03/03/2015

Adversário: saiba mais sobre a história do Emelec

Como diz o próprio site do clube, sua fundação “se deve a um homem visionário que com o passar dos anos se tornou um imortal”. George Lewis Capwell, um norte-americano que ocupava um cargo na superintendência da Empresa Eléctrica de Ecuador (EMELEC), desejava que os trabalhadores formassem um clube esportivo. Deste desejo e da assembleia do dia 28 de abril de 1929 nasceu o Club Sport Emelec, sediado na cidade de Guayaquil-EQU.

Porém, esta gênese tem um episódio ainda anterior. Em 1925 já havia um clube chamado Emelec que disputava os campeonatos da Unión Deportiva Comercial – foi inclusive campeão neste ano - criada em 1923. Esta equipe era formada por trabalhadores da Empresa Eléctrica apaixonados pelo futebol e que se reuniram para disputar campeonatos. No entanto não teve vida oficial, já que não foi registrado na Federación Deportiva de Guayas, nem possuía pessoa jurídica. Foi seguindo esta origem que o clube equatoriano foi oficialmente fundado em 1929.

Apesar de possuir títulos somente no âmbito nacional (onze campeonatos equatorianos e um campeonato equatoriano da segunda divisão), Los Eléctricos têm um vasto histórico de participações na Copa Bridgestone Libertadores. Esta será sua 24ª participação, sendo sua melhor campanha a do ano de 1995, quando chegou à fase semifinal.

O clube equatoriano manda seus jogos no Estádio George Capwell,em homenagem ao fundador do clube, inaugurado em 21 de outubro de 1945 ao receber uma partida de beisebol. Somente algum tempo depois o estádio recebeu uma partida de futebol. A cancha do Emelec passou por diversas reformas durante seus 70 anos de existência, ampliando sua capacidade e oferecendo uma melhor infraestrutura para seus torcedores.

Setor de Pesquisa Histórica
Cesar Caramês


Outras notícias
Loja Virtual