04/04/2006

PROJETOS DA PARCERIA INTER E SMED DESPERTAM ATENÇÃO DO MEC E UNESCO

As escolas municipais de Porto Alegre estão sendo objeto de observação e transformando-se em referencial para educadores de outros estados. Representantes do Ministério da Educação e Cultura e da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) estiveram na capital gaúcha visitando as escolas de ensino fundamental Vereador Martim Aranha, Chico Mendes e João Satte, nos dias 19 de março e 1º de abril, com o objetivo de conhecer como são desenvolvidas as ações de combate à evasão e à violência no meio escolar, visando à inclusão social, digital, capacitação profissional e resgate da cidada-nia nas comunidades carentes de Porto Alegre.


Representantes do MEC e da Unesco visitaram escolas de ensino fundamental em Porto Alegre

As ações desenvolvidas em parceria pelos educadores culturais da Secretaria Municipal de Educação (Smed/PMPA) e da Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional (FECI) chamaram a atenção de organizações como MEC e Unesco por propiciar a atuação conjunta do educador e dos oficineiros, qualificando o processo de ensino-aprendizagem. A dinâmica considerada diferenciada e com aspectos inovadores na relação em sala de aula, caracteriza-se por respeitar a realidade local, valorizar a integração professor-oficineiro-aluno-comunidade, manter o foco em metas e realizar avaliação constante do trabalho realizado. Dessa forma, une-se a apresentação teórica dos conteúdos curriculares com o aspecto lúdico do aprendizado, reservando-se um período da aula para o reforço da matéria através de jogos educativos e dinâmicas de grupo, entre outras técnicas.

Os resultados apresentados aos visitantes pelos coordenadores do Programa Social Saci Colorado e do Projeto Escola Aberta foram significativos. Em 2005, os projetos beneficiaram 20 mil pessoas e a previsão para 2006 é de superar os 50 mil atendimentos.


Outras notícias
Loja Virtual