03/01/2008

PRESTÍGIO: DUBAI REÚNE A NATA DO FUTEBOL MUNDIAL

Por Alexandre Corrêa (textos)
Fotos: Alexandre Lops
Enviados especiais/Dubai

Os governantes dos Emirados Árabes costumam trazer para o seu país o que há de melhor. Dinheiro não lhes falta graças aos petrodólares. Em pleno deserto, conseguem produzir neve artificial e pista de gelo. Se não há ondas, criam piscinas pra produzi-las. Se pretendem construir um campo de golfe pedem ajuda ao melhor jogador do mundo. Não é à toa que Dubai é um imenso canteiro de obras, onde milhares de funcionários, engenheiros e arquitetos criam alguns dos mais luxuosos prédios do planeta. No que diz respeito ao futebol a postura é a mesma. Como não contam com os melhores times, trataram de buscá-los nos grandes centros do esporte.
 
Nestes primeiros dias de 2008, os Emirados Árabes conseguiram reunir uma verdadeira seleção mundial de craques e times em Dubai. Aqui estão, por exemplo, os dois últimos campeões do mundo Fifa: o Internacional e o Milan. O time colorado começa na próxima sexta-feira a disputa da Dubai Cup. Depois, realiza sua pré-temporada aqui. A exemplo do Inter, o Milan também faz uma intertemporada nas arábias e disputa amistosos.


Melhor do mundo: Kaká viajou no mesmo vôo do Inter para Dubai

Além dos dois últimos campeões do mundo Fifa, aqui estão a Internazionale, de Milão, atual bicampeã italiana e líder da temporada, o Ajax, um dos mais importantes clubes europeus, o Stuttgart, último campeão alemão. Em breve desembarcam aqui também o Vasco da Gama, a seleção da China e o Hamburgo para outros torneios amistosos.

Para se ter uma idéia o vôo que levou o Inter até Dubai contou com uma constelação de craques milionários. Viajaram lado a lado dos campeões da Tríplice Coroa os brasileiros da Inter e do Milan que passaram as festas de final de ano no Brasil. Estavam lá Kaká, Ronaldo Nazário, Cafu, Emerson, Júlio César, Maicon, Serginho, todos de passagens pela Seleção Brasileira. ?Foi legal poder falar com eles. Sempre torço por eles na Seleção?, contou Edinho.

Um dos encontros mais animados foi o do goleiro Clemer com o goleiro Júlio César. Os dois jogaram juntos no Flamengo no começo da carreira do atual titular da Seleção Brasileira e conversaram enquanto aguardavam o vôo para a Arábia. Se o Inter e a Inter, de Milão, avançarem para a final da Dubai Cub, os dois amigos irão se enfrentar.


Goleiros Júlio César, da Inter de Milão, e Clemer lembraram dos velhos tempos enquanto aguardavam vôo para Dubai

O prestígio do Inter em Dubai é marcante. A todo momento, a televisão de esportes da cidade passa chamadas do torneio e mostra imagens do time colorado. O cartaz do torneio tem o seguinte slogan ?Os gigantes estão aqui?. No treinamento da tarde desta quarta-feira, quatro meninos locais perguntavam por Fernandão com o seu tradicional sotaque árabe. Uma equipe de jornalistas italianos veio ao hotel do Inter para entrevistar Magrão, Fernandão e Abel Braga.

As publicações de Dubai também destacam a presença do Inter. A revista Time Out, uma espécie de guia cultural e esportivo com dicas dos mais importantes eventos da cidade, faz referência à Dubai Cup e seus quatro participantes. Uma foto de Alex na vitória diante do Pachuca, na final da Recopa, ilustra a reportagem, que avisa: ?Prestem atenção no capitão e atacante Fernandão ? o homem é uma máquina de fazer gols?.

Notas coloradas

  • O volante Edinho é dúvida para a partida diante do Stuttgart, na abertura do torneio de Dubai. O jogador segue fazendo tratamento intensivo para se recuperar de lesão no tornozelo.

  • Os dirigentes colorados chegaram à Dubai no início da noite desta quarta-feira. Agora a delegação está completa com a presença do presidente Vitorio Piffero, do vice-presidente de futebol, Giovanni Luigi, do ex-presidente Fernando Carvalho, do vice-presidente de marketing, Jorge Avancini, entre outros dirigentes, funcionários e integrantes da comissão técnica. Um grupo de torcedores também viajou a Dubai para acompanhar o time.

  • O Inter negocia para tentar fazer o reconhecimento do gramado nesta sexta-feira do local da partida de estréia. O problema é que há um jogo da liga local nesta sexta.

  • O time deverá realizar treinamento no Campo de Treinamento do Al Ahdi, time local no qual atua o volante Marcos Assunção, ex-Villareal, Santos e Bétis.

  • Na manhã de segunda-feira, antes dos jogos finais da Dubai Cup, cada um dos quatro times fará uma exposição do seu clube por cerca de uma hora. Pelo Inter, o vice-presidente de marketing, Jorge Avancini, deverá ser o principal ministrante.

Outras notícias
Loja Virtual