07/06/2007

ESCOLA RUBRA APRESENTA NOVOS GRAMADOS

Rodney Silva (texto)
Alexandre Lops (fotos)

Três novos gramados destinados aos alunos da Escola Rubra foram inaugurados na manhã desta quinta-feira (7/6), no Complexo Beira-Rio. Dois campos têm dimensão de 30x50 metros e um tem 40x60 metros. Na apresentação dos gramados estavam presentes o presidente Vitorio Piffero, o 1º vice-presidente Pedro Affatato, o vice-presidente de futebol Giovanni Luigi, o vice-presidente de administração Décio Hartmann, os diretores das categorias de base Carlos Fraga e Bernardo Stein, e o diretor da Escola Rubra Orestes Portolan.


Dirigentes colorados acompanharam a inauguração dos gramados

Após a cerimônia, os alunos da escolinha começaram os jogos do campeonato interno. Os dirigentes colorados acompanharam as partidas até o final. A estrutura da Escola Rubra vem sendo qualificada nos últimos anos. Em 2004, foram inaugurados novos vestiários para os alunos nos mesmos moldes do time profissional. Além dos três novos gramados no Complexo Beira-Rio, a Escola Rubra conta com os campos de grama sintética no Estádio dos Eucaliptos e os gramados do Parque Gigante. ?Estes novos campos vem complementar a formação dos garotos como atletas e como cidadãos. Essa nova estrutura serve para qualificar ainda mais o desenvolvimento dos fundamentos do futebol?, comenta o diretor da Escola Rubra Orestes Portolan.

O presidente do Internacional Vitorio Piffero destaca a parceria com o Esporte Clube São José, de Porto Alegre, para a estrutura dos novos campos da escolinha. ?O São José trocou recentemente o gramado do seu estádio e ele foi reaproveitada pelo Inter nos campos da escolinha. É gratificante ver a alegria dos futuros craques colorados nestes campos. Isso aprimora ainda mais o trabalho feito pela Escola Rubra na identificação com o clube de maneira qualificada?, afirma.


Garotos usufruem da qualidade do novo gramado

Os investimentos em infra-estrutura é apontado como o diferencial do Complexo Beira-Rio em relação a outros clubes o Brasil, segundo o vice-presidente de futebol, Giovanni Luigi. ?O Inter, com estes novos campos, colhe investimentos de médio e longo prazo com a formação de atletas?, diz o dirigente colorado.

Pais, atletas e professores entusiasmados com a nova estrutura

Devidamente uniformizados com abrigos do Inter, Vanderlei e Cristina Andrade vibravam com as jogadas do filho Gabriel, 12 anos, na partida. ?Esses gramados incentivam ainda mais os garotos a virem treinar, já que é uma estrutura adequada para a prática do futebol?, avalia os pai.

O sócio colorado Anderson Silva também acompanhava a entrada em campo do filho Júnior, 11 anos, enquanto elogiava os gramados. ?Os guris treinavam em campos sintéticos que são menores, agora com os campos de grama natural vai ficar melhor para o aprendizado dele. Quando eu era criança jogava nos campos de areia e agora está excelente?, conta. O garoto estava ansioso para jogar. ?Quero ver se esse gramado é bom mesmo. Acho que vai ser bem legal treinar aqui a partir de agora?, diz o jovem.


Futuros craques desenvolvem habilidades no campo da Escola Rubra

O professor da Escola Rubra Marco Gadenz acompanhou a partida e já percebeu a melhora do rendimento dos garotos. ?A qualidade dos gramados melhora também o rendimento em campo. A tendência é aprofundar a aplicação dos fundamentos dando maior potencial técnico e tático para a formação de futuros atletas colorados?,

Escola Rubra engajada com as causas sociais

Atualmente a Escola Rubra conta com 1250 alunos matriculados e uma lista de espera de mais 850 inscritos. Com mais essa nova estrutura existe uma idéia inicial de ampliação das vagas para o próximo ano, que devem chegar a 2 mil alunos. Mas a escola Rubra também está presente na formação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. A escolinha colorada ensina garotos para a prática do futebol com aulas assistidas pelos professores nos campos do Complexo Beira-Rio, Eucaliptos e Parque Gigante. Entre os 1250 alunos existem cerca de 210 garotos carentes que recebem isenção de taxa e freqüentam os treinos da escolinha. Os projetos promovem melhorias no rendimento e no aproveitamento escolar das crianças. Para participar dos programas, cada criança deve apresentar bom aproveitamento nas escolas que freqüentam.


Escola Rubra mostra engajamento social

Desde 2000, o Inter realiza uma parceria com o Banrisul, na qual cerca de cem jovens escolhidos pelo desempenho nos cursos profissionalizantes da Fasc são encaminhados para as aulas na Escola Rubra. Outro convênio, com a Secretária Municipal de Esporte, destina 50 vagas para meninos carentes que estudam na rede pública de ensino. O Inter tem um projeto próprio da Escola Rubra que destina aproximadamente 60 vagas para alunos que comprovem situação de carência através de entrevistas com os pais. ?Temos um compromisso de contribuição na formação dos meninos carentes e o Inter não pode fechar as portas para essa realidade. Temos a exigência que esses garotos estejam bem em sua freqüência escolar?, afirma o diretor Orestes Portolan.


Outras notícias
Loja Virtual