12/11/2019

Inter recebe prêmio Top de Marketing 2019 com case das Gurias Coloradas

Vencedor do Top de Marketing 2019, prêmio promovido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS), na categoria Esportes com o case “Gurias Coloradas – O Futebol Feminino do Sport Club Internacional”, o Clube do Povo foi devidamente premiado na noite desta terça-feira (12/11), em cerimônia realizada na Casa NTX, em Porto Alegre. Na solenidade, estiveram presentes representando o Internacional o vice-presidente de Relacionamento Social, Norberto Guimarães, o vice-presidente de Marketing e Mídia, Nelson Pires, bem como diretores, gerentes e atletas do futebol feminino.


Vice-presidente de Relacionamento Social, Norberto Guimarães (D) recebeu a premiação em nome do Clube (Foto: Anderson Kbelo)

“É um reconhecimento ao trabalho que foi feito por várias mãos. Esse projeto das Gurias Coloradas é um trabalho que começou do zero há três anos e hoje nós estamos aí ganhando títulos, disputando campeonatos, fomos para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro Feminino, temos várias meninas na seleção brasileira. Tudo isso é um reconhecimento a esse trabalho”, salientou Norberto Guimarães, vice-presidente de Relacionamento Social.

“É um tremendo reconhecimento para a equipe de marketing e mídia do Inter. Esse ano, só em relação às Gurias, lançamos uma marca nova que se transformou em uma coleção de roupas, que foi sucesso e vendeu tudo em uma semana. A gente tem também a rede social das Gurias Coloradas, que cresceu muito nesse ano. Além disso, as Gurias, por si só, são um sucesso. Esse ano já ganharam vários títulos. Então a gente teve na mão a sorte de pegar um produto bom e, obviamente, ter um time fantástico produzindo, trabalhando e criando uma marca praticamente inexistente, e que nesse ano embalou e se tornou super conhecida”, destacou o vice-presidente de Marketing e Mídia, Nelson Pires.

A participação feminina no Clube do Povo é antiga e fundamental para que tenhamos cada vez mais feitos relevantes. Atualmente, mais de 22% do quadro social colorado é composto por mulheres, mais de 25% dos funcionários do Clube são do sexo feminino e, ainda, existe uma torcida organizada composta exclusivamente por elas, a Força Feminina Colorada (FFC).

Quanto ao futebol feminino, o Inter deu início às atividades na modalidade em 1984. Depois, nas décadas de 90 e 2000, novas tentativas foram feitas, mas não obtiveram continuidade. Assim, foi em 2017 que ocorreu a retomada de forma profissional, coroada, em agosto de 2019, com sua nova marca, desenvolvida pelo designer especialista em futebol Gonza Rodriguez, contratado ainda no início do corrente ano. Aliado a isso, houve criação das categorias de base nas categorias sub-14, sub-16 e sub-18, aumento da estrutura administrativa para acompanhar a evolução do campo, e extensão de vagas e abertura de novas sedes de escolinhas, em Porto Alegre e no interior do Rio Grande do Sul.

Na área de Licenciamento, desenvolveu-se a modelagem feminina do material esportivo para atletas a partir da coleção de 2018 e foram contratadas profissionais de moda para integrar o departamento, a fim de qualificar a oferta dos produtos de confecção e modelagens, dando ainda mais atenção ao público feminino. Mais do que isso, as Gurias Coloradas foram incluídas em eventos relacionados a inaugurações e similares em lojas oficias do Inter, tendo sido, ainda, lançada uma linha com produtos da nova marca das Gurias.

carregando galeria...

Os números também comprovam a evolução vivida fora das quatro linhas. Em 2017, eram três as empresas patrocinadoras das Gurias Coloradas, enquanto, em 2019, houve um incremento de 549% em receita. Atualmente, são 308 as Gurias atuando em escolinhas, categorias de base e adulta. Já nas redes sociais, do ano da retomada até a presente temporada foi atestado um aumento de 174% nas curtidas no Facebook, 318% de seguidores no Twitter, e 321% no Instagram.

De maneira simultânea, os resultados obtidos dentro de campo também têm sido positivos. No profissional, logo na temporada de retomada aconteceu a conquista do Campeonato Gaúcho, torneio que, na atual edição, vê as Gurias construírem excelente campanha de seis triunfos em seis rodadas. Em 2019, a categoria Sub-17 também se sagrou campeã do Gauchão. Já em âmbito nacional, no último dia 17 as Gurias Coloradas levantaram a taça do primeiro Campeonato Brasileiro Sub-18. O título foi garantido em partida fora de casa, disputada contra o São Paulo, no Pacaembu.

Atualmente, são patrocinadores oficiais das Gurias Coloradas: Nike, Banrisul, Uber, Uber Eats, Universidade LaSalle, Vero, Pompéia, Laghetto Hotéis e Unimed Porto Alegre. Há, também, mais três parceiros: Naturas, Lavanderia Chuá e PanVel.


Outras notícias
Loja Virtual