28/05/2005

BRASILEIRÃO: INTER JOGA MELHOR, MAS FICA NO EMPATE


Zagueiro Índio (D) marcou o gol do Inter (foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM)

O Internacional empatou em 1 a 1 com o Cruzeiro na tarde deste domingo em partida válida pela oitava rodada do Brasileirão, no Beira-Rio. O gol colorado foi marcado por Índio, de cabeça, aos 25min55seg de partida. O time mineiro empatou aos 31min55seg com Edu Dracena. Foi um resultado injusto porque a equipe colorada jogou melhor, pressionou bastante, mas não conseguiu o gol da vitória. Com o resultado, o Inter ocupa a quarta colocação com 17 pontos, dois a menos que o líder Fluminense.

Sem poder contar com Fabinho, lesionado, e Edinho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o técnico Abel Braga escalou Wellington Monteiro no meio-campo e posicionou o time no esquema 3-5-2. Com isso, Índio entrou na defesa ao lado de Bolívar e Fabiano Eller. Na frente, o atacante Rafael Sobis retornou ao time.


Wellington Monteiro substituiu Edinho (foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM)

Os primeiros minutos foram difíceis para o Inter. O Cruzeiro começou com um bom toque de bola, deixando o time colorado posicionado na defesa e sem conseguir atacar com perigo. Mas apesar de maior posse de bola, a equipe mineira não conseguia conclusões.

A primeira chegada da equipe de Abel ocorreu aos 13min15seg, quando Ceará avançou pela meia-direita e chutou por cima. A partir dos 15min, o Inter passou a ameaçar mais. Aos 15min30seg, Ceará cobrou lateral, Fernandão cabeceou para Tinga, que matou a bola e chutou de perna esquerda por cima, desperdiçando boa chance. O juiz Sálvio Espínola, porém, anulou o lance marcando falta de Tinga. 


Tinga encara a marcação cruzeirense (foto: Daniel Boucinha)

Aos poucos, o Inter começou a pressionar com mais efetividade. Aos 16min45seg, Fabiano Eller cruzou e Fernandão cabeceou para fora. Aos 17min35seg, Ceará deu grande passe para Fernandão que entrou na área, foi à linha de fundo e cruzou para defesa salvadora de Fábio na pequena área. Os mineiros responderam aos 18min: Gil recebeu na área, tentou driblar Clemer, mas o goleiro colorado conseguiu defender em grande saída do gol. 

Aos 22min5seg, Índio apareceu livre na meia-direita, recebeu passe de Jorge Wagner e chutou forte por cima com perigo. Aos 26min55seg, gol do Inter! Jorge Wagner cobrou escanteio, Fábio defendeu parcialmente, e a bola sobrou para Índio cabecear no cantinho: 1 a 0. Foi o terceiro gol do zagueiro Índio na temporada e no Brasileirão.  


Índio (ajoelhado) comemora: zagueiro marcou seu terceiro gol na temporada (foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM)

O Inter quase ampliou dois minutos depois quando Sobis deu grande passe para Fernandão chutar de primeira  e Fábio fazer uma defesa sensacional para escanteio. Aos 29min40seg, Francismar arriscou de fora da área e Clemer defendeu com tranqüilidade. Aos 31min55seg, o Cruzeiro chegou ao gol de empate. Wagner cobrou escanteio e Edu Dracena se antecipou à defesa para chutar no canto. 

Aos 36min10seg, Jorge Wagner pegou rebote na entrada da área e chutou com violência no travessão, quase marcando um golaço. Aos 37min, Michel entrou na área, driblou Jorge Wagner e cruzou para defesa de Clemer. Aos 40min, Alex deu bom toque para Tinga pela esquerda, que cruzou e quase Fernandão conseguiu alcançar a bola de cabeça. Aos 41min, Alex driblou Martinez e concluiu de fora da área com perigo ao lado do gol. 


Fernandão tenta a jogada: meia-atacante criou diversas chances de gol no clássico (foto: Daniel Boucinha)

No intervalo, Tinga, cansado, foi substituído por Perdigão. Já o Cruzeiro colocou Leandro na vaga de Francismar. 

O Inter voltou para o segundo tempo com maior posse de bola, enquanto os mineiros passaram a ficar mais atrás e buscando os contra-ataques. Aos 3min15seg, Sobis fez boa jogada pelo meio e tocou para Fernandão, na área, chutar ao lado do gol. 

Aos 11min, entrou Ediglê no lugar de Fabiano Eller, que saiu lesionado. Aos 11min15seg, Martinez arriscou de fora da área para defesa de Clemer. Aos 14min30seg, Élber deixou o gramado para a entrada de Carlinhos Bala. 

A partir dos 15min, o Inter tomou conta da partida e passou a pressionar e criar chances de gol. Aos 18min33seg, Jorge Wagner cobrou falta e Fernandão cabeceou ao lado do gol. Aos 20min, Sobis tabelou com Perdigão e chutou rasteiro ao lado do gol com perigo. Aos 20min45seg, Alex fez grande jogada pela esquerda e cruzou para Sobis cabecear ao lado do gol, a centímetros da trave, em uma ótima chance desperdiçada. 


Sobis apresentou muita movimentação em campo (foto: Daniel Boucinha)

A pressão persistira. Aos 22min10seg, Jorge Wagner avançou pela meia-esquerda e chutou do bico da área para defesa de Fábio. Aos 23min20seg, Sobis entrou na área e cruzou, a bola passou pelo goleiro, mas Edu Dracena salvou na pequena área. Aos 24min50seg, Rafael Sobis, de grande atuação na etapa final, foi lançado na área e ajeitou para Fernandão chutar com perigo ao lado do gol. 

O Cruzeiro colocou em campo Sandro aos 25min15seg na vaga de Leandro Bonfim. Mas o Inter seguiu melhor. Aos 27min35seg, Jorge Wagner recebeu pela direita, driblou para o meio e concluiu ao lado do gol com perigo. Aos 29min25seg, Índio recebeu de Sobis, entrou na área e cruzou rasteiro para defesa de Fábio. 

O time mineiro só foi ameaçar em dois lances seguidos a partir dos 30 minutos. Aos 32min25seg, Gil tocou para Sandro chutar, a bola desviar na defesa e sair ao lado do gol. Na cobrança do escanteio, aos 32min50seg, Martinez cabeceou, a bola cruzou a pequena área e quase Carlinhos Bala alcançou na linha de fundo.  

Aos 35min30seg, Carlinhos Bala chutou rasteiro e Sandro, livre na pequena área, chutou por cima, mas o lance já estava invalidado por impedimento. Aos 37min, o técnico Abel Braga retirou o ala Ceará e colocou o atacante Léo em busca do gol da vitória. No seu primeiro lance de Léo, quase deu certo. Ele recebeu passe de Sobis, avançou até a entrada da área, mas perdeu o equilíbrio. 


Léo entrou no final da partida e quase marcou (foto: Daniel Boucinha)

Aos 38min35seg, Sobis pegou rebote na área, driblou e chutou para defesa de Fábio. Aos 39min50seg, Fernandão tocou para Léo que cabeceou e Fábio segurou. Aos 42min, Perdigão deu grande lançamento para Léo matar a bola na área e chutar, mas Fábio fez defesa salvadora para escanteio. Foi o último lance de perigo do Inter. Depois do apito final, os cerca de 30 mil colorados presentes aplaudiram a equipe, reconhecendo a boa atuação e o esforço da equipe. 

?Foi um confronto de duas grande equipes. Criamos e lutamos até o final?, afirmou o meia-atacante Fernandão na saída do campo.

?Tivemos oportunidades, mas é sempre difícil enfrentar o Cruzeiro?, disse Alex.

?Foi um resultado injusto. Se alguém tivesse que ter ganho era pra ser a gente. Infelizmente o goleiro deles estava em um bom dia?, lamentou o atacante Rafael Sobis.

?Tentamos e arriscamos, mas infelizmente a bola não entrou. Agora é levantar a cabeça para a próxima partida?, projetou Jorge Wagner.

?Valeu pelo empenho de todos e pela busca da vitória. Se tivéssemos um pouco mais de tranqüilidade, poderíamos ter saído com a vitória?, declarou o goleiro Clemer.

"Foi uma partida entre duas grandes equipes. São dois times parelhos. O Inter se encaixou no jogo e foi superior. Tivemos um domínio maior e mais oportunidades. Foi uma grande atuação. Poderia ter havido mais gols", avaliou o técnico Abel Braga.

"O torcedor está de parabéns porque ajudou muito a equipe. Isso é muito bom para os jogadores", elogiou o treinador.
 
Internacional (1): Clemer; Bolívar, Índio e Fabiano Eller (Ediglê); Ceará (Léo), Wellington Monteiro, Tinga (Perdigão), Alex e Jorge Wagner; Rafael Sobis e Fernandão. Técnico: Abel Braga.

Cruzeiro (1): Fábio; Michel, Edu Dracena, Luizão e Francismar (Leandro); Jonílson, Martinez, Leandro Bonfim e Wagner; Gil e Élber (Carlinhos Bala). Técnico: Paulo César Gusmão.

Gols: Índio (I), aos 26min55seg do primeiro tempo, Edu Dracena (C), aos 31min55seg do primeiro tempo. Cartões amarelos: Jonílson (C), Ediglê, Alex, Léo (I). Renda: R$ 243.076,00. Público: 29.818 (25.662 pagantes). Arbitragem: Sálvio Spinola Fagundes Filho (Fifa-SP), auxiliado por Ana Paula Oliveira (Fifa-SP) e Evandro Luís Silveira (SP). Local: Estádio Beira-Rio.


Outras notícias
Loja Virtual