14/08/2016

Centenário da morte de Henrique Poppe Leão, um dos fundadores do Clube

Há exatos 100 anos, no dia 14 de agosto de 1916, um ícone da história do Sport Club Internacional falecia: Henrique Poppe Leão, um dos líderes da fundação do Clube do Povo, desaparecia, aos 34 anos, para entrar para a eternidade alvirrubra. Com 107 anos de vida, o Internacional segue honrando as premissas estabelecidas na data da sua criação, em 4 de abril de 1909, por Henrique e seus irmãos José Eduardo Poppe e Luiz Madeira Poppe.

Clique aqui e saiba mais sobre a fundação do Colorado. Abaixo a nota de falecimento publicada no jornal 'A Federação', no dia 15 de agosto de 1916:

Fallecimentos (Em "Vida Social", coluna 2)

Ao cabo de rapida e dolorosa enfermidade, falleceu hontem, nesta capital, o nosso correligionário Sr. Henrique Poppe Leão, funcionário da Intendência Municipal.

O extincto era um moço intelligente e muito estimado. Por muitos annos trabalhou elle na impresa desta capital, tendo sido reporter de varios jornaes. Actualmente era director do semanário local "A Rua" e correspondente telegraphico do jornal "O Dia", de Florianópolis.

O sr. Poppe Leão era casado com a exma. sra. d. Maria da Conceição Ortiz Poppe, filha do nosso amigo major Graciliano de Faria Ortiz, chege do Asseio Publico.

Hoje, a tarde, perante extraordinária concorrencia, realizaram-se as cerimonias de encomendação e supultamento.

Jornal "A Federação", 15/08/1916, pág. 7.
(Consulta em: https://www.bn.br/explore/acervos/hemeroteca-digital)


Outras notícias
Loja Virtual