30/09/2015

70 anos de hegemonia Gre-Nal: desde o Rolo Compressor

No dia 30 de setembro de 1945, no campo do São José, pelo Campeonato Citadino de Porto Alegre, aconteceria o quinto Gre-Nal do ano. O Colorado havia vencido três clássicos na temporada e, com mais uma, assumiria a liderança na estatística do confronto. Na partida anterior, triunfo por 4-1 na Baixada, a marca do número de gols havia sido ultrapassada. A hegemonia seria tomada ali e perduraria pra sempre.

O Rolo Compressor não tomou conhecimento do adversário mais tradicional e goleou o Grêmio por 4-2, com gols de Ivo Aguiar, Hugo (contra), Tesourinha e Carlitos. O técnico Hermínio Britto escalou o Colorado com: Ivo; Alfeu e Nena; Viana, Ávila e Abigail; Ivo Aguiar, Tesourinha, Adãozinho, Rui e Carlitos. O Internacional conquistou o Citadino e naquele mesmo ano gloriou-se hexacampeão Gaúcho ao vencer o Pelotas na final.

O Rolo Compressor, hexacampeão estadual em 1945 (Foto: JÚNIOR, Amaro. Almanaque esportivo do Rio Grande do Sul.)

De la pra cá, foram jogados outros 318 clássicos e a vantagem apenas aumentou. Em meio a diversos títulos e muitas celebrações, o Internacional assumiu de vez a condição de Patrão do Rio Grande com 153 vitórias, resultado que aconteceu 26 vezes a mais que o empate (127) e o revés (127). 577 vezes a torcida colorada comemorou ao ver a rede balançar. Desde Carlitos, o maior de todos artilheiros do clássico com 42 gols, passando por Larry, Bodinho, Valdomiro, Escurinho, Geraldão e Nilson, até chegar a Christian, Fabiano, Fernandão, Índio, Nilmar e D'Alessandro. Há 70 anos, é a bandeira colorada que tremula no topo da colina.

carregando galeria...


Outras notícias
Loja Virtual