21/03/2017

Felipe Casanova, o mais novo preparador de goleiras da equipe colorada

O mais novo integrante da comissão técnica da equipe de futebol feminino do Inter tem uma missão importante: mudar o estigma de que mulheres não são boas goleiras. Felipe Casanova, 23 anos, é o preparador de goleiras do Colorado e já começou o trabalho para mudar essa realidade. "Meu maior objetivo é fazer com que elas tenham destaque e cada vez mais se aprimorem tecnicamente. Não é nada fácil ser goleira. Encontrar uma menina que queira ser goleira, e tenha o talento e a aptidão para isso, é quase como acertar na loteria", diz o preparador.

Além dos treinos em campo, Felipe passa lições de casa para as goleiras

A razão é simples. Se no futebol de rua já é difícil que um menino prefira usar luvas e ficar debaixo das traves, ao invés de marcar os gols, imagine entre as meninas, que raramente têm esse incentivo desde pequenas. "Sem essa prática e o condicionamento, as diferenças de estatura, explosão, velocidade e físicas em relação ao futebol masculino se mostram muito maiores. Por isso existe esse preconceito. Mas e se elas tiverem sequência de treino? Condicionamento adequado e trabalho continuado, com muita atenção à técnica? Eu acredito que vamos mudar esse cenário com a estrutura do Inter", aposta.

Estudante do sexto semestre de Educação Física na PUCRS, desde o ano passado Felipe trabalhava com a Escola da Duda. Foi lá que conheceu e passou a fazer parte da equipe de auxiliares da treinadora Tatiele Silveira, ainda no Sub-17 da escola da ex-atleta colorada e hoje coordenadora do departamento. "Trabalhar com futebol é um sonho para mim. Cheguei a jogar nas categorias de base e resolvi estudar o esporte. Ter uma chance em uma estrutura como a do Inter é incrível. Ainda mais com essa missão de fazer as meninas brilharem", comenta.

Os treinos das goleiras coloradas cansam só de assistir. Mas não se limitam aos exercícios de rotina. Elas levam lições para casa. E isso faz parte dessa busca do preparador no aprimoramento técnico das goleiras. É que ele sempre recomenda alguns vídeos dos trabalhos de preparação de nomes já consagrados. "Eu e elas estamos sempre nos aprimorando", garante.


Outras notícias
Loja Virtual