14/01/2015

Tecnologia: Inter faz controle de treinamento em tempo real

Por Felipe Silveira
Direto de Bento Gonçalves

Uma nova tecnologia está sendo utilizada pela primeira vez pelo Internacional em uma pré-temporada: trata-se do controle de treinamento em tempo real. A partir de um moderno software (GPSport), os fisiologistas do Clube podem acompanhar on-line o rendimento dos atletas no campo de treinamento. Informações como velocidade, arrancadas, equilíbrio das passadas, distância percorrida e batimentos cardíacos são fornecidas diretamente para um computador, que recebe os dados por meio do Sistema de Posicionamento Global (GPS).

Durante os trabalhos em Bento Gonçalves, os atletas têm vestido uma espécie de colete junto ao corpo, por baixo da camisa de treino. Nele, há um sensor que tem a capacidade de monitorar de forma individualizada o nível de esforço e de intensidade de cada jogador durante as atividades. Todas as informações chegam em tempo real para uma espécie de antena na base instalada à beira do gramado.

Fisiologistas Felipe Irala e Luiz Crescente observam em tempo real os índices de cada jogador

"Podemos avaliar na hora como está sendo o desempenho de cada atleta, bem como o desgaste que ele está sofrendo. Isso ajuda muito, pois podemos evitar sobrecargas. Por exemplo: como o treino de domingo foi muito intenso (em virtude do campo pesado provocado por uma forte chuva), a comissão técnica percebeu que a exigência havia sido muito grande e, confirmando com as informações fornecidas pelo sistema, modificou a programação do treinamento do dia seguinte", explica o médico fisiologista Luiz Crescente, que é auxiliado pelo fisiologista Felipe Irala na missão de monitorar os índices de rendimento do grupo colorado.

Bem adaptados ao equipamento, os jogadores até brincam com a nova realidade. "Agora não dá para enganar mais nada. Eles ficam sabendo de tudo, exatamente como está sendo o nosso desempenho no treino", constata o meia Alex.


Outras notícias
Loja Virtual