15/09/2012

Interagir festeja 5 anos


Bolo lembrou os cinco anos do projeto

O projeto Interagir comemorou no último dia 15 de setembro o seu quinto aniversário. O evento ocorreu no Gigantinho, reunindo aproximadamente 350 pessoas.

O Interagir atende atualmente mais de 200 crianças e adolescentes em vulnerabilidade e risco social das comunidades do seu entorno, oferecendo várias atividades no turno inverso ao da escola em ação continuada.


Crianças se divertiram em diversas brincadeiras

A criançada ocupou as arquibancadas do Gigantinho para festejar o aniversário do projeto. Crianças das mais diversas idades correndo de um lado para o outro com o sorriso estampado no rosto. 

Fundado através da Fundação de Educação e Cultura do Internacional (FECI), o Interagir iniciou suas atividades em 2007. Os primeiros projetos foram realizados no Parque Gigante com 60 crianças de 6 a 12 anos e 30 adolescentes de 13 a 16 anos, totalizando 5.000 horas de atendimento em 2007.


Diversão e alegria marcaram a tarde de festa

Atividades

O trabalho do projeto não para de crescer e contemplar pessoas. São 34 voluntários trabalhando em diversos espaços do Gigantinho e do Parque Gigante, com salas para prática de jiu-jitsu, taekwondo, artes, percussão, karatê, informática, música, apoio pedagógico, entre outras atividades.


Alunos de taekwondo fizeram performance no evento

Os alunos do taekwondo recebem aulas do professor voluntário Leo de Lima. Cinco jovens do projeto são lutadores da Seleção Gaúcha: Tainan Fraga, Vitória Lima, Derick Pereira, Vitor Tremarin e Vitória Lara. A escola de taekwondo completou três anos no Interagir. Os alunos foram os primeiros a se apresentar na quadra do Gigantinho.


Meninas realizaram apresentação de dança


Na sequencia, a escola de dança fez sua apresentação. Mais de dez meninas dançaram na quadra do Gigantinho. O trabalho é desenvolvido pela professora  voluntária de dança, Ândria Courtois.


A música fez parte das comemorações

Outra atividade de destaque é a escola de música do Interagir. Os alunos têm aulas diariamente de violão, percussão, teoria e percepção musical. Os professores de música Dirceu, Mimmo, Diego e Allan César foram os responsáveis pelas apresentações realizadas a festa. 

As crianças e adolescentes participantes do projeto ainda têm aulas de língua estrangeira (inglês). No último mês, eles receberam aula de um professor finlandês, que aprimorou a conversação dos alunos do Intermúsica.

O Interagir

O projeto tem como eixo central a inclusão social e o resgate da cidadania, além da aproximação de crianças e jovem com a prática de esportes. Estas ações demonstram os preceitos do Interagir em beneficiar a comunidade carente de Porto Alegre e da Região Metropolitana.

No seu discurso, o presidente da FECI, Cesardo Vignochi, agradeceu ao Internacional e lembrou que o projeto r precisa da ajuda de todos. “Gostaria de agradecer ao Sport Club Internacional por proporcionar a essas crianças e jovens algo melhor. Esse projeto só cresce com a ajuda de todos os colaboradores e da comunidade. Aos que nos ajudam sempre, meu muito obrigado”, disse.


Janice Cardoso, Luciano Davi, Cesardo Vignochi e Carlos Cardoso festejaram o projeto ao lado dos mascotes Saci e Escurinho

Após o discurso de Vignochi, todos foram convidados a cantar parabéns pelo aniversário do projeto. As crianças que estavam presentes na cerimônia correram em direção à quadra do Gigantinho para usar os brinquedos disponibilizados a elas.

O presidente do Clube, Giovanni Luigi, participou do lanche das crianças. O vice-presidente de futebol, Luciano Davi, e o diretor de administração, Carlos Cardoso, também participaram do evento organizado pela coordenadora geral dos projetos sociais e esportes amadores, Janice Cardoso, e pela coordenadora social do Interagir, Cristiane Sobrosa Souza.


Outras notícias
Loja Virtual