29/03/2006

O PRIMEIRO GRE-NAL DA VIDA DO ATACANTE IARLEY


Iarley (D) e Michel: dupla deve estar em campo contra o Grêmio, no próximo sábado (foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM)

Quando pisar no gramado do Estádio Olímpico para disputar seu primeiro Gre-Nal, o atacante Iarley vivenciará uma sensação já conhecida há muito por ele: a de jogar um clássico e ser um dos protagonistas da rivalidade entre dois times. O jogador já atuou em partidas tradicionais do futebol mundial, como Real Madrid x Barcelona, Boca Juniors x River Plate, e em clássicos do futebol brasileiro, como Paysandu x Remo e Ceará x Fortaleza. Em suma, Iarley é um especialista em clássicos e está ansioso para fazer sua estréia no Gre-Nal. "Desde que sou jogador ouço falar desta grande rivalidade entre Inter e Grêmio. Quero dar o meu melhor em campo e, se possível, marcar um gol", afirma o atacante.

A história de Iarley no futebol começou no Ferroviário-CE. No entanto, com 20 anos, o atacante foi para a Espanha atuar no time B do Real Madrid. Recém-chegado, o atacante teve a oportunidade de atuar em um jogo contra o Barcelona B. "Não eram os times principais, mas todos os jogadores já eram profissionalizados. Deu para sentir a força deste clássico", conta o jogador.


Iarley está ansioso para atuar no Gre-Nal

De volta ao Brasil, Iarley teve momentos de glória no Paysandu, em 2003. O atacante foi um dos destaques do time paraense na Libertadores da América e marcou um gol contra o Boca Juniors em pleno Estádio La Bombonera. Este gol, aliás, rendeu sua contratação pelo time então treinado por Carlos Bianchi. Iarley vestiu a camisa 10 e adaptou-se com facilidade ao aguerrido futebol argentino. Marcou o gol do título do Torneio Apertura sobre o San Lorenzo, em 2003, e um golaço contra o arqui-rival River Plate, que acabou sendo escolhido como um dos três mais lindos do clássico. "Até hoje eles (os argentinos) reverenciam este gol. Foi muito marcante para mim e para o Boca Juniors", lembra o atacante.


Atacante fez sucesso no Boca Juniors (foto/arquivo)

Agora, é a vez de Iarley experimentar o vigor e a energia inerentes ao Gre-Nal. O jogador pretente usar toda a bagagem adquirida ao longo dos anos nos diversos clássicos em que atuou. "Garanto que não vou me omitir do jogo. No sábado pela manhã que a adrelanina começa a subir. Vou mentalizar tudo que tenho que fazer em campo para ajudar o Inter a vencer mais um clássico", afirma Iarley, que já marcou 8 gols pelo Inter em 28 partidas disputadas.
 
Ainda mais experiente
 
O final do treino desta quarta-feira no gramado suplementar do Beira-Rio foi marcado pela descontração. Os jogadores finalizavam o alongammento quando, repentinamente, um grupo de jogadores começou a jogar ovos e farinha na cabeça de Iarley, 'comemorando' os 32 anos do atacante. "Isso é bom, mostra a alegria e o companheirismo do grupo. Só este 'banho' que não é muito agradável", brincou o jogador.
 
Os últimos ajustes
 
O Inter segue se preparando para o Gre-Nal do próximo sábado, no Olímpico. Na tarde desta quarta-feira, o técnico Abel Braga orientou um treino com bola. O coletivo que deverá definir o time que entrará em campo no clássico de número 364 está programado para a tarde desta quinta-feira. Este treino será fechado à imprensa.


Tinga e Clemer treinam no Beira-Rio: segue a preparação para o clássico

Fotos: Daniel Boucinha


Outras notícias
Loja Virtual