06/08/2006

BRASILEIRÃO: RESERVAS PERDEM EM SANTOS POR 2 A 1

O Internacional perdeu para o Santos por 2 a 1 na Vila Belmiro na tarde deste domingo em partida válida pela 15ª rodada. O gol colorado foi marcado por Iarley, em um chute de fora da área, aos 9min55seg do primeiro tempo, em boa jogada de Tinga. O Santos virou com dois gols de Wendell, aos 39min30seg da etapa final em cobrança de falta, e aos 44min40seg em cobrança de pênalti. Com o resultado, o time permaneceu com 26 pontos na quinta posição, ficando a quatro pontos do líder, o São Paulo, que tem 30.

O time colorado jogou com uma equipe de suplentes porque poupou a maioria dos titulares para o confronto com o São Paulo na próxima quarta-feira, no Morumbi, pelas finais da Copa Libertadores da América. A partida serviu também para o retorno do meio-campista Tinga, recuperado de lesão que o afastou da equipe desde o dia 19 de julho.

O técnico Abel Braga escalou a equipe no 3-5-2, improvisando o volante Álvaro na defesa, pelo lado esquerdo, ao lado de Índio e Ediglê. As alas foram ocupadas por Michel e Rubens Cardoso, enquanto Wellington Monteiro, Perdigão e Tinga compuseram o meio-campo. Na frente, Mossoró e Iarley.

A estratégia colorada deu certo no primeiro tempo. O time esteve sólido na defesa e levou perigo em lances de velocidade e movimentação com a participação de Iarley, Mossoró, Tinga e Rubens Cardoso.

O gol colorado saiu cedo. Aos 9min55seg, Tinga avançou pelo meio e tocou para Iarley na entrada da área. O atacante girou e chutou forte de pé direito no cantinho. A bola ainda bateu na trave e entrou: um belo gol. Foi o terceiro gol de Iarley na competição e o sétimo na temporada.

O Santos tentou reagir aos 13min20seg, quando Jonas, em um contra-ataque rápido, arrematou de fora da área e Renan salvou, defendendo espalmando a bola para fora da área. Aos 18min, foi a vez do Inter puxar rápido contra-ataque. O volante Perdigão avançou do campo do Inter até a intermediária adversária e deu ótimo passe para Mossoró. O atacante entrou na área, cortou um zagueiro e concluiu cruzado para fora.

Sentindo a desvantagem tática até então, o técnico Wanderley Luxemburgo mexeu no Santos aos 19min com a entrada do meio-campista André e a saída do zagueiro Manzur. Com isso, o time paulista povoou mais o meio-campo, equilibrando o setor que até então era dominado pelo Inter.

Aos 23min30seg, Mossoró roubou a bola de Luiz Alberto, entrou na área e tocou para Iarley, que estava livre, mas a bola foi forte demais e não foi possível alcançá-la. Aos 24min45seg, depois de uma boa troca de passes que começou na esquerda e parou na entrada da área, Wellington Monteiro chutou rasteiro para fora.

O Santos quase chegou ao gol de empate aos 29min20seg em cobrança de falta de Tabata que passou perto da trave. Nos últimos 15 minutos, o Santos passou a pressionar mais, mas o Inter também levou perigo em contra-ataques, dando ainda mais ritmo à partida.

Aos 32min35seg, André entrou na área, foi à linha de fundo e cruzou para defesa de Renan. Um minuto depois, Cléber Santana fez jogada de ponteiro-direito e cruzou para Tabata, livre na área, mas o meio-campista não alcançou a bola. Aos 35min30seg, Iarley fez boa jogada e tocou de calcanhar para Rubens Cardoso, que entrou na área e concluiu por cima.

Aos 36min20seg, Iarley tocou para Tinga na área que recuou para Rubens Cardoso chutar forte de fora da área e Fábio Costa com grande defesa. Aos 40min15seg, Jonas arriscou de fora da área, a bola desviou em Ediglê e saiu ao lado do gol. Aos 42min55seg, Carlinhos fez boa jogada pela direita e cruzou para a pequena área. Renan salvou duas vezes em lances consecutivos nos pés dos jogadores santistas, em arrojadas saídas.

No intervalo, o técnico Abel Braga decidiu poupar Tinga para as finais da Libertadores, colocando o volante Maycon em seu lugar. 

No segundo tempo, o Santos tentou empatar cedo com Reinaldo recebendo na área e chutando por cima. O Inter respondeu aos 4min15seg, quando Perdigão deu grande lançamento para Rubens Cardoso cabecear e Fábio Costa defender. Aos 5min, Iarley driblou um zagueiro e tocou para Mossoró, livre na área, mas Maldonado conseguiu salvar com roubada providencial.

Aos 6min40seg, saiu Tabata e entrou Wellington Paulista. Aos 7min30seg, Jonas tentou encobrir Renan, que salvou com uma grande defesa para escanteio. Aos 12min40seg, Wellington Paulista entrou livre na área e tentou chutar sem ângulo na rede pelo lado de fora. Aos 14min, saiu Cléber Santana, lesionado, e entrou Wendell.

Aos poucos, o juiz carioca Wagner Tardelli começou a aprontar. Passou a marcar faltas duvidosas em profusão contra o Inter na frente da área, dando a chance dos santistas empatarem em lances de bola parada.

Aos 15min45seg, Denis dividiu com Wellington Monteiro, e a bola sobrou para Wellington Paulista cabeceou ao lado. Aos 17min, o juiz marcou a primeira falta duvidosa contra o Inter. Na cobrança, aos 18min, Reinado chutou forte e Renan fez grande defesa para escanteio.

Aos 20min, saiu Mossoró e entrou Adriano. Aos 21min50seg, Reinaldo cobrou falta da meia-lua ao lado do gol. Aos 25min30seg, Iarley recebeu na área, driblou um zagueiro com um corte e tentou encobriu o goleiro Fábio Costa. A bola foi na rede pelo lado de fora. Quase um golaço.

Aos 28min, Maycon recebeu na frente da área e chutou por cima. Aos 28min45seg, Jonas arrematou de fora da área ao lado do gol. Aos 29min30seg, Reinaldo deu um bico na canela de Perdigão e foi expulso.

Aos 31min30seg, saiu Perdigão e entrou Camozzato. Aos 33min, Wendell cobrou outra falta marcada por Tardelli e Renan salvou com grande defesa com os pés. De tantas chances proporcionadas pela arbitragem, o Santos chegou ao empate aos 39min30seg com Wendell chutando no ângulo.

Em seguida, Maldonado teve que sair de campo com uma lesão. Como o Santos já havia feito as três substituições, o time paulista teve que jogar os últimos minutos com dois jogadores a menos. Aos 44min, Rubens Cardoso arriscou de fora da área ao lado do gol.

Aos 44min40seg, Denis ganhou lance em velocidade de Rubens Cardoso e foi derrubado na área: pênalti. Wendell cobrou bem aos 46min30seg e marcou o gol da vitória santista. Aos 47min45seg, Camozzato tentou de fora da área, mas a bola foi pra fora. Depois do jogo, os jogadores e o técnico demonstraram indignação com o juiz carioca Wagner Tardelli.

?Foi um grande jogo. A nossa equipe sentiu o ritmo de jogo. O Inter jogou bem, mas foi minado do primeiro ao último minuto pela arbitragem. Ele inventou faltas até conseguir o empate. Aí fica complicado.?, avaliou o técnico Abel Braga, depois da partida.  

?É duro porque jogamos bem. Tivemos dois lances para matar o gol, mas não conseguimos. Parece que tem uma urucubaca aqui na Vila. A gente sempre joga bem e acaba perdendo no final. Temos que tirar lições disso. Acho que o Tardelli não foi bem. Ele está passando por uma má fase e nos prejudicou sensivelmente?, queixou-se o presidente Fernando Carvalho. 

?A gente foi minado com muitas faltas na frente da área, mas não quero me apegar nisso, porque temos uma situação muito importante na quarta-feira. Fico triste pela derrota, mas fico feliz porque consegui me movimentar bem e posso jogar na quarta-feira?, disse o meio-campista Tinga.

Santos (2): Fábio Costa; Manzur (André), Ronaldo e Luiz Alberto; Denis, Maldonado, Cléber Santana (Wendell), Tabata (Wellington Paulista) e Carlinhos; Jonas e Reinaldo. Técnico: Wanderley Luxemburgo.

Internacional (1): Renan; Índio, Ediglê e Álvaro; Michel, Wellington Monteiro, Perdigão (Camozzato), Tinga (Maycon) e Rubens Cardoso; Mossoró (Adriano) e Iarley. Técnico: Abel Braga.

Gols: Iarley (I), aos 9min55seg do primeiro tempo, Wendell (S), aos 39min30seg do segundo tempo, Wendell (S), aos 46min30seg do segundo tempo. Cartões amarelos: Wendell, Ronaldo, Maldonado (S), Perdigão, Álvaro, Camozzato, Ediglê, Iarley, Wellington Monteiro (I). Expulsão: Reinaldo (S). Público: 10.300 pagantes. Arbitragem: Wagner Tardelli Azevedo (Fifa-RJ), auxiliado por Hilton Moutinho Rodrigues (Fifa-RJ) e Dibert Pedrosa Moisés (RJ). Local: Vila Belmiro, em Santos (SP).


Outras notícias
Loja Virtual