30/10/2007

FECI RECEBE DOAÇÃO DE CONSULADO

O Consulado de Gravataí entregou à Fundação de Educação e Cultura do Internacional (FECI) a doação de mil litros de sucos energéticos, na tarde desta terça-feira, no Galpão Crioulo do Parque Gigante. Os produtos foram arrecadados pelo consulado no evento realizado em Gravataí, no último dia 19/10, onde cerca de 850 colorados estiveram presentes. O consulado também fez a doação de 400 quilos de alimentos não-perecíveis para o Lar das Meninas de Gravataí, que atende crianças carentes.


Jorge Vieira da Cunha (E), Constance Piffero e Eduardo Paluga (D)

A FECI destinará os sucos energéticos para a alimentação das crianças que fazem parte dos projetos sociais promovidos pelo Inter, como o Programa Saci Colorado e o Projeto Interagir. Estavam presentes na entrega das doações o vice-presidente do Parque Gigante Celso Chamun, o presidente da FECI Jorge Vieira da Cunha, a coordenadora do Programa Interagir Constance Piffero, os representantes do Consulado de Gravataí Eduardo Paluga, Leonir Prezzi e Ricardo Rocha. ?Doações são sempre bem-vindas para a continuidade dos programas sociais. Fazemos um apelo aos colorados que doem alimentos e brinquedos para a manutenção das crianças nos projetos?, afirmou Constance.


Celso Chamun (E), Cunha (C) e Constance com parte dos sucos doados para a FECI

O que é o Projeto Interagir?

As crianças do Projeto Interagir, ligado a FECI, vem sendo desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre. O projeto social colorado atende cerca de 60 jovens carentes com idades entre 7 e 12 anos encaminhados pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) e pela SMED. Os atendimentos diários são realizados por uma equipe de professores de educação física, pedagogos e profissionais da área de saúde. A coordenação geral do projeto é da professora Constance Piffero e a coordenação pedagógica fica a cargo de Lorena Boelter.

O que é o Saci Colorado?

O Projeto Social Saci Colorado começou suas atividades em 2005, e estava previsto para ser concluído em dois anos. O programa surgiu da necessidade do Internacional em pagar uma multa junto ao Ministério do Trabalho. Após o pagamento a multa, o clube manteve o Saci Colorado, pois teve bons resultados e os atendimentos sociais não poderiam parar repentinamente, já que havia um compromisso com as comunidades.

O Saci Colorado já realizou 54 mil atendimentos em dois anos. Somente no primeiro semestre de 2007 foram seis mil atendimentos. O projeto social do Inter atua em creches, escolas municipais, estaduais e em suas respectivas comunidades, além de atender aos mais de 100 idosos de um asilo da capital. As atividades oferecidas são variadas: vão desde o reforço escolar até cursos de capacitação profissional. Um curso de informática é mantido no Gigantinho e cerca de 200 jovens já se formaram desde o início das atividades em 2005.

Projeto social da FECI é destaque no jornal Zero Hora

O projeto social Interagir, da Fundação de Educação e Cultura do Internacional (FECI) foi tema de uma matéria do caderno ZH Menino Deus, do jornal Zero Hora, do dia 20/09. Confira a reportagem na íntegra.

No clube de futebol

Com o desenho de uma pomba e a frase "Quando a gente briga, faz mal para a gente mesmo" Carla Silva Ferreira, 12 anos, manifestava o pedido de paz nos estádios na tarde do dia 17 de setembro. Ela é uma das primeiras crianças a serem atendidas por um projeto da Fundação de Educação e Cultura do Internacional (FECI).

O Programa Interagir faz parte de uma parceria com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) e a Secretaria Municipal de Educação (SMED), responsável pelo encaminhamento de crianças de 7 a 12 anos. O projeto conta com atividades de reforço escolar e oficinas em áreas com esportes, artes, música, saúde, além de apoio pedagógico e psicológico, no Parque Gigante e no Ginásio Gigantinho. Eles também terão acesso à biblioteca, computadores e filmes.

Segundo a coordenadora do Interagir, a professora Constance Piffero, como o projeto está no início, precisa da ajuda de comunidade. Moradores da região podem contribuir com doação de brinquedos e materiais esportivos ou como voluntários para as atividades com as crianças

No dia 17, Carla e os colegas integrantes de abrigos da FASC ouviram histórias da coordenadora pedagógica Lorena Boelter e foram estimuladas a expressarem em desenhos o significado da palavra paz.    


Reprodução da página do ZH Menino Deus com a matéria sobre o projeto Interagir


Outras notícias
Loja Virtual