aos 38min, o próprio Jonas cruzou na direita e Iarley quase marcou. Aos 39min20seg, o zagueiro Danny Morais entrou no lugar de Maycon para reforçar o setor defensivo.


Disposição: Fernandão se esforça para evitar que a bola saia de campo

A esta altura da partida, quatro jogadores formados nas categorias de base do clube estavam em campo: Renan, Danny Morais, Roger e Sidnei. Nilmar e Maycon, que já saíram, também são oriundos das equipes de baixo.

Apesar dos quatro minutos de acréscimo sinalizados pelo árbitro, o Stuttgart não conseguiu mais criar chances de gol. O Inter, por sua vez, defendeu-se bem e garantiu a vaga na decisão do título da Dubai Cup. O adversário será a Inter de Milão, na próxima segunda-feira, às 15h (horário de Brasília), em Dubai, nos Emirados Árabes.


Inter está na final da Dubai Cup

"Primeiro jogo da temporada, todo mundo conseguiu se superar. Sabíamos que iríamos encontrar dificuldades, mas segunda-feira vamos procurar vencer novamente", afirmou Nilmar.

"Valeu. O grupo treinou para chegar aqui e dar o melhor possível. Hoje conseguimos essa importante vitória", avaliou Renan.

"A gente sempre pensa em título e o objetivo também nessa competição é ser campeão", disse Índio.

"Foi um jogo muito difícil. Nos defendemos bem no segundo tempo e conseguimos segurar o placar que era interessante para nós. Valeu pela superação do pessoal", analisou o técnico Abel Braga.

"Com uma semana somente de treino, acho que nos saímos bem. O time mostrou superação", avaliou Fernandão.

"É um momento especial do Inter. Este é o torneio mais importante do mundo nesta época. O trabalho de remodelação da equipe já mostrou bons sinais. Mantivemos bons jogadores e incorporamos outros ao grupo. Apesar do pouco tempo de preparação, jogamos de igual para igual contra o campeão alemão", afirmou o presidente Vitorio Piffero.

Inter (1): Renan; Wellington Monteiro (Jonas), Índio (Sidnei), Orozco e Marcão; Maycon (Danny), Guiñazu, Magrão e Alex (Iarley); Fernandão (Roger) e Nilmar (Gil). Técnico: Abel Braga.

Stuttgart (0): Shäfer; Delpierre, Fernando Meira, Osorio e Tasci; Hilbert, Hitzlsperger (Pardo), Khedira (Farnerud) e Bastürk (Da Silva); Ewerthon (Haddu) e Marica. Técnico: Armin Veh.

Gol: Alex (I), aos 29min25seg do primeiro tempo. Cartões amarelos: Orozco, Marcão e Roger (I), Fernando Meira, Hilbert, Khedira, Da Silva e Bastürk (S). Local: Dubai Stadium, Emirados Árabes.

>> Veja mais fotos da partida

>> Defesa garante o bom resultado

>>Colorados fazem a festa em Dubai

>> VÍDEO: bastidores e o gol sobre o Stuttgart

>> Internazionale será a adversária na final


Outras notícias
Loja Virtual