04/12/2005

MILHARES DE TORCEDORES FESTEJAM CAMPANHA NO BRASILEIRÃO

O Inter foi a campo em busca do Tetracampeonato com várias modificações na equipe. No gol, André substituiu Clemer, que não conseguiu se recuperar de lesão. A zaga foi formada por Bolívar e Vinícius, que entraram nas posições de Edinho, que passou ao meio-campo, e Ediglê, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O meio-campo foi formado por Edinho, substituindo Gavilán, também suspenso, Tinga, Fernandão e Ricardinho. No ataque, o colombiano Rentería começou ao lado de Rafael Sobis.


Torcida colorada lotou o espaço no Estádio Couto Pereira
Crédito/foto: André Ribeiro/ O Sul

Do outro lado, a equipe paranaense lutava por uma vitória que manteria as chances do time não ser rebaixado para a Segunda Divisão, dependendo ainda de resultados dos jogos do São Caetano e da Ponte Preta. Com todo este ambiente, o Estádio Couto Pereira ficou lotado. A torcida colorada marcou presença em grande número com quase 5 mil torcedores.
 
A partida começou da pior maneira possível para o Inter. Logo a 1min30seg, Élder Granja se enrolou com Ricardinho na área e o juiz marcou pênalti, alegando que o lateral colorado puxou a camisa do adversário. Na cobrança, aos 3min20seg, Alcimar cobrou no meio do gol e marcou 1 a 0 para o time da casa.
 
Em vantagem, o Coritiba tentou o segundo gol aos 7min30seg, quando Caio recebeu livre na pequena área e chutou para marcar. O juiz, porém, anulou o lance corretamente marcando impedimento claro do jogador. A primeira investida forte do Inter foi aos 11min. Jorge Wagner cobrou escanteio e Vinícius chutou em um zagueiro.
 
O Coritiba marcava com todos os jogadores atrás, não deixando espaços para o Inter. Aos 18min, o juiz Helvécio Zequetto cometeu um erro grave contra o Inter. O zagueiro Anderson acertou um soco em Rentería, mas a arbitragem preferiu não marcar a falta e não expulsar o jogador. Um absurdo.
 
Aos 20min30seg, Renaldo entrou na área e chutou, a bola enganou André e estava entrando no gol, mas Vinícius salvou quase sobre a linha. O Inter respondeu forte aos 23min, quando Rentería recebeu na área, matou a bola e chutou de primeira no poste. Em seguida, aos 23min55seg, Ricardinho, do Inter, passou por dois e chutou por cima.
 
Aos 25min, Jackson cruzou e Rodrigo Batata cabeceou com perigo ao lado do gol. Aos 28min40seg, o time colorado quase chegou ao empate com um chute forte de Élder Granja, que Douglas salvou com grande defesa. Aos 32min30seg, mais um erro do árbitro contra o Inter. Dessa vez, Fernandão foi deslocado quando subia para cabecear pelo zagueiro Reginaldo Nascimento.  Zequetto mais uma vez não deu nada.
 
Aos 36min40seg, Jorge Wagner cruzou e Fernandão cabeceou por cima. Aos 38min30seg, Caio cobrou falta, a bola bateu na barreira e saiu ao lado do gol. Nos últimos minutos, a pressão colorada aumentou, mas não conseguiu a conclusão.
 
Enquanto isso, o juiz mais uma vez errava contra o Inter. Aos 46min30seg, Rentería cruzou e a bola bateu na mão de Rodrigo Batata: novo pênalti não marcado. Aos 47min20seg, Jorge Wagner cobrou escanteio e Rentería foi derrubado por dois jogadores, mas Zequetto, pra variar, não marcou de novo.
 
Para a etapa final, o time colorado lutou em busca do empate, mas sofreu com a forte marcação do Coritiba. Aos 8min, Jorge Wagner cruzou e Sobis cabeceou para boa defesa de Douglas. Aos 12min, Ricardinho cruzou e Rodrigo Batata cabeceou com perigo ao lado. Aos 13min45seg, Jorge Wagner cruzou e Rentería concluiu de cabeça para fora.
 
O técnico Muricy Ramalho, na busca da virada, modificou a equipe aos 14min. Retirou Ricardinho e colocou Márcio Mossoró. Aos 14min40seg, Mossoró, em sua primeira jogada, chutou de fora da área para defesa do goleiro Douglas. Aos 15, Muricy mudou de novo: saiu Rentería e entrou Gustavo.
 
Aos 22min, Fernandão chutou de fora da área por cima. Aos 23min30seg, saiu Renaldo e entrou Tiago. Aos 29min55seg, Ricardinho, do Coritiba, recebeu na área e concluiu por cima. Aos 34min, saiu Alcimar para dar lugar a Humberto.
Aos 34min40seg, Tiago chutou e André defendeu. Aos 35min50seg, Jackson chutou de fora da ára por cima. O Inter quase chegou ao empate aos 41min, quando Granja cruzou e Gustavo cabeceou para defesa sensacional de Douglas.
 
Aos 42min40seg, Mossoró cruzou para Gustavo chutar e Douglas defender novamente. Aos 46min, o Goiás virou a partida em Goiânia, derrotando o Corinthians, ajudando o Inter, que, sem os jogos anulados, terminou o Brasileirão um ponto à frente.
 
 ?Dentro de campo, o Inter venceu o campeonato?, festejou o presidente Fernando Carvalho, depois da partida.
A torcida presente no Couto Pereira e gritou ?É campeão, é campeão!?. Os jogadores e os dirigentes se juntaram aos torcedores na comemoração.
 
?Eu acredito na Justiça. A CBF tem que acatar o que a justiça determinar?, avaliou o técnico Muricy Ramalho. ?Eu me considero campeão brasileiro. Dentro de campo, terminamos um ponto à frente do Corinthians?, disse o goleiro Clemer.
 
Coritiba (1): Douglas; Rodrigo Batata, Anderson, Reginaldo Nascimento e Ricardinho; Peruíbe, Capixaba, Jackson e Caio; Alcimar (Humberto) e Renaldo (Tiago). Técnico: Márcio Araújo.

Internacional (0): André; Élder Granja, Bolívar, Vinícius e Jorge Wagner; Edinho, Tinga, Fernandão e Ricardinho (Mossoró); Rentería (Gustavo) e Rafael Sobis. Técnico: Muricy Ramalho.

Gol: Alcimar (C), aos 3min20seg do primeiro tempo. Cartões amarelos: Reginaldo Nascimento (C), Tinga, Rentería (I). Público: 32.021. Arbitragem: Elvécio Zequetto (MS), auxiliado por Paulo César Pereira de Freitas (MS) e Alécio Aparecido Lezzo (MS). Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba.


Outras notícias
Loja Virtual