07/07/2006

HÁ 43 ANOS ERA INAUGURADA A PEDRA FUNDAMENTAL DO BEIRA-RIO

No dia 7 de julho de 1963 - há 43 anos - foi inaugurada a pedra fundamental da construção do Estádio Gigante da Beira-Rio. Para celebrar o momento, uma missa comandada pelo bispo Dom Edmundo Kuntz, conselheiro do clube na época, foi celebrada neste dia. "Aqui todos serão iguais, sen diferenças ideológicas, políticas, religiosas, sociais - todos serão irmãos", afirmou durante a missa Dom Edmundo.


O aterro onde foi erguido o Beira-Rio

No dia 12 de setembro de 1956, o vereador Ephraim Pinheiro Cabral, um homem do futebol, que por várias vezes presidiu o Inter, apresentou na Câmara de Porto Alegre o projeto de doação de uma área que seria aterrada no rio Guaíba. Na verdade, o Inter estava ganhando um terreno dentro da água. Só em 1959 o clube fincava as primeiras estacas do futuro estádio. O Beira-Rio foi construído em grande parte com a contribuição da torcida, que trazia tijolos, cimento e ferro para a obra, inclusive do interior. Nesse sentido, havia programas especiais de rádio para mobilizar os torcedores colorados em todo o Rio Grande do Sul. Consta que até Falcão, mais tarde ídolo colorado, chegou a trazer tijolos para a construção.

Também no dia 7 de julho, porém no ano de 1944, o novo estatuto do Inter criou um fundo especial para manutenção e melhoramenttos do estádio Eucaliptos. Neste mesmo dia o verdadeiro Clube do Povo abriu o quadro social para associados negros, sendo pioneiro no Brasil.


Outras notícias
Loja Virtual