28/04/2006

INTER: CAMPEÃO EM RESPONSABILIDADE

Confira a reportagem publicada na revista Brasil Sustentável na edição de novembro/dezembro (Nº 07 - Ano 02) de 2005:

O futebol brasileiro, quem diria, começa a dar seus primeiros passos em direção a práticas mais sustentáveis. Primeiro clube do país a produzir um balanço social, o Sport Club Internacional, de Porto Alegre, investiu R$ 21,3 milhões em 2004, em ações sociais externas voltadas para a promoção da cidadania e da responsabilidade social, muitas em parceria com outras organizações. No total, foram beneficiadas diretamente pelos programas mais de 4 mil pessoas.

A Escola Rubra é um exemplo das ações do clube: além de aprimorar os fundamentos técnicos e táticos do futebol, trabalha a formação social e moral dos alunos. Anualmente, as escolinhas do Inter atendem cerca de 1.100 crianças. ?As atividades envolvem os futuros atletas na sociedade. Damos educação, com orientações relativas a higiene e palestras sobre temas gerais. Talvez não consigamos formar jogadores, mas certamente formamos cidadãos?, comenta o vice-presidente do Internacional, Mário Sérgio Martins.

Junto ao seu público interno e também aos moradores de várias comunidades, o clube promove cursos (computação, costura, etc.) e palestras (prevenção do câncer, educação ambiental, entre outros). ?Todos são bem-vindos, independentemente de serem torcedores ou não?, diz Martins. Além disso, com a participação dos atletas profissionais, lançou novos modelos de camisetas, cuja venda foi revertida a entidades assistenciais. Em outra iniciativa, o Internacional aderiu ao Programa Fome Zero, do Governo Federal, arrecadando e distribuindo 2,5 toneladas de alimentos em 2004.  


Outras notícias
Loja Virtual