20/12/2012

Meios de informação e memória colorada

O Inter reconta diariamente a sua história através de museu, livros, música, teatro, cinema, site, rádio, TV, jornal, revista e até dança

Por Aleco Mendes (matéria publicada na edição Nº 80 da Revista do Inter)

O Internacional mantém diversos canais e formas de comunicação com o mundo colorado. Mas vai muito além disso. Não bastasse informar o sócio e torcedor sobre as novidades do dia a dia do Clube, existe a preocupação de relembrar fatos que marcaram a história centenária do Inter e tornar público acontecimentos pouco conhecidos. Por exemplo, quem sabe quais foram os ídolos e craques do Internacional nos anos 10 e 20 do século passado? Desta forma, a Revista do Inter traz em todas as edições a seção Ídolos Eternos. E mais: você encontra na subseção Craques da seção Clube do site oficial colorado todas as matérias feitas com ídolos do passado para a Revista do Inter.

Revista do Inter é a publicação oficial do Clube

Se é Campeão de Tudo, todas as conquistas e glórias precisam ser relembradas, contadas e recontadas para que os quatro cantos do Planeta saibam da força do Internacional. Quem visita o estádio Beira-Rio pode fazer um passeio guiado pelo Museu do Inter, onde vai saber mais sobre cada título e taça levantada pelos campeões alvirrubros. Enquanto isso, na biblioteca colorada localizada no ginásio Gigantinho, várias obras literárias narram episódios marcantes, gols, jogadores e times vencedores. As músicas da banda Ataque Colorado, a peça de teatro e o desfile de escola de samba, que fizeram sucesso no ano do Centenário do Inter, o grupo de danças do DTG Lenço Colorado e os veículos de comunicação mantidos pelo Internacional também contam os mais de 103 anos do Clube.

Preservação da história

Museu

O Museu do Sport Club Internacional - Ruy Tedesco é um moderno espaço localizado ao lado da loja Inter Shop, no estádio Beira-Rio. Nos 1,2 mil metros quadrados de exposição, os colorados podem encontrar centenas de documentos históricos da gloriosa trajetória do Inter de 1909 até os dias atuais. São troféus, atas, flâmulas, fotos, vídeos, entrevistas, em um dos mais modernos museus de um clube de futebol da América Latina.


Museu do Inter é visita obrigatória para os colorados

Um dos setores mais interessantes é a reprodução de arquibancadas de madeira, nas quais o visitante pode sentar e conferir, em telões, vídeos com imagens e filmes. Próximo às arquibancadas, estátuas de Manga e Figueroa flutuam. Uma área com objetos de personagens fundamentais do Clube como Vicente Rao e Bodinho também chama a atenção de todos. Por meio dos objetos absolutamente originais, os colorados podem ver na sua frente um pouco da dimensão de homens que construíram a história.

Novidade

Uma exposição com ídolos recentes do Clube também foi inaugurada recentemente. Clique aqui para saber mais!

É possível saber mais sobre o Museu do Inter em www.internacional.com.br/museudointer ou twitter.com/museudointer.

Biblioteca

Ao lado do estádio está localizado o ginásio Gigantinho. O local, que já foi palco de grandes partidas de futsal e shows de artistas nacionais e internacionais, abriga a Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional (FECI). O setor é responsável pelo programa social Interagir, pela biblioteca e pelo departamento de esportes amadores e olímpicos do Inter. O ginásio também acolhe as instalações da Rádio e da TV Inter. O destaque da FECI é a biblioteca Zeferino Brazil, criada em 1929. Atualmente, ela conta com mais de 80 mil livros à disposição do público em geral, obtendo mais de 53 mil consultas anuais. Trata-se de um bom local para conhecer um pouco mais sobre a história colorada.

Biblioteca conta com mais de 80 mil livros

Grandes colorados nos anos 20 e 30 do século passado idealizavam um departamento que se integrasse à vida dos torcedores. Na década de 1930, os meios de comunicação mais presentes na vida dos brasileiros eram os jornais, revistas e livros. A FECI, a mais antiga das fundações ligadas a clubes de futebol do mundo, construiu seu patrimônio com a ajuda dos diversos segmentos do Clube do Povo e da maior torcida do Rio Grande. Essa história se comprova, já em 1929, quando foi criada a biblioteca do Internacional, por iniciativa de Saul Totta, para efetivar a tão sonhada integração da família alvirrubra. Em 1935 foi ampliada com a criação do departamento cultural do Clube.

Porém, no dia 22 de julho de 1976, por ato do então presidente Frederico Arnaldo Ballvé, o Departamento foi transformado oficialmente em fundação, passando a atuar como entidade autônoma, com estatuto próprio, regida pelas normas legais vigentes e supervisionada pelo Ministério Público. Após 36 anos de sua fundação, a FECI mantém a biblioteca por meio de doações. Para conhecer dezenas de obras literárias já lançadas sobre o Internacional, entre outros produtos licenciados pelo Clube, como CDs e DVDs, acesse www.internacional.com.br/cultura.

FECI - Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional
Endereço: Av. Padre Cacique, 891 - Bairro Menino Deus 
2º andar do Gigantinho
CEP.: 90.810-240 - PORTO ALEGRE - RS
Fone: (51) 3230-4671
E-mail: [email protected]
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


Outras notícias
Loja Virtual