05/04/2003

BEIRA-RIO COMPLETA 34 ANOS

Gigante da Beira-Rio foi fundado no dia 6 de abril de 1969.

   Há 34 atrás, era inaugurado o estádio Beira-Rio. Na tarde do dia 6 de abril de 1969, a partida inaugural entre Inter e Benfica deu início a uma nova era do Sport Club Internacional. A construção do Gigante da Beira-Rio, como passou a ser conhecido o estádio devido a sua imponência, representava o novo parâmetro do Inter: o de um clube grande e respeitado no cenário nacional.

   O projeto de construção era ousado: erguer um gigantesco estádio às margens do Rio Guaíba. As obras iniciaram em 1958, sob o comando do português José Pinheiro Borda, que mais tarde tornaria-se o nome oficial do estádio. O terreno de sete hectares doado pelo então vereador e dirigente colorado Ephraim Pinheiro Cabral começou a ser aterrado, e em 1959, as primeiras estacas do sonho colorado foram fincadas no solo úmido.

    O Beira-Rio incorporou na sua concepção arquitetônica detalhes de famosos estádios como o Azteca, no México, o San Siro, em Milão, e o Olímpico, em Tóquio. Com a ajuda da fiel torcida colorada, que doava tijolos, cimento e ferro para a obra, o Gigante, inicialmente projetado para receber aproximadamente 94.600 torcedores, começou a tomar forma.

     Sob a presidência de Carlos Stechman, o estádio foi inaugurado com a realização da antológica partida entre Inter e Benfica. O jogo foi vencido pelo Colorado por 2 a 1, com gols de Claudiomiro e Gilson Porto. Desde então, o Gigante da Beira-Rio tem sido o palco de grandes jogos da história do Internacional, e a cada nova partida, renova-se a mística do lendário estádio.


Outras notícias
Loja Virtual