27/11/2005

TORCIDA COLORADA DEU SHOW À PARTE NO BEIRA-RIO

Muitos protestos devido aos escândalos de arbitragem e à anulação dos jogos marcaram a tarde de vitória do Inter

O maior espetáculo da Terra! Assim é o futebol, o principal esporte do mundo, e a paixão dos torcedores pelo seu clube do coração resulta em festas maravilhosas como a que foi vista neste domingo durante a vitória colorada sobre o Palmeiras, por 2 a 1, no Estádio Gigante da Beira-Rio.

Diante de um clássico decisivo do Brasileirão, com o Inter lutando pelo título do campeonato, a torcida colorada veio e lotou as arquibancadas do Beira-Rio. A torcida deu um show à parte, bateu o recorde de público em 2005 em casa e num coro de 50 mil vozes cantou os hinos gaúcho e do Inter, vibrou com os gols de Jorge Wagner e Rentería, protestou com faixas, cartazes, narizes de palhaço, de diversas formas, pacificamente, contra tudo que está prejudicando o clube no campeonato brasileiro.


Torcedor usa um nariz de palhaço para protestar

Muitos protestos de torcedores marcaram a tarde ensolarada no Beira-Rio. Alguns torcedores foram de preto, simbolizando luto pelas confusões que, inclusive, prejudicaram o Inter no campeonato brasileiro. Outros milhares de colorados foram às arquibancadas com narizes de palhaço e tantos outros com uma fita preta amarrada nos braços. Ocorreu verdadeiras demonstrações de apoio ao time que está lutando contra tudo e contra todos na busca pelo título. Numa faixa dizia ?Parabéns, Inter! O verdadeiro tetracampeão brasileiro! Contra tudo e contra todos!?. Fazendo alusão ao caso do ex-árbitro Edílson Pereira de Carvalho e toda confusão na qual culminou com a anulação dos jogos pelo STJD, bem como os erros de Márcio Resende de Freitas, outra faixa simbolizava a indignação às estas injustiças: ?Arbitragem corrupta! INTERfere o título colorado!?


Muitas faixas podiam ser vistas nas arquibancadas do Beira-Rio

Um protesto chamado Campanha da Moralidade também agitou a semana entre os torcedores. Um grupo de colorados e sócios do Inter iniciou na quarta-feira a divulgação da Campanha. Segundo os idealizadores do movimento, a tabela que vale é a do Brasileirão e não a do Zveitão. Ou seja, na classificação original, que não leva em consideração as partidas anuladas por Luiz Zveiter, presidente do STJD, o Inter estaria à frente do Corinthians por um ponto. Para os dois últimos jogos no campeonato, o manifesto pede que todos usem uma faixa preta no braço em sinal de luto. Também será providenciada uma taça que será entregue ao verdadeiro campeão, mesmo que seja o time paulista ao final da competição, desde que na pontuação com os resultados originais dos 11 confrontos apitados pelo ex-árbitro Edilson Pereira de Carvalho os paulistas ultrapassem os gaúchos. E por último, é feita a promessa de uma grande festa no retorno da delegação colorada de Curitiba, onde o Inter jogará a última rodada, e farão o pedido de que se borde a quarta estrela na camisa com contorno em preto. Quem quiser fazer pare deste movimento poderá entrar em contato com a organização através do e-mail [email protected].


Torcida mostrou comprometimento com o time

No entanto, o protesto que chamou mais a atenção teve uma enorme faixa estendida na arquibancada inferior do estádio com os dizeres ?SOS FIFA? e ainda com o endereço do site na internet construído para o movimento (http://www.sosfifa.org/). A campanha SOS FIFA surgiu no site de relacionamentos http://www.orkut.com/ , tendo partida de colorados indignados que interagem no site. Em apenas dois dias arrecadaram mais de mil reais através de doações que partiram de torcedores residentes em diversas partes do mundo, como Roma, na Itália, Los Angeles e Miami, nos Estados Unidos. Com a verba produziram um bandeirão, de 25m de largura x 9m de comprimento, que foi desfraldado durante o jogo. Os idealizadores, que querem chamar a atenção, principalmente, da entidade máxima do futebol no Planeta, antes da partida entregaram aos jornalistas uma carta da campanha SOS FIFA nas cabines de imprensa. ?Esperamos abrir os olhos do Brasil e do mundo para tudo o que está acontecendo neste campeonato e, quem sabe, a partir deste movimento que alguém tome alguma atitude e acabe com esta ?palhaçada?. Vamos deixar o pão e circo para os romanos?, afirmavam na carta.


Faixa gigantesca foi desfraldada na arquibancada

O apoio realmente foi incessante ao time do técnico Muricy Ramalho, tendo, inclusive, as esposas dos jogadores como adeptas. Elas organizaram uma campanha na qual vestiram camisetas estampando as fotos do marido de cada uma mais a frase ?Eu torço por você?. O Inter venceu, teve um décimo segundo jogador ? chamado ?torcida colorada? ? com sua voz ecoando dentro de campo, continua na luta e vai brigar até o último segundo pelo Tetra do Brasileirão.


Esposas dos jogadores também mostraram apoio ao time

Fotos: Daniel Boucinha


Outras notícias
Loja Virtual