18/05/2006

UM COLORADO A SERVIÇO DA SELEÇÃO BRASILEIRA


Paulo Paixão integra a Seleção Brasileira que buscará o hexa na Alemanha

Quando o Brasil estrear diante da Croácia, no dia 13 de junho, em Berlim, o preparador físico do Inter Paulo Paixão participará pela quarta vez da busca pelo título mais cobiçado do futebol mundial. Tudo começou em 1990, quando o Paixão integrou a comissão técnica da seleção dos Emirados Árabes na Copa do Mundo da Itália. Em 1998, o preparador acompanhou a jornada do Brasil na França. O final da história não foi feliz. O atacante Ronaldo sofreu um problema médico horas antes da partida contra a França e acabou ficando fora da grande decisão. "Me lembro bem daquela fatídico dia. Eu estava no pátio do castelo onde estávamos concentrados quando ouvi uma gritaria dos jogadores. Fui correndo ver o que era e encontrei o Ronaldo caído no chão passando mal. Ali eu vi que dificilmente ganharíamos aquela Copa", recordou Paixão.


Paulo Paixão (D) com o técnico da Seleção Carlos Alberto Parreira

Em 2002, na Copa do Mundo do Japão e da Coréia do Sul, o Brasil recuperou-se do trauma e conquistou o pentacampeonato ao vencer a Alemanha por 2 a 0 na final. Ronaldo deu a volta por cima e foi um dos destaques da conquista invicta. "Aquele grupo era muito especial. O bom é que grande parte daqueles jogadores estará presente na busca pelo hexa. O clima desta Seleção é muito bom", elogia o preparador físico do Inter. Apesar de conhecer bem as particularidades que cercam a disputa de um Mundial, Paixão garante que encara a Copa do Mundo da Alemanha como se fosse a sua primeira vez: "Para mim, o próximo Mundial sempre será o primeiro. Cada Copa revela experiências únicas. Estou muito feliz por ter novamente a oportunidade de participar deste evento especial", afirmou.
 
O favoritismo do Brasil
 
O Brasil é considerado um dos favoritos para conquistar a Copa da Alemanha, já que dispõe de um grupo repleto de jogadores de qualidade e com experiência internacional. No entanto, Paixão refuta qualquer otimismo exacerbado: "O favoritismo é externo. Entre os jogadores isso não existe. Cada jogador tem sua motivação especial, alguns por estarem jogando pela primeira vez um Mundial e outros por estarem se despedindo da Seleção", ponderou o pentacampeão. Segundo Paixão, jogadores renomados, como aqueles que integram o grupo brasileiro, são receptivos às propostas de trabalho desenvolvidas pela comissão técnica: "Craques não costumam dar trabalho. Eles sabem lidar muito bem com as suas obrigações. Além disso, para atingir o melhor desempenho, eles terão que seguir as nossas orientações", analisou.
 
O trabalho no Inter
 
Preparador físico do Inter desde 2003, Paulo Paixão planejou junto com a comissão técnica trabalhos especiais para a equipe colorada durante o período de recesso do Brasileirão. O Inter aproveitará a paralisação em virtude da Copa para recuperar o condicionamento muscular do grupo de jogadores. "Vamos aproveitar muito bem este intervalo. Apesar do rendimento físico do grupo estar muito bem à esta altura da temporada, uma parada dessas sempre é bem-vinda", afirmou Paixão. O preparador garante que acompanhará com afinco da Alemanha todas as questões envolvendo o condicionamento físico do Inter: "Vou estar sempre atento, pela internet ou telefone. Não tem como se livrar tão fácil de mim", brincou. A última partida do Inter antes da paralisação do Brasileirão será diante do Fluminense, no dia 3 de junho, no Rio de Janeiro.


Inter conta com a qualidade de um pentacampeão mundial na preparação física dos jogadores

Treino fechado começa a definir time que enfrenta o Figueirense
 
O técnico Abel Braga comandou um treino fechado à imprensa na tarde desta quinta-feira no gramado principal do Beira-Rio. O lateral Ceará, provável substituto de Granja, lesionado, sentiu dores musculares e foi preservado da movimentação. O jogador será reavaliado nesta sexta-feira pelo deparatmento médico colorado. Se não tiver condições de atuar, a tendência é que Bolívar ou Índio sejam aproveitados na lateral-direita. O meia Tinga também não participou do treino e não deve enfrentar o Figueirense no próximo sábado, no Beira-Rio. Nesta sexta-feira à tarde, Abel orienta o último treino antes do confronto válido pela sexta rodada do Brasileirão.


Outras notícias
Loja Virtual