05/09/2007

DERROTA NA VILA BELMIRO

Por Alexandre Corrêa (texto) e
Alexandre Lops (foto)
Enviados especiais/Santos

O Internacional perdeu para o Santos por 2 a 1 na noite desta quarta-feira, em Santos, em partida válida pela 24ª rodada do Brasileirão. Adriano marcou primeiro, mas Kléber Pereira e Kléber viraram para os paulistas. No próximo sábado, a equipe colorada enfrenta o Flamengo no Beira-Rio.

O Inter foi a campo com duas modificações em relação ao time que entrou em campo diante do Náutico. Jonas recebeu uma oportunidade na lateral-direita. Com isso, Wellington Monteiro foi para o meio-campo na vaga de Magal. No mesmo setor, Edinho retornou ao time no lugar de Guiñazu. O meio-campista argentino e Magal cumpriram suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo.


Adriano marcou o gol do Inter na Vila Belmiro

No Santos, o técnico Wanderley Luxemburgo escalou Domingos e Adoniram nos lugares do volante Maldonado (convocado para a seleção chilena) e do zagueiro Adaílton, suspenso. Outras mudanças na equipe paulista foram as entradas de Roger no gol no lugar do barrado Fábio Costa e Renatinho no ataque na vaga de Marcos Aurélio.

O gramado era perfeito e pôde ser conferido pelos jogadores colorados no reconhecimento do campo cerca de uma hora antes do confronto. O ambiente no estádio onde o Rei Pelé brilhou nas décadas de 50, 60 e 70 era tranqüilo até instantes antes da partida. Para se ter idéia, quando o sistema de som anunciou os titulares santistas, não houve reação alguma dos torcedores locais. Os refletores só foram acesos 15 minutos antes do jogo, quando a Vila Belmiro ainda tinha um público pequeno.

Quando o Inter entrou em campo foi recebido com o apoio de cerca de 150 torcedores colorados, que ficaram localizados atrás de um dos gols. Já o Santos foi a campo acompanhado de crianças e de dois mascotes: bonecos de peixe, símbolo do clube. Por uma lei estadual, o hino nacional brasileiro foi executado antes do jogo com os dois times perfilados como se fosse partida de Copa do Mundo.

No começo do jogo, o Santos tentou tocar a bola, enquanto o Inter marcou forte e procurou o contra-ataque. Em uma pessão sobre o meio-campo santista, um jogador recuou errado para o goleiro Roger e cedeu o escanteio, aos 4min. Aos 10min20seg, o Santos respondeu quando Kléber Pereira pegou rebote na meia-lua, driblou um zagueiro e chutou ao lado.

O Inter foi ao ataque aos 11min quando Adriano recebeu bom passe de Christian, entrou na área e chutou forte para fazer 1 a 0. Foi o oitavo gol do artilheiro colorado no Brasileiro.

Adriano estava impossível. Aos 13min, deu uma janelinha sensacional em Kléber que fez a falta e levou cartão. Dois minutos depois, Alex entrou na área e cruzou para a pequena área, mas a defesa salvou. Aos 19min, Pinga cruzou da direita e Magrão cabeceou por cima.

Aos 27min20seg, Kléber cruzou da esquerda e Kléber Pereira desviou na primeira trave e empatou o jogo. Aos 30min30seg, Alex cobrou falta da intermediária por cima. Aos 34min, Renatinho entrou na área e chutou forte. Clemer defendeu, mas no rebote Kléber completou para fazer 2 a 1 para o time da casa. No início da jogada, Renatinho recebeu a bola em impedimento, mas o juiz não marcou nada.

Aos 38min20seg, depois de escanteio, a bola tocou em Índio e Roger defendeu nos pés do zagueiro colorado. Aos 41min, entrou Danny Morais no lugar de Sidnei, que saiu lesionado. Aos 44min40seg, Rodrigo Souto pegou sobra na meia-lua e concluiu rasteiro ao lado do gol, com grande perigo. Foi o último lance do primeiro tempo.

No intervalo, o técnico Abel Braga colocou Élder Granja no lugar de Jonas.

Na etapa final, o time colorado tentou pressionar nos primeiros minutos em jogadas de faltas laterais e escanteios para a área. A defesa santista, porém, afastou a maioria das tentativas. Aos poucos, o Inter passou a dominar o jogo. Aos 10min20seg, Adriano recebeu passe livre na área, mas o juiz marcou impedimento.Aos 11min35seg, em falta erguida para a área, Danny Morais cabeceou e Roger fez grande defesa. Aos 12min, depois de escanteio, Adriano pegou o rebote e concluiu por cima.

Aos 16min30seg, Christian tocou para Adriano, na área, e o atacante chutou ao lado do gol, mas o bandeira já anulava o lance por impedimento. Alex aparecia bem no apoio pelo lado esquerdo. O primeiro chute a gol do Santos na etapa final só saiu aos 20min30seg quando Petkovic arriscou  de fora da área para defesa de Clemer.

Aos 23min, duas substituições no Santos: saíram Petkovic e Pedrinho e entraram Rodrigo Tabata e Vitor Júnior. Aos 24min30seg, o técnico Abel Braga fez sua última mudança: Roger no lugar de Magrão. Dois minutos depois, Baiano recebeu na área e chutou forte, mas Danny Morais salvou de carrinho.

Aos 28min25seg, Pinga concluiu da entrada da área e Roger fez boa defesa. Aos 31min, entrou Alessandro no lugar de Adoniram. O Inter buscava o empate, enquanto o Santos se defendia e tentava os contra-ataques. Aos 36min50seg, Kléber recebeu lançamento e tentou encobrir Clemer, para fora. O juiz, porém, anulou o lance por impedimento.

Aos 38min50seg, Baiano arrematou de fora da área muito alto. Aos 43min30seg, Adriano cruzou da esquerda e Christian quase alcançou de cabeça na área. Aos 46min45seg, Alex cobrou falta para a área, mas Roger conseguiu defender. Foi a última jogada de perigo da partida.

"Tivemos uma boa atuação no segundo tempo, mas não conseguimos mudar o placar. Temos que continuar trabalhando forte para reagirmos no campeonato", analisou Adriano.

"Tomamos dois gols por desatenção. Pressionamos muito na etapa final, quando jogamos um futebol de excelente nível. Agora temos que buscar a reação de forma rápida, pois duas ou três vitórias consecutivas neste tipo de campeonato mudam drasticamente a situação na tabela de classificação", afirmou o técnico Abel Braga.

"Saímos na frente mas acabamos sendo envolvidos em dois lances que foram decisivos no jogo. O importante neste momento é nos concentrarmos para buscarmos os três pontos contra o Flamengo", projetou o vice-presidente de futebol Giovanni Luigi.

Santos (2): Roger, Baiano, Marcelo, Domingos e Kléber; Adoniram (Alessandro), Rodrigo Souto, Pedrinho (Vitor Júnior) e Petkovic (Rodrigo Tabata); Renatinho e Kléber Pereira. Técnico: Wanderley Luxemburgo.

Internacional (1): Clemer; Jonas (Élder Granja, intervalo), Índio, Sidnei (Danny Morais, 41min2°t) e Alex; Wellington Monteiro, Edinho, Magrão (Roger, 24min30seg2°t) e Pinga; Adriano e Christian. Técnico: Abel Braga.

Gols: Adriano (I), aos 11min do primeiro tempo, Kléber Pereira (S), aos 27min20seg do primeiro tempo, Kléber (S), aos 34min do primeiro tempo. Cartões amarelos: Kléber, Marcelo, Kléber Pereira (S), Magrão, Jonas (I). Renda: R$ 31.758,00. Público: 3.233. Arbitragem: Djalma José Beltrami Teixeira (Fifa-RJ), auxiliado por Marco Antônio Gomes (Fifa-MG) e Guilherme Dias Camilo (MG). Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos.


Outras notícias
Loja Virtual