20/04/2007

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O DIRETOR EXECUTIVO DAS CATEGORIAS DE BASE, CARLOS FRAGA

O ano de 2006 foi vitorioso para as categorias de base do Inter. Os jovens talentos colorados conquistaram títulos importantes, como o Campeonato Brasileiro Sub-20 e o Torneio Eurovoetbal, na Holanda. Em entrevista exclusiva, o diretor executivo das categorias de base do clube, Carlos Fraga (foto), fala dos projetos para 2007.

Site do Inter - Quais são as principais competições que as categorias de base vão enfrentar em 2007?

Carlos Fraga - Esse ano de 2007 nós temos um elenco grande de competições em todas as faixas etárias. As principais são a Copa Macaé, em julho, da categoria juvenil, que é uma competição a nível do Campeonato Brasileiro Sub-20, que será em dezembro. Essas são as duas competições mais importantes a nível nacional, além do Campeonato Gaúcho. Há também as competições internacionais que o Inter irá participar. Uma na Itália, com a categoria Sub-13, que foi campeã do EFIPAN e com os juniores, na Holanda, em Groningen, onde fomos campeões no ano passado. O objetivo principal desse trabalho é a revelação de atletas para o grupo principal, então essas competições servem para dar bagagem para os atletas que futuramente podem integrar a equipe principal.

Site do Inter - Qual a avaliação que o Sr. faz dos resultados obtidos até agora em 2007?

Carlos Fraga - Estão dentro do esperado para o início de 2007. Estamos começando bem. Tivemos a participação dos juniores do Punta Cup, uma competição importante aonde enfrentamos diversas equipes tradicionais da América do Sul e ficamos em quarto lugar. Esse resultado já nos deu uma boa impressão do grupo que temos para o ano de 2007.

Site do Inter - Existem talentos surgindo que podem futuramente integrar a equipe principal do Inter?

Carlos Fraga - Alguns meninos que estão no grupo B do Inter já estão sendo observados para que possam ser integrados ao grupo principal. A equipe júnior, como é formada por meninos que estão em seu primeiro ano na categoria, seria prematuro dizer que há jogadores que podem ser integrados em breve, mas o que pode ser dito é que estes meninos tem qualidade e serão trabalhados.

Site do Inter - Qual é a ênfase principal dos treinamentos das categorias de base; a parte tática ou os fundamentos do futebol?

Carlos Fraga - Nós trabalhamos as duas partes. No início da formação, a parte de fundamentos é enfatizada e ao longo do tempo, a parte tática vai sendo introduzida, sem nunca deixar de trabalhar os fundamentos básicos do futebol.

Site do Inter - Qual a expectativa para as competições que o Inter B fará no exterior?

Carlos Fraga - A expectativa é boa, porque é um momento de colocar estes meninos que ainda não tiveram oportunidades na equipe principal, se deparando com equipes profissionais. Isso faz com que eles amadureçam e possam ser melhor avaliados.

Site do Inter - Como o sr. avalia a campanha do Inter B na segundona do Gauchão?

Carlos Fraga - Uma campanha muito boa. O Inter B é um laboratório, um aprendizado. A equipe está se portando muito bem, lidera sua chave e é um trabalho muito bom que vem sendo realizado pelo Lisca (Luiz Carlos de Lorenzi, técnico do Inter B).

Site do Inter - Qual a importância para os jovens da equipe da presença de jogadores experientes no Inter B, como o Gustavo?

Carlos Fraga - É o suporte do trabalho. Estes jogadores passam sua experiência como jogador profissional para dar estabilidade para o grupo mais jovem. Essa é a importância dos jogadores com mais bagagem no grupo.

Site do Inter - Entre os objetivos de abrir mercados no exterior para o time e jogadores, gerando receitas ao Inter, o que está programado para 2007?

Carlos Fraga - O Internacional está sempre em busca de parceiros para colocar no mercado jogadores que não serão utilizados pelo clube. É um trabalho muito importante que está sendo realizado pelo Vice-Presidente de Esportes Amadores, Luciano Davi, que está trabalhando em busca de parceiros, para que possamos colocar estes atletas que não forem utilizados na equipe principal.

Site do Inter - Há excursão programada inclusive para alguns países da Ásia.

Carlos Fraga - Exatamente. O Internacional já tem agendados 4 amistosos na Ásia para desenvolver essas parcerias.

Site do Inter - Qual a importância destas competições que o time mirim disputará na Itália contra equipes de tradição como Juventus e Sampdoria, da Itália, para estes meninos mais jovens?

Carlos Fraga - Eu vou voltar ao passado. No trabalho do Fernando Carvalho, do qual eu tive o prazer de fazer parte, se iniciou a busca deste campeonato mundial. Lá naquela época se trabalhava com a idéia que nossos times tivessem uma experiência internacional. Nós fomos em busca deste objetivo com os meninos nascidos em 1985, que vieram a ser campeões mundiais em 2000, na Copa Nike. Queremos fazer este mesmo trabalho hoje com os meninos nascidos em 1993, para que daqui a 6 anos ele venham a nos dar o retorno, assim como os meninos de 1985, como o Renan, o Maycon, o Martin, o Rafael Sobis, o Diego e o Diogo.


Outras notícias
Loja Virtual