05/01/2018

Dubai Cup: 10 anos do título sobre a Inter de Milão

A conquista do título da Dubai Cup, nos Emirados Árabes, está completando 10 anos neste domingo. Em 7 de janeiro de 2008, o Internacional venceu por 2 a 1 o seu homônimo europeu, a Inter de Milão, e trouxe mais uma inédita taça para o Beira-Rio.


Fernandão (C) ergue a taça da Dubai Cup, conquistada em janeiro de 2008

Bicampeã italiana à epoca, a Internazionale tinha um time repleto de estrelas do futebol mundial. Depois de preservar grande parte dos titulares na semifinal contra o Ajax, da Holanda, desta vez, a equipe treinada por Roberto Mancini entrou em campo com seus principais nomes. Uma verdadeira seleção, com jogadores de diversos países: Júlio César (Brasil); Maicon (Brasil), Cordoba (Colômbia), Materazzi (Itália) e Fatic (Montenegro); Zanetti (Argentina), Bolzoni (Itália), César (Brasil) e Jimenez (Chile); Ibrahimovic (Suécia) e Crespo (Argentina).

O Inter, por sua vez, teve apenas uma semana e meia de preparação após o retorno das férias para encarar o torneio no Oriente Médio. Na semifinal, havia vencido o Stuttgart, da Alemanha, por 1 a 0, com gol de Alex.

Fernandão abre placar

O time treinado por Abel Braga começou o duelo no Al Wasl Stadium de maneira fulminante. Logo a 1min30seg, Fernandão dominou a bola na meia-lua e chutou com categoria no canto direito do compatriota Júlio César. Golaço colorado em Dubai! A equipe colorada marcava o adversário com vigor, sem dar espaços em campo, tanto que até os 30min, a Internazionale não havia concluído nenhuma vez contra o gol defendido por Renan.

Capitão Fernandão em ação contra a Internazionale
Fernandão abriu o caminho da vitória em Dubai

Italianos empatam

Porém, o time italiano tinha muita qualidade e, aos 39min, Ibrahimovic fez boa jogada pela esquerda e tocou para Jimenez, que errou em bola ao tentar concluir. No entanto, na segunda tentativa, o chileno conseguiu desviar para empatar: 1 a 1.

Nilmar decide com golaço

O Inter não se abateu e seguiu lutando de igual para igual. No segundo tempo, aos 19min, Marcão escorou de cabeça para Nilmar no interior da área - o atacante executou uma meia-bicicleta com precisão e fez 2 a 1. Gol de placa!

Nilmar rompe a defesa italiana
Nilmar foi decisivo contra a Internazionale

Europa cai mais vez diante do Inter

A partir de então, o Colorado administrou o resultado até o apito final. A torcida presente em Dubai vibrou com a conquista do título inédito, o quarto em âmbito internacional alcançado no período de um ano e meio (Libertadores, Mundial Fifa, Recopa Sul-Americana e Dubai Cup). Em todo o Brasil e pelo mundo, os colorados sentiam o orgulho de ter vencido um dos melhores times da época.


Torcida colorada fez a festa em Dubai, nos Emirados Árabes

> Assista aos gols

Ficha técnica:

Internacional (2): Renan; Sidnei, Orozco e Marcão; Wellington Monteiro (Jonas), Maycon, Magrão (Danny), Alex (Ramon) e Guiñazu; Fernandão e Nilmar (Iarley). Técnico: Abel Braga.

Internazionale (1): Júlio César; Maicon, Córdoba, Materazzi e Fatic (Burdisso); Zanetti, Bolzoni (Pelé), César e Jimenez; Crespo e Ibrahimovic (Balotelli). Técnico: Roberto Mancini.

Gols: Fernandão (I), a 1min30seg do primeiro tempo. Jimenez (I-ITA), 39min40seg do primeiro tempo. Nilmar (I), 19min30seg do segundo tempo. Cartões Amarelos: Guiñazu, Maycon, Marcão (I). Ibrahimovic, Materazzi (I-ITA). Local: Dubai Stadium, Emirados Árabes.


Outras notícias
Loja Virtual