24/02/2007

GAUCHÃO: INTER VENCE COM GOL DE PATO EM CIDREIRA

Por Alexandre Corrêa
Fotos: Alexandre Lops
Enviados especiais/Cidreira

O Internacional venceu o Veranópolis por 2 a 1 na tarde deste sábado em Cidreira em partida válida pela oitava rodada do Gauchão. Os gols colorados foram de Ceará e Alexandre Pato, que retornaram ao time assim como o zagueiro Índio. Com o resultado, o time colorado avançou para quarta posição na classificação. Agora, todas as atenções ficam voltadas para a partida contra o Emelec, do Equador, na próxima quarta-feira, no Beira-Rio, válida pela Copa Libertadores da América.


Alexandre Pato (no alto) comemora: atacante marcou o gol da vitória sobre o Veranópolis

A partida em Cidreira marcou a volta de três campeões do mundo à equipe: o atacante Alexandre Pato, o lateral-direito Ceará e o zagueiro Índio. Já o capitão Fernandão, que havia atuado no segundo tempo do confronto com o Nacional, em Montevidéu, iniciou a sua primeira partida no ano.

O técnico Abel Braga escalou uma equipe com Clemer, no gol, Ceará, Índio, Rafael Santos e Rubens Cardoso na defesa. O meio-campo teve o garoto Maycon na primeira função mais defensiva com Perdigão, Fernandão e Adriano na armação e articulação para os atacantes Luiz Adriano e Alexandre Pato, titulares da seleção brasileira sub-20 que conquistou recentemente o Sul-Americano da categoria no Paraguai.

Apesar da ameaça de chuva e da transferência do jogo para Cidreira, cerca de 2,5 mil colorados compareceram ao litoral para conferir a partida. Os colorados vibraram muito quando os jogadores entraram em campo, principalmente com Fernandão e Alexandre Pato, que calçava chuteiras amarelas. O Inter entrou em campo segurando uma faixa de apoio à Sociedade Emanuel, pedindo doações.


Falta cobrada por Ceará acerta o ângulo do goleiro Gilmar

 O jogo começou ríspido. Com apenas 1min30seg, um cartão amarelo pra cada lado: Maycon (I) e Coracini (V). A volta de Ceará ao time principal não poderia ter começado melhor. Aos 2min15seg, o lateral que parou Ronaldinho Gaúcho em Yokohama cobrou falta com perfeição e a bola entrou no ângulo: 1 a 0. Foi o quinto gol do jogador com a camiseta colorada.

Aos 7min15seg, Alexandre Pato (foto abaixo) tabelou com Fernandão e arrancou aplausos dos torcedores. Aos poucos, porém, o Veranópolis passou a ameaçar, demonstrando bom toque de bola e habilidade. Aos 8min10seg, Dinei arriscou de fora da área ao lado do gol. Aos 11min, novamente Dinei arrancou e chutou forte para grande defesa de Clemer. Aos 13min40seg, Fininho concluiu da intermediária com efeito e o goleiro colorado defendeu novamente.

O Inter buscava os contra-ataques e até tinha espaço pra isso, mas não conseguia acertar a última jogada. Destaque para Adriano Gabiru, que fazia boas arrancadas pelo meio. Em uma delas, aos 14min50seg, ele avançou até a entrada da área e chutou forte, mas a bola bateu nas costas do zagueiro. Aos 21min, Perdigão cruzou para Alexandre Pato cabecear e Gilmar defender.

O jogo seguia em ritmo forte com ataques dos dois lados. Aos 23min, Menegon chutou de dentro da área e Clemer fez boa defesa. O Inter respondeu um minuto depois com uma jogada bonita de Alexandre Pato. Rubens Cardoso cruzou da esquerda, Alexandre tocou de cabeça para Fernandão, que devolveu também de cabeça. O garoto tentou então um voleio, mas a bola foi por cima.

O Veranópolis voltou a ameaçar aos 25min30seg com grande jogada de Gleidson, que driblou a zaga e concluiu para grande defesa de Clemer. O time da Serra chegou ao empate aos 27min15seg. O centroavante Vitor Hugo entrou em velocidade na área e chutou cruzado: 1 a 1.

Aos 30min35seg, Ceará cobrou falta da direita na cabeça de Índio, que concluiu com perigo ao lado do gol. Aos 34min10seg, Gleidson foi lançado, entrou na área livre e tentou cruzar, mas Clemer salvou com boa saída. Um minuto depois, Ceará fez jogada de ponteiro pela direita, passando pelo adversário e cruzando até Alexandre Pato cabecear ao lado do gol.

O Inter marcou novamente aos 39min15seg. Adriano cruzou da intermediária para Luiz Adriano cabecear, Gilmar fazer grande defesa e Alexandre Pato completar para o gol: 2 a 1. Foi o terceiro gol de Alexandre em quatro partidas com o time principal. Aos 41min45seg, Luiz Adriano recebeu na entrada da área, avançou e concluiu para defesa salvadora de Gilmar.


Luiz Adriano está cabeceando no lance que originou o segundo gol, marcado por Pato ainda no primeiro tempo

No intervalo, o técnico Abel Braga retirou Luiz Adriano e colocou o volante Wellington Monteiro, liberando mais Perdigão para avançar. Com isso, também Fernandão pôde se juntar a Alexandre Pato no ataque.

O Veranópolis voltou disposto a empatar, enquanto o time colorado se posicionou mais na defesa, buscando os contra-ataques. Em um deles, aos 9min40segmin, Perdigão lançou Fernandão, que matou no peito e caiu na área, pressionado por um zagueiro, mas o juiz Carlos Simon não marcou pênalti.

Aos poucos, o Inter passou a dominar o jogo e criar jogadas de perigo, deixando o Vernaópolis acuado. Aos 11min, Rubens Cardoso cruzou da esquerda, Índio deixou a bola passar inteligentemente para Fernandão na área, que chutou por cima. Aos 11min40seg,  Ceará fez jogada sensacional na linha de fundo, driblando o marcador sobre a linha e cruzando até Rubens Cardoso concluir por cima.


Ceará teve atuação destacada contra o Veranópolis

Aos 15min, Pato fez jogada de habilidade pela esquerda, dando um balãozinho no adversário até ser derrubado. A torcida colorada vibrou com a jogada do garoto. Aos 15min40seg, Fernandão recebeu lançamento na área e cabeceou para grande defesa de Gilmar. Quatro minutos depois, Alexandre recebeu bom passe de Perdigão na área e chutou para outra defesa de Gilmar.

Aos 23min30seg, a equipe da Serra fez duas mudanças: saíram Menegon e Tácio e entraram Adams e Michel. Aos 27min40seg foi a vez do Inter mexer: saiu Alexandre Pato, muito aplaudido pela torcida, e entrou Jean, que assim estreou com a camiseta colorada. Aos 36min, Adriano, bastante aplaudido também, deixou o campo para a entrada de Pinga. Aos 38min20seg, Ceará cruzou da direita e Fernandão cabeceou para defesa de Gilmar.


Recuperado: Fernandão atuou os 90 minutos em Cidreira

Aos 43min30seg, o Veranópolis teve uma grande chance. Uma falta na meia-lua da área do Inter. Fininho cobrou alto demais para alívio da torcida colorada. Aos 45min40seg, Perdigão deu grande toque de calcanhar para Jean cruzar e Fernandão cabecear ao lado com perigo. Foi o último lance importante da partida.

?O mais importante foi a vitória e o ritmo de jogo que os atletas adquiriram. A entrada do Wellington Monteiro no intervalo foi importante e melhorou o time?, analisou o técnico Abel Braga.

?A equipe está pegando entrosamento a cada partida?, afirmou o vice-presidente de futebol, Giovanni Luigi.

O presidente Vitorio Piffero aproveitou pra chamar a torcida para a partida contra o Emelec: ?Vai ser finalmente a estréia do Pato no Beira-Rio. O torcedor tem que estar presente e apoiar os 90 minutos em busca da vitória.?

"O resultado valeu pelo segundo tempo. Mostramos boa movimentação na frente e segurança no setor defensivo", analisou Fernandão.

"O Abel fechou o nosso time no segundo tempo. Estávamos dando muito espaço na etapa inicial. Quando corrigimos isto, acabamos criando várias oportunidades e podíamos ter saído com um resultado melhor", disse Clemer.

Internacional (2): Clemer; Ceará, Índio, Rafael Santos e Rubens Cardoso; Maycon, Perdigão, Fernandão e Adriano Gabiru (Pinga, 36min 2ºt); Luiz Adriano (Wellington Monteiro, intervalo) e Alexandre Pato (Jean, 27min40seg 2ºt) . Técnico: Abel Braga.

Veranópolis (1): Gilmar; Fininho, Jesum, Emerson e Menegon (Adams); Coracini, Marcos Alexandre, Tácio (Michel) e Gleidson (Zé Anderson); Vitor Hugo e Dinei. Técnico: Edson Porto.

Gols: Ceará (I), aos 2min15seg do primeiro tempo, Vitor Hugo (V), aos 27min15seg do primeiro tempo, Alexandre Pato (I), aos 39min15seg do primeiro tempo. Cartões amarelos: Maycon, Jean (I), Coracini, Jesum, Emerson (V). Arbitragem: Carlos Simon, auxiliado por Vilmar Burini e João Kafrouni. Local: Estádio Municipal de Cidreira.


Outras notícias
Loja Virtual