25/08/2007

BRASILEIRÃO: VITÓRIA COM GOL NO FINALZINHO

O Internacional venceu o Atlético-PR na noite de sábado por 1 a 0 pela 21ª rodada do Brasileirão. O gol da vitória foi marcado por Alex, de pênalti, aos 44min40seg do segundo tempo. Com o resultado, o time colorado avançou para a oitava colocação, com 31 pontos, a três pontos da zona de classificação da Copa Libertadores da América.


Em noite chuvosa, Alex marcou o gol da vitória sobre o Atlético-PR no Beira-Rio

O jogo teve um elemento determinante, além das questões técnicas, físicas e táticas. A forte chuva que caiu sobre Porto Alegre deixou o gramado muito escorregadio e cheio de poças. Com isso, o domínio e a condução da bola ficaram muito difíceis para os jogadores. Mesmo assim, o Inter fez um primeiro tempo melhor que o adversário e criou mais chances.


Forte chuva prejudicou o gramado do Beira-Rio

O técnico Abel Braga escalou uma equipe com 3-5-2. Índio, Edinho e Sidnei foram os zagueiros, enquanto Wellington Monteiro, Magrão, Alex, Roger e Rubens Cardoso ocuparam o meio-campo. Na frente, Adriano e Iarley formaram o ataque.

Aos 4min20seg, Roger, de boa movimentação, recebeu na direita, arrancou em diagonal e tocou para Rubens Cardoso chutar rasteiro ao lado do gol. Aos 10min40seg, depois de cobrança de falta, Alex concluiu de fora da área ao lado do gol. Os chutes de média distância, por sinal, eram alternativas diante das dificuldades de tocar a bola com o gramado encharcado.


Roger (D) apresentou intensa movimentação no meio-campo

Aos 12min10seg, novamente Alex recebeu na intermediária e concluiu por cima. Aos 19min15seg, Alex tocou para Adriano na área concluir rasteiro e Viáfara fazer defesa segura. Aos 19min40seg, Iarley recebeu na meia-lua, girou e chutou de pé esquerdo por cima, com perigo. Aos 27min, saiu Iarley, com lesão no ombro, e entrou Christian.

Aos 34min30seg, depois de dois cruzamentos para a área, Edinho pegou o rebote e arrematou por cima. Aos 39min45seg, o Atlético-PR fez a sua única jogada de perigo na primeira etapa. Edno cruzou e Marcelo cabeceou ao lado. Aos 47min45seg, Alex cobrou falta no ângulo e Viáfara salvou com grande defesa para escanteio.


Viáfara evita o gol so Inter no final do primeiro tempo

Na etapa final, o Inter voltou pressionando mais em busca da vitória. O Atlético-PR, por sua vez, só se defendia do jeito que podia. A chuva parou e o campo melhorou, permitindo mais chances de gol para o time colorado. Aos 7min25seg, Alex recebeu no bico da área e concluiu rasteiro. A bola cruzou a área e saiu ao lado do gol.

Aos 8min40seg, o Inter pressionou concluindo três chutes em seqüência na área, mas todos foram desviados na defesa paranaense. Aos 12min40seg, Christian chutou de fora da área e Viáfara fez grande defesa para escanteio. Aos 13min55seg, Alex concluiu forte de fora da área, a bola quicou no gramado, Viáfara soltou e Índio, livre na área, chutou para fora.


Christian quase marcou no segundo tempo

Aos 15min40seg, o zagueiro Rodolfo fez uma falta violentísima em Alex e foi expulso. Com 10 jogadores, o time paranaense recuou ainda mais, praticamente desistindo de atacar. Aos 18min, saíram Ramon e Marcelo no Atlético-PR e entraram o zagueiro Antônio Carlos e o atacante Dinei. Dois minutos depois, Ferreira fez outra falta violenta em Adriano e só levou o cartão amarelo.

Aos 21min5seg, Alex cobrou falta e Magrão cabeceou por cima. Aos 22min30seg, saiu Magrão e entrou Jonas na lateral-direita. Com isso, Wellington Monteiro voltou à função de volante. Aos 26min45seg, Adriano foi à linha de fundo e cruzou para Christian cabecear para pequena área e Rubens Cardoso quase alcançar a bola.


Adriano luta contra a marcação adversária

Aos 28min30seg, saiu Rubens Cardoso e Abel Braga colocou o atacante Wellington. Dessa forma, Alex passou para a ala esquerda e o Inter passou a ter três atacantes. Aos 33min40seg, na única chegada do time paranaense até então, Jancarlos cobrou falta na rede pelo lado de fora. O Inter respondeu aos 36min quando Wellington Monteiro cobrou falta e a bola cruzou toda a área sem que ninguém completasse para o gol.

O Atlético-PR abusava da catimba, principalmente o goleiro colombiano Viáfara, que levou cartão amarelo por isso. Aos 39min50seg, Christian chutou forte, a bola desviou na zaga e foi por cima.


Alex está marcando, de pênalti, o gol da vitória no Beira-Rio

A pressão colorada continuou até que, aos 42min, Jonas foi derrubado na entrada da área. O juiz marcou pênalti, enquanto os paranaenses reclamaram bastante de que o lance teria sido fora da área. Na cobrança, Alex marcou o gol da vitória: 1 a 0. Foi o quinto gol de Alex no Brasileirão e o sexto na temporada.

Aos 46min, o técnico Nei Franco retirou o volante Erandir e colocou o atacante Pedro Oldoni. Aos 47min10seg, Edno cobrou falta e a bola sobrou para Pedro Oldoni que tentou chutar, mas Wellington salvou de carrinho para escanteio, garantindo a vitória colorada.

Desde que o técnico Abel Braga retornou ao Beira-Rio, o Inter está invicto com duas vitórias e um empate. Além disso, o time não perde há quatro jogos e está se aproximando da zona de classificação para a Copa Libertadores da América.

?Foi um jogo difícil devido ao gramado encharcado, mas a equipe está de parabéns pela vitória?, comemorou o meio-campista Roger, na saída do campo.

?Valeu pela vitória. Fomos uma equipe que procurou atacar, que procurou jogar pelos lados do campo, apesar do campo encharcado?, avaliou o técnico Abel Braga.

Internacional (1): Clemer; Índio, Edinho e Sidnei; Wellington Monteiro, Magrão (22min30seg2ºt), Alex, Roger e Rubens Cardoso (Wellington, 28min30seg2ºt); Iarley (Christian, 27min1ºt) e Adriano. Técnico: Abel Braga.

Atlético-PR (0): Viáfara; Jancarlos, Danilo, Rhodolfo e Edno; Alan Bahia, Clayton, Erandir (Pedro Oldoni) e Ramon (Dinei); Ferreira e Marcelo (Antônio Carlos). Técnico: Nei Franco.

Gol: Alex (I), aos 44min40seg do segundo tempo. Cartões amarelos: Erandir, Ramon, Jancarlos, Ferreira, Viáfara (A), Índio, Wellington, Alex (I). Expulsão: Rodholfo (A). Renda: R$ 168.508,00. Público: 13.057 (11.597 pagantes). Arbitragem: Luís Antônio dos Santos (RJ), auxiliado por Aristeu Tavares (RJ) e Wagner de Almeida Santos (RJ). Local: Beira-Rio.

Fotos: Alexandre Lops


Outras notícias
Loja Virtual