Beira-Rio está em processo de modernização
Com o objetivo de oferecer técnicas apropriadas para o atendimento aos torcedores, a vice-presidência de administração juntamente com a Comissão de Jogos do Inter realizou no último dia 10 de junho um grande treinamento para mais de 150 colaboradores, entre funcionários e trabalhadores terceirizados. Facilitar uma comunicação dinâmica e eficaz, aliada a nova tecnologia de acesso ao Estádio Beira Rio, é o que busca o clube.
Inter promoveu treinamento para mais de 150 colaboradores
Assim o Internacional está preparando fiscais, bilheteiros, seguranças, controle de portaria e tesouraria, bem como para fazer uma abordagem adequada, solucionando as dúvidas e permitindo acesso tranqüilo e eficaz ao Estádio. O vice-presidente de administração, Giovanni Luigi, salienta que o comprometimento com uma imagem profissional na busca pela excelência no atendimento é essencial no Sport Club Internacional, um clube que se destaca como modelo no Brasil e aparece com muitos elogios no mundo do futebol.
?É fundamental a qualificação dos recursos humanos para buscar com isso o aprimoramento dos serviços que os nossos clientes, sócios e torcedores querem quando freqüentam o Complexo Beira-Rio?, afirma Luigi (foto ao lado).
O novo sistema
Porque mudar?
Com a implantação do novo sistema de venda de ingressos e controle de acesso, o Inter dá mais um passo na direção de se tornar líder na aplicação de tecnologia de ponta, buscando sempre maior conforto, comodidade e segurança para nossos torcedores que freqüentam o Estádio Beira Rio.
O novo sistema propiciará:
- mais segurança no acesso ao Estádio
- redução de fraudes
- maior comodidade para os freqüentadores, tanto na compra de ingressos como no acesso ao Estádio
- total controle e auditoria sobre venda de ingressos e acesso
- implantação a curto prazo de venda de ingressos via web e via telefone, sem a necessidade de retirada de ingresso na bilheteria
- implantação de diversas outras facilidades para os sócios e freqüentadores, tais como: meio de pagamento, estabelecimento de convênios, acesso as instalações do clube entre outras.
A solução adotada
A solução escolhida pelo Inter é utilizada hoje em algumas dezenas de estádios no mundo. Trata-se de uma solução de última geração, utilizada com sucesso desde 2003 em partidas de diversos esportes e notadamente em todas as partidas da Copa do Mundo e dos jogos nacionais e internacionais de Críquete.
A solução é pioneira no Brasil, sendo o Inter o primeiro clube de futebol a adotar esta solução.
O novo sistema de venda de ingressos e controle de acesso é composto por dois servidores interligados, através de rede ótica, as catracas eletrônicas nos diversos portões do Estádio e as bilheterias, com operação integrada e on-line.
Acesso ao Estádio
Para acesso ao Estádio, estamos utilizando a tecnologia de Smart Card Contacteless para os sócios e a tecnologia de código bidimensional (2D) para os ingressos avulsos. Os cartões Smart dos sócios são RW (leitura e gravação) com leitura por RF (Rádio freqüência), que permite ao mesmo tempo um altíssimo nível de segurança e uma enorme comodidade de uso, possibilitando ainda a inclusão de diversas funcionalidades futuras, por exemplo, como meio de pagamento (moeda do Inter).
Nova carteirinha traz tecnologia de código bidimensional (2D)
Para o público que compra ingressos avulsos estamos utilizando a tecnologia de 2D com proteção anticópia ?Black Over Black?. Trata-se de uma tecnologia com altíssima segurança antifraude e anticópia e com recurso de impressão de bilhete em ?tempo real? e ?on demand?. Utilizando o ingresso 2D, não há nenhum tipo de desperdício de ingressos e nem de carga antecipada. Os ingressos 2D emitidos nas bilheterias também possuem outros requisitos de segurança tais como tinta Ultra Violeta e Fita holográfica.
Bilheteria informatizada
O sistema disponibiliza impressão a tempo de venda dos ingressos para o Estádio. Isto possibilita o não desperdício de ingressos para cada dia de evento, a possibilidade de controle e maior segurança na operação da venda e a inibição do risco de desvio de ingressos.
Bilheteria A está situada em frente ao futuro Parque Temático
Bilheteria B fica localizada ao lado do Portão 4
Visão interna da bilheteria mostra a qualidade das novas instalações
Vendas em pontos remotos
O sistema permite a venda em pontos remotos em qualquer lugar, totalmente integrado e on-line com as bilheterias do Estádio, eliminando a logística de distribuição de ingressos nestes pontos remotos uma vez que os ingressos são impressos a tempo de venda.
Vendas via Web e Telefonia
O sistema permite a venda via web e via telefonia, totalmente integrada com as bilheterias do Estádio.
Funcionalidades principais de gerenciamento de catracas e acesso
Configuração on-line das catracas e dos eventos
Alteração a qualquer momento, mesmo durante o evento, das premissas de acesso de um ingresso, de um grupo de ingressos e da configuração das catracas. Por exemplo, podemos modificar durante o jogo os tipos de ingressos permitidos em uma determinada catraca, ou portão, de forma a redistribuir o público no Estádio.
Visualização em tempo real das informações de acesso por catraca, portão ou total. A estrutura de processamento de decisão do sistema é completamente distribuída. Quando um ingresso é vendido o bilhete carrega consigo todo o conjunto de informações relevantes ao jogo, ao portão de acesso, à cadeira e até ao comprador do ingresso (caso se deseje). Embora exista um servidor central que consolida toda a operação de venda e acesso em tempo real, toda a decisão de acesso nas catracas é tomada localmente. Cada catraca reconhece se um ingresso pertence àquele jogo e se tem direito a acessar aquele portão independentemente de qualquer acesso à base central.
Caso haja queda de rede ou o servidor central (e o servidor de backup) estejam fora de operação o sistema entra em modo de contingência. Nesta situação, o sistema mantém o nível de performance normal, mas as verificações de cartões cancelados/roubados/inadimplentes e o recurso de anti pass back (antidupla entrada) estarão desabilitados. O sistema retorna à operação normal sem nenhuma perda de dados a partir do restabelecimento da rede.
Principais vantagens do sistema
Eliminação de fraudes e desvios: com a bilheteria informatizada, cada guichê imprime o número exato de ingressos vendidos no ato da venda. Cada bilheteiro é responsável pelo guichê (com senha de operação) e pode ser monitorado com relação à performance de venda. A venda de muitos ingressos para um mesmo comprador pode ser efetivamente controlada.
Eliminação de custos de logística: para pontos remotos de venda e até para o próprio estádio (ou entre bilheterias do mesmo), não há mais a necessidade de circulação de ingressos válidos. Isto evita desvios e perdas, e principalmente os custos e risco da logística.
Não há necessidade de previsão de carga antecipada: muito embora exista a necessidade de previsão de público para efeito de dimensionamento de força policial ou atendimento médico, a impressão de ingressos em tempo real elimina a necessidade de qualquer previsão de ocupação de áreas do estádio. Isto elimina completamente as sobras e faltas de ingresso.
Não há possibilidade de desmagnetização: com a tecnologia de barras 2D com redundância de informação, a informação vital para o uso do ingresso está protegida e não sofre efeitos de desmagnetização ou perda de dados. Com o Smart Card, o dado é protegido e não sofre nenhum efeito de campos magnéticos.
Não há possibilidade de cópia: com a tecnologia anticópia ?Black Over Black? através de leitores e impressão com calibração especial a cópia literal do ingresso é extremamente improvável. Os eventuais ingressos fisicamente semelhantes não são aceitos pelo sistema. Mesmo que fosse possível a cópia de um ingresso, o sistema bloqueia automaticamente qualquer ingresso já utilizado (neste sistema nunca são aceitos dois espectadores com uma mesma cadeira). No caso dos Smart Cards, existe a garantia (por parte dos fabricantes mundiais) de não replicação do código primário.
Auditoria e controle: através das tecnologias disponibilizadas, é o clube e não mais o fornecedor da solução que detém as informações operacionais básicas e também as chaves de encriptação do sistema.
Desdobramentos imediatos
Torcedor Freqüente
A partir do segundo semestre, o torcedor freqüente poderá adquirir um cartão Smart que lhe possibilitará a compra de ingressos, para um jogo ou vários, via internet e via telefone.
Neste caso, a comodidade para o Torcedor será imensa já que o portador do cartão adquire o direito de ingresso no Estádio, para os eventos comprados, sem a necessidade de receber o ingresso em casa ou sequer retirar o ingresso em algum guichê no Estádio. O próprio cartão é seu meio de ingresso.
Torcidas Organizadas
As torcidas organizadas receberão um cartão Smart que identificará univocamente o Torcedor. Serão disponibilizadas catracas exclusivas para acesso das Torcidas Organizadas.
Integração com sistema de CFTV
O Inter já implantou projeto piloto de circuito fechado de TV para monitoramento dos acessos ao Estádio. Este sistema de TV é totalmente integrado com o sistema de controle de acesso permitindo a identificação de qual torcedor utilizou um determinado ingresso ou cartão.
Futuramente pretendemos estender este sistema também para as bilheterias o que possibilitará a identificação e restrição da ação dos cambistas.
Convênios e Programas de Benefícios
O Inter já está desenvolvendo algumas parcerias para que os portadores de cartão do Inter tenham direito a benefícios e promoções.