12/01/2015

Novo preparador de goleiros cresceu dentro do Inter


Daniel Pavan, 40 anos, assumiu a função no começo desta temporada (foto: Alexandre Lops)

Por Felipe Silveira
Direto de Bento Gonçalves

Ele ainda era um estudante de Educação Física quando entrou no Internacional, em 1995, para um estágio na escolinha de futebol. A partir de então, Daniel Pavan começou a trilhar um longo caminho como preparador de goleiros, passando por praticamente todas as equipes das categorias de base. Para se ter uma ideia, os atuais goleiros do grupo principal, Muriel, Alisson e Agenor, foram todos treinados por ele nas divisões inferiores, o que faz com que conheça muito bem as características de cada um. "Trabalhei por 15 anos nas categorias de base. Treinei o Muriel e o Agenor quando eles tinham 10, 12 anos. Nosso conhecimento é recíproco", conta o profissional.

Em 2010, Pavan teve uma experiência no Juventude, onde ficou até metade de 2011. Retornou ao Inter e, a partir de então, passou a trabalhar no elenco profissional como auxiliar na preparação dos goleiros. No final do ano passado, recebeu o convite para assumir a função de preparador efetivo. "É um desafio muito grande, mas que eu vinha buscando há muitos anos. Achei muito legal, pelo fato de valorizar alguém da casa. Não vai mudar muita coisa, pois já estou acostumado com eles e eles com minha metodologia de trabalho", avalia Pavan, hoje com 40 anos.

Profissional aposta na qualidade dos atuais goleiros do time principal

Neste tempo todo no Beira-Rio, histórias não faltam. O preparador lembra que em 2002, quando Clemer desembarcou em Porto Alegre como novo reforço do Colorado, o time e a comissão técnica estavam viajando. O goleiro precisava treinar, pois haveria jogo nos dias seguintes. Pavan, então, assumiu a função e comandou uma atividade no extinto campo suplementar A do Gigante. "Até hoje o Clemer fala que eu fui o primeiro treinador dele", revela.

Agora, o preparador tem a missão de manter o alto nível dos goleiros do Inter, notabilizado por revelar grandes jogadores na posição. "O Inter tem quatro goleiros de excelente nivel. Vai estar bem servido seja quem for a campo. Vamos trabalhar com foco para manter este nível", projeta.


Outras notícias
Loja Virtual