17/12/2012

DTG Lenço Colorado celebrou 10 anos em 2012

Não é apenas de futebol que vive o Internacional. Cada vez mais o Clube do Povo se espalha pelo mundo em diversas frentes. Uma delas é o Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Lenço Colorado, que por meio do tradicionalismo, leva o Inter a plagas distantes. Neste ano, o braço gaudério do Colorado completou dez anos e foi homenageado na edição de número 78 da Revista do Inter. Leia a reportagem.

10 anos de tradicionalismo
Ao longo de 2012 o DTG Lenço Colorado representa o Inter em diversos eventos espalhados pelo Brasil

O Internacional também disponibiliza para o seu torcedor e sócio atrações culturais, que, divulgam o nome do Clube mundo afora. Da música até a sétima arte, as produções jamais esquecem de levar ao público um fator essencial: a paixão da torcida pelo seu time do coração. E o Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) do Sport Club Internacional Lenço 
Colorado é parte fundamental nesta história, exaltando o Inter através do tradicionalismo.

DTG completou 10 anos de divulgação do Inter e das tradições gaúchas

Além de mostrar a força alvirrubra nas mais distantes querências, valoriza as tradições gaúchas. No ano em que completa 10 anos de crescente sucesso, o DTG Lenço Colorado volta a participar da Semana Farroupilha, em Porto Alegre. A Campeira entra na disputa do laço no rodeio com o patrão Paulo Bellarmino e seus comandados. Além disso, a torcida colorada está convidada para visitar o piquete do DTG na fazendinha da Campeira 
no Acampamento Farroupilha, no Parque Harmonia, na capital gaúcha. Mas a turma do DTG Lenço Colorado não se resume somente ao trabalho do mês de setembro, cumpre atividades ao longo de todo o ano, participando de competições e até incentivando ações solidárias. Como é tradição do Campeão de Tudo, o DTG também sempre entra pra vencer, seja na Campeira ou na Artística, e já tem conquistas importantes que orgulham o Clube e a torcida colorada.

Coloradimos pela cultura gaúcha

Em busca da sexta final consecutiva no ENART, o grupo artístico já se prepara para a fase inter-regional, que é classificatória e vai ocorrer no próximo dia 29 de setembro, em Portão-RS. O Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART) é o maior evento promovido pelo MTG e reúne mais de 100 mil tradicionalistas e simpatizantes no mês de novembro, em Santa Cruz do Sul-RS, além de ser acompanhado por mais de 1 milhão de pessoas nas fases preliminares em todo o Estado.

Antes disso, no último dia 9 de julho, o DTG Lenço Colorado sagrou-se campeão da fase regional do ENART 2012, no Ginásio Tesourinha, em Porto Alegre. Entidades tradicionalistas de vários municípios que compõem a 1ª Região Tradicionalista participaram deste grandioso evento, classificando para a fase inter-regional os melhores grupos e artistas individuais em diversas modalidades para disputar mais uma vaga para a final do consagrado festival. Foi uma apresentação cheia de técnica e emoção, que levou o braço cultural do Sport Club Internacional ao título desta fase.

Além do grupo de danças que foi campeão do evento, também se classificaram para a próxima fase na categoria Intérprete Solista Vocal a prenda Giovanna Mottini, o peão Robson Haubold, mais o violeiro João Aquino. Na modalidade declamação, a prenda Kelly Rocha e o peão Jean Carlo Nyland também avançaram.

O primeiro troféu Enart

O DTG Lenço Colorado conquistou seu primeiro troféu no ENART de 2009. Na edição daquele ano, Robson Paines da Silveira, integrante do grupo tradicionalista do Internacional, foi o campeão da modalidade Intérprete Vocal. Robson disputou com mais de 40 cantores renomados de todo o Rio Grande do Sul e, mesmo inexperiente, conquistou o primeiro título do Lenço Colorado no ENART. “Sinto-me nas nuvens conquistando este troféu e defendendo a camisa colorada”, emocionou-se depois da vitória.

Em julho de 2008, o Lenço Colorado já havia participado do maior festival de dança do mundo. Após uma acirrada seleção com mais de 1,5 mil coreografias, o DTG Lenço Colorado, através de seu grupo adulto, esteve presente no 26º Festival Internacional de Joinville-SC, considerado um dos maiores do mundo. Grande viagem, muitos ganhos, muita 
experiência trocada com academias de dança de todo o Brasil. Assim, o DTG retornou da cidade e do festival de Joinville “com a satisfação de dever cumprido, uma menção honrosa pela colocação e muito mais experiência no que tange dança profissional”, segundo o coordenador Jefferson Bernardo.

DTG: Inter também campeão em rodeios

O ano de 2012 iniciou com vitória para o DTG Lenço Colorado, sagrando-se bicampeão do Rodeio de Canela. No mês de janeiro, o grupo adulto participou do Rodeio Nacional de Canela. A conquista foi o primeiro lugar na categoria Danças Tradicionais Adulto. Porém, mais tarde, em fevereiro, o Internacional também esteve bem representado em um dos maiores rodeios do Estado. A 29ª Edição do Rodeio Internacional de Vacaria sagrou a prenda Giovanna Jung Mottini como vice-campeã na modalidade Intérprete Solista Vocal - Categoria Juvenil. No mês seguinte, o grupo de danças do DTG Lenço Colorado conquistou mais um troféu. Competindo com vários grupos, dentre eles dois campeões do ENART, o DTG sagrou-se vice-campeão do Rodeio Internacional de Charqueadas.

A beleza das mulheres coloradas se faz presente também no tradicionalismo

1ª prenda da região
A jovem gaúcha Kelly Rocha, representante do DTG Lenço Colorado, conquistou o título de 1ª Prenda Regional na 43ª edição da Ciranda de Prendas. Em quatro anos, essa foi a segunda vitória do DTG na categoria. Para vencer, ela teve de passar por uma série de provas que envolviam 30 questões de cunho cultural e conhecimentos gerais, redação e 
apresentação artística. Considerada a vanguarda das 31 regiões tradicionalistas com mais de 130 entidades filiadas, a 1ª região também é a mais forte do Estado. Agora, Kelly se prepara para a disputa do concurso estadual, que será realizado na cidade de Santana do Livramento, em abril de 2013.

Peões e prendas
O DTG Lenço Colorado tem o seu grupo de prendas e peões que são os representantes colorados nas atividades 
culturais e lúdicas dos eventos tradicionalistas.

1ª Prenda: Kelly Pereira da Rocha 
2ª Prenda: Grazielle Lopes de Quadros 
1ª Prenda Juvenil: Giovanna Mottini 
1ª Prenda Mirim: Maria Carolina Gonçalves 
1ª Prenda Mini Mirim: Bibiana Moreira 
Bonequinhas: Izadora da Rocha Souza, Amanda Gonçalves e Paola Moraes 
1º Guri Farroupilha: Wander Azevedo

CD traz 12 canções do grupo

CD Uma Paixão Maragata

É um álbum dedicado aos amantes da música gaudéria, em especial aos colorados. A obra foi composta pelo Departamento de Tradições Gaúchas Lenço Colorado e traz 12 canções inéditas do grupo. À venda no site www.dtglencocolorado.com.br e na loja Coza Gaúcha, no shopping Total.

Presidente da Conmebol, Nicolás Leoz, se rendeu à dança gaúcha em 2010

DTG e o futebol colorado

Em um momento mais que especial, o DTG Lenço Colorado, representado pelo Grupo de Danças Adulto, participou da recepção à comitiva da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), antes da final da Libertadores 2010, entre Internacional e Chivas Guadalajara, no Beira-Rio. O evento ocorreu no Centro de Eventos do Gigante e o grupo 
apresentou uma bela amostra da cultura gaúcha, através de danças tradicionais como Chico Sapateado, Tatu de Castanholas, entre outras, culminando como ponto forte da apresentação o Chote Colorado, cuja letra representa o orgulho colorado com suas conquistas.

O artista Raul Quiroga homenageou os presentes com suas composições e encerrou seu show com uma valsa, convidando a todos os presentes que se integrassem com os peões e prendas do Lenço Colorado. Os convidados não se acanharam e até o presidente da Conmebol, Nicolás Leoz, dançou, fechando com chave de ouro a apresentação daquela grandiosa noite, que culminaria com o bicampeonato colorado da Libertadores da América.
1º Peão Farroupilha: Vanderlei Lanzarini Piás: Gustavo Naibert e Bernardo Naibert

Os novos gaúchos

Guiñazu: “Estou pronto para ser gaúcho”, comemorou o volante colorado sobre a possibilidade de ter dupla cidadania (argentina e brasileira), no último mês de agosto.
Fernandão: “Aprendi a gostar muito da cultura gaúcha, pois o gaúcho sabe cultivar as tradições, dá muito valor para as coisas da sua terra!”

Parabéns gaudério em homenagem aos 10 anos do DTG

“Parabéns, parabéns
Saúde e felicidade
Que tu colhas sempre todo dia
Paz e alegria na lavoura da amizade.

Que Deus velho te conceda
Com sua benevolência
Muitas, muitas campereadas
No potreiro da existência.

E unidos no mesmo afeto
Te abraçamos neste dia
E para seguir a festança
Repetimos com alegria:

Parabéns, ...”


Outras notícias
Loja Virtual