04/03/2007

VITÓRIA NA RAÇA EM NOVO HAMBURGO: 2 A 1

Por Alexandre Corrêa (texto)
Alexandre Lops (fotos)
Enviados Especiais/Novo Hamburgo

O Internacional venceu o Novo Hamburgo por 2 a 1, em uma virada sensacional, na tarde do último domingo, em Novo Hamburgo. O time da casa marcou primeiro com Kelson, no primeiro tempo, mas o Inter virou nos últimos minutos. Jean empatou aos 40min30seg e Adriano Gabiru virou aos 46min30seg do segundo tempo. Com o resultado, o time colorado subiu para 14 pontos e segue na briga pela classificação à próxima fase do Gauchão.


Adriano Gabiru entrou no segundo tempo e marcou o gol da vitória sobre o Novo Hamburgo

Antes do jogo, o Inter encontrou um ambiente favorável criado pela torcida colorada. Apesar de a partida ser disputada no Estádio Santa Rosa, em Novo Hamburgo, a delegação sentiu o apoio dos seus torcedores cedo. Logo na chegada, por volta das 14h15min, o ônibus da delegação se deparou com filas gigantescas de colorados que circundavam o estádio. Somente às 14h30min, quando os portões foram abertos, a torcida pôde começar a colorir de vermelho o concreto branco do Santa Rosa. E não demorou muito para que todo o espaço destinado aos colorados fosse ocupado, fazendo com que fossem a maioria. Cerca de 2/3 do estádio era vermelho.

O Inter começou com quase o mesmo time que derrotou o Emelec pela Libertadores na quarta-feira. Somente Ceará foi poupado. Em seu lugar, entrou Granja. No meio-campo, Wellington Monteiro voltou ao time no lugar de Perdigão. O Novo Hamburgo atuou com um esquema 3-5-2 com Terrão e Kelson no ataque.

O calor e o sol eram intensos. A ponto de o árbitro Márcio Coruja comunicar antes do jogo que haveria uma parada em cada tempo para os jogadores tomarem água. Quando a partida começou, a idéia dos dois times ficou clara cedo. O Inter tomava iniciativa, tocando a bola em busca dos espaços. Já o Novo Hamburgo se postava com todos os jogadores no campo de defesa, marcando forte e buscando os contra-ataques.


Abel aproveita para passar instruções ao time durante pausa do jogo

Aos 3min35seg, Alex cobrou falta para Índio cabecear e a zaga salvar na pequena área. Um minuto depois, Alex fez nova cobrança de falta desta vez para Índio concluir de cabeça por cima.

No meio-campo colorado, Wellington Monteiro e Edinho se destacavam nas retomadas de bola, enquanto Índio surgia forte na frente como um elemento-surpresa em muitos lances. Aos 14min25seg, Iarley recebeu lançamento na ponta-direita e cruzou para Fernandão cabecear com muito perigo ao lado do gol.

Aos 17min25seg, Kelson pegou a bola na entrada da área e concluiu forte por cima. Foi o primeiro chute da equipe da casa. O Inter respondeu aos 18min45seg com Iarley cobrando falta ensaiada ao lado do gol. Aos 20min50seg, depois de escanteio, a bola passou pela defesa e Clemer fez grande defesa, no reflexo.

O Inter respondeu aos 23min20seg com cruzamento de Granja que Índio cabeceou ao lado. No contra-ataque, Terrão avançou, entrou na área, mas Clemer fez outra grande defesa. Aos 26min15seg, Edinho cruzou da esquerda, a zaga do Novo Hamburgo falhou, a bola bateu no peito de Alexandre Pato e Marcão fez grande defesa.


Zagueiro Índio foi o elemento-surpresa do ataque colorado

Aos 27min foi a vez do Novo Hamburgo quase marcar. Éder foi lançado na área, Hidalgo cortou, mas Kelson no rebote chutou forte por cima. Aos 29min, o jogo foi paralisado por três minutos para que os jogadores tomassem água devido ao forte calor. Na volta, o atacante Terrão deixou o gramado para a entrada de Marquinhos Belém, que foi para a ala direita, passando Éder ao ataque.

Aos 33min25seg, o time da casa abriu o placar. Alex cobrou escanteio e Kelson cabeceou forte no canto: 1 a 0. Com o gol, a partida ficou ainda mais trepidante com lances de gols para os dois lados. Aos 34min20seg, Iarley entrou na área e chutou cruzado para boa defesa de Marcão. No rebote, por pouco Alex não conseguiu chegar na bola.

O Inter seguiu pressionando. Aos 35min15seg, depois de escanteio, Edinho cabeceou até Iarley, que girou e acertou um chute no travessão. Aos 38min, Iarley foi lançado, entrou na área e quase alcançou a bola na saída do goleiro. No contra-ataque, 10 segundos depois, Marcelo Silva cruzou da direita e Kelson cabeceou ao lado com perigo.

Aos 42min45seg, Edinho avançou pelo meio e tocou até Alex que passou para Alexandre Pato. O garoto chutou forte de pé esquerdo e Marcão fez ótima defesa para escanteio. Aos 43min40seg, Alex cobrou escanteio e Índio, de cabeça, quase empatou.

No final, o juiz Márcio Coruja cometeu um equívoco. Apesar de ter parado o jogo por três minutos e ainda dar dois minutos de acréscimo, terminou a partida aos 47min.

No intervalo, o técnico Abel Braga retirou Alexandre Pato, que sentiu o tornozelo, e Hidalgo e colocou Adriano Gabiru e Jean. Com isso, Alex foi para a lateral-esquerda, enquanto Adriano foi para a meia, passando Fernandão para a função de centroavante e Jean para o ataque, pelo lado esquerdo.


Fernandão salta para cabecear sob forte marcação: Inter encarou um jogo duro em Novo Hamburgo

A 1min45seg, Alex cobrou falta da intermediária e a bola passou muito perto, por cima. Aos 5min, Élder Granja cruzou da direita até Fernandão, que foi desequilibrado pelo zagueiro Neno e cabeceou ao lado do gol. Pênalti claro não marcado pelo juiz Márcio Coruja.

O Inter pressionava, enquanto o Novo Hamburgo ficava atrás, bem fechado. Iarley, pela direita, Fernandão, no centro, e Jean, pela esquerda, formavam uma linha de três atacantes em busca da virada.

Aos 11min10seg, Granja arrancou forte, atravessou todo o campo e passou para Iarley, na entrada da área concluir e Marcão defender. Aos 15min45seg, Eder cruzou da direita e Kelson quase alcançou. Aos 16min30seg, entrou Moreira no lugar de Alex. Aos 18min30seg, Fernandão deu lindo passe de calcanhar para Wellington Monteiro, na área, chutar por cima.

Aos 25min, saiu Iarley e entrou Michel. Aos 25min30seg, Adriano cabeceou e Marcão salvou para escanteio. Michel passou a jogar como um ponteiro direito buscando os cruzamentos para Fernandão.

Aos 34min, saiu Marcelo Silva e entrou o atacante Jaílson. Dois minutos depois, Fernandão recebeu na área, driblou o zagueiro e chutou para grande defesa de Marcão. O juiz e o bandeira não viram a defesa e não marcaram o escanteio.


Na raça: Jean marcou o gol de empate aos 40min30seg da etapa final

Aos 40min30seg, Adriano fez jogada sensacional, passando pelo zagueiro e tocando para Fernandão chutar forte no canto. O goleiro defendeu parcialmente e Jean chutou forte para empatar. Foi o primeiro gol de Jean com a camiseta colorada.

Aos 42min, Fernandão, de cabeça, quase virou. Aos 43min30seg, o zagueiro Rodrigo Santos deu entrada criminosa em Adriano e só levou o cartão amarelo. Aos 46min30seg, Granja deu grande lançamento para Fernandão ajeitar de peito para Adriano chutar e virar: 2 a 1. Festa colorada em Novo Hamburgo.

Depois do jogo, os jogadores se abraçaram e a torcida colorada fez uma grande festa, especialmente para Adriano Gabiru, mais uma vez o herói do Inter.

O Inter ocupa a quarta colocação da Chave 1 do Gauchão, a um ponto da Ulbra (3ª colocada). Os dois times se enfrentam na próxima quarta-feira (07/03), no Beira-Rio.

"Foi complicado jogar contra o forte calor. Mas o time mostrou muira raça e conseguiu superar todas as dificuldades. Viemos com o objetivo de vencer", comemorou Adriano, autor do gol da vitória.

?Foi uma vitória de raça do nosso time?, festejou o capitão Fernandão.

?A gente não fez uma grande partida, mas o importante foi esse espírito?, disse Alex.

"Este é o espírito do Inter. Muita luta e dedicação dentro de campo. O time soube jogar da maneira certa no segundo tempo e conseguiu reverter o placar. Agora temos jogos decisivos pela frente. Vamos avaliar com calma a situação de cada jogador para colocar o melhor time em campo", antecipou o técnico Abel Braga.

"O Inter não desistiu da vitória e lutou durante os 90 minutos. Tivemos a garra de time campeão do mundo", elogiou o presidente Vitorio Piffero.

Novo Hamburgo (1): Marcão; Rodrigo Santos, Luiz Henrique e Neno; Eder, Fred, Marcelo Silva (Jaílson), Alex (Moreira) e Fabinho; Terrão (Marquinhos Belém) e Kelson. Técnico: Abel Ribeiro.

Internacional (2): Clemer; Granja, Índio, Rafael Santos e Hidalgo (Adriano, intervalo); Edinho, Wellington Monteiro, Alex e Fernandão; Iarley (Michel, 25min 2ºt) e Alexandre Pato (Jean, intervalo). Técnico: Abel Braga.

Gols: Kelson (NH), aos 33min25seg do primeiro tempo, Jean (I), aos 40min30seg do segundo tempo, Adriano (I), aos 46min30seg do segundo tempo. Cartões amarelos: Alex, Marcelo Silva, Luiz Henrique (NH). Arbitragem: Márcio Coruja, auxiliado por Vili Tissot e Sérgio Cordeiro Filho. Local: Estádio Santa Rosa, em Novo Hamburgo.


Outras notícias
Loja Virtual