11/09/2007

ABEL PROJETA O GRE-NAL

O Gre-Nal do próximo domingo (16/9) no Estádio Olímpico, válido pelo Brasileirão, promete ser eletrizante. O Inter vai em busca da 11ª vitória na competição para se aproximar da zona de classificação para a Copa Libertadores. O técnico Abel Braga projeta um clássico franco, de bom nível técnico. "Tem tudo para ser um grande Gre-Nal. Tenho o sentimento de que será um jogo mais aberto, com caráter mais ofensivo", avalia Abel.

A mística do Gre-Nal

Abel conhece a rivalidade do clássico gáucho há muito tempo. Em 1988, comandou o Inter no Gre-Nal do Século, pela semifinal do Campeonato Brasileiro. O time colorado venceu por 2 a 1 em uma virada histórica, com dois gols do centroavante Nilson. Na história recente do Inter, Abel está invicto no clássico. Em 2006, foram disputados quatro Gre-Nais: três empates e uma vitória do Inter. "Já vivi vários clássico brasileiros, mas este é especial. A mística que o envolve é única. Já tenho bastante experiência nesta disputa para saber que ganha o time que errar menos, por isso vamos nos organizar para fazer uma partida inteligente", projeta.

Só a vitória interessa

Atualmente na nona posição com 35 pontos, o Inter precisa vencer para se aproximar da zona de classificação à Libertadores. Para tanto, Abel promete uma postura ofensiva no Olímpico: "Se tivéssemos em uma situação mais cômoda na tabela, poderíamos atuar mais resguardados. No entanto, precisamos recuperar pontos perdidos, por isso vamos procurar jogar para a frente, buscando o gol desde o início", afirmou. Para tanto, Abel poderá escalar o time com Fernandão, Gil e Adriano no ataque. "É uma possibilidade. São jogadores acima da média que poderão nos ajudar muito", avaliou o técnico.

Um time sem surpresas

Segundo Abel, o time que enfrentará o Grêmio não deve ter surpresas. Para o treinador, este não é o momento de fazer grandes mudanças na equipe. "Não tem porque inventar. O Inter está criando uma identidade, e mexer agora não seria o ideal. Vamos procurar fazer melhor do que apresentamos contra o Flamengo", ponderou. Abel antecipou que o lateral Granja não deve iniciar o jogo, uma vez que ainda busca um melhor condicionamento físico. Wellington Monteiro e Jonas são as opções para iniciar o clássico.

Sorondo e Orozco

A dupla de zagueiros ainda aguarda pela inscrição na CBF para ter condições de jogo, mas o aproveitamento dos jogadores  no clássico não está descartado. Abel deixou claro apenas uma coisa: o uruguaio Sorondo e o colombiano Orozco não atuarão lado a lado contra o Grêmio. "Eles estão treinando bem e se entrosando com o grupo. Vou fazer um coletivo na quinta-feira para avaliá-los. De qualquer maneira, os dois juntos é impossível de utilizar no Gre-Nal, pois tem pouco tempo para treinar", afirmou. A boa fase de Sidnei na equipe também pode adiar a estréia da dupla estrangeira.

Os cuidados com o adversário

Os perigos oferecidos pelo Grêmio foram apontados por Abel durante a entrevista coletiva desta terça-feira: "O Grêmio joga muito em função da bola aérea, forçando a jogada com o Tuta. O Diego Souza é outro jogador que está atravessando uam execelente fase. Precisamos ficar atentos no setor defensivo, mas sem perder a ofensividade", alertou.

Rotina de treinos

Abel comandou o primeiro treino com bola da semana na manhã desta terça-feira. Os jogadores que não atuaram nos 90 minutos contra o Flamengo participaram de um coletivo contra atletas do Inter B. Fernandão e Gil atuaram no ataque e mostraram muita movimentação. Fernandão, inclusive, marcou um belo gol de fora da área no empate em 1 a 1. Os demais jogadores realizaram musculação e correram em volta do gramado suplementar. O lateral Elder Granja fez trabalhos físicos específicos. O grupo colorado volta a treinar em dois turnos nesta quarta-feira.

Fotos: Alexandre Lops


Outras notícias
Loja Virtual